Recursos didáticos

O Camões, I.P. disponibiliza um conjunto de recursos didáticos para os professores de Língua Portuguesa, ou para os agentes que dinamizam o ensino da Cultura Portuguesa.

 

Técnicas de comunicação

Textos selecionados para criação de dossiers de materiais de apoio, para os docentes que desejem trabalhar nos domínios indicados, apresentados em diferentes graus de dificuldade para melhor adequação ao público.

 

Fichas práticas

Fichas dirigidas aos professores de Português Língua Estrangeira (PLE) com propostas de atividades pedagógicas para realização em sala de aula, para alunos com diferentes níveis de proficiência.

 

Transcritor de fala – LX-Transcriber

O LX-Transcriber é um serviço online para transcrição de fala, patrocinado pelo Camões, I.P. A partir um ficheiro de áudio com fala, o serviço produzirá uma transcrição dessa fala para texto.

Este serviço baseia-se numa ferramenta automática de processamento de fala e o seu desempenho é grandemente afetado pela qualidade do áudio fornecido. Nessa medida, a transcrição devolvida pode não estar totalmente correta. Porém, a taxa de acerto da ferramenta permite que esta forneça um serviço útil em vista da finalidade a que se destina, que é de produzir uma transcrição inicial que pode depois ser corrigida manualmente.

Este serviço foi desenvolvido e é mantido na Universidade de Lisboa pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural do Departamento de Informática.

O LX-Transcriber foi desenvolvido por João Silva sob a coordenação de António Branco, no NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural.

 

Classificador de textos – LX-Proficiência

O LX-Proficiência é um serviço online para análise quantitativa de diversas métricas linguísticas, patrocinado pelo Camões, I.P. Estas métricas visam ajudar na classificação de excertos de texto usados na aferição dos conhecimentos e competências necessários para a realização dos 5 exames apresentados no Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE). Estas métricas não se destinam a ser usadas em substituição das decisões que visam apoiar.

Este serviço baseia-se em ferramentas de processamento automático de texto. Nessa medida, os resultados que devolve podem nem sempre estar totalmente corretos. Porém, a sua elevada taxa de acerto permite que forneçam um serviço útil em vista da finalidade a que se destina.

Este serviço foi desenvolvido na Universidade de Lisboa pelo NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural do Departamento de Informática.

O LX-Proficiência foi desenvolvido por João Rodrigues, Francisco Costa e João Silva sob a coordenação de António Branco, no NLX-Grupo de Fala e Linguagem Natural.

Independentemente da versão mais recente desta ferramenta que usar, quando a mencionar, queira citar estas referências: