Bolsas Atribuídas por Governos/Instituições Estrangeiras a Cidadãos Portugueses 2017/2018

Bolsas de estudo para cidadãos portugueses no âmbito de programas de cooperação cultural bilateral entre Portugal e diversos países

 

1. Objetivos e características

No âmbito de programas de cooperação bilateral entre Portugal e diversos países está prevista a atribuição de bolsas de estudo a cidadãos portugueses que pretendam prosseguir os seus estudos num desses países.

A divulgação das bolsas a conceder, para cada ano letivo, é efetuada pelo Camões, I.P. junto das Universidades e através da sua página na Internet: www.instituto-camoes.pt, sempre que as Embaixadas dos respetivos países comunicam a atribuição das bolsas a concurso.

O Camões, I.P., quando solicitado, também procede à divulgação de bolsas atribuídas por instituições e/ou países com os quais não estão firmados acordos culturais, mas que promovem programas de bolsas, destinados a cidadãos estrangeiros, nomeadamente portugueses.

Consoante os casos, as bolsas destinam-se à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da língua e cultura de cada país e/ou à investigação em diversas áreas do conhecimento (estágio, pós-graduação, mestrado, doutoramento).

As bolsas têm a duração de 1 mês, no caso de se destinarem à frequência de Cursos de Verão, e até um máximo de 9/10 meses, quando se trata de trabalhos de investigação.

O pagamento das mensalidades é da responsabilidade do país que oferece a bolsa.

2. Constituição do processo

2.1. Os formulários e as instruções para a constituição dos processos estão disponíveis, consoante os casos, no Camões, I.P. ou nas Embaixadas dos países que oferecem as bolsas.

2.2. As candidaturas a bolsa de investigação devem, obrigatoriamente, ser acompanhadas dos seguintes documentos originais ou devidamente autenticados:

  • Formulário próprio, com fotografia, devidamente preenchido;
  • Certificado de habilitações;
  • Certificado de competência linguística, de acordo com a indicação de cada país;
  • Plano de trabalho devidamente estruturado (no caso da bolsa de investigação);
  • Cartas de recomendação de dois professores que acompanham o candidato (no caso do Curso de Verão, só é necessária a apresentação de uma carta);
  • Carta de aceitação da instituição onde irão decorrer os trabalhos de investigação;
  • Atestado médico (sempre que exigido pelas autoridades do país que atribui a bolsa.

2.3. Quando for caso disso, o processo poderá ser completado com documentação exigida pelas normas de candidatura definidas por cada país.

3. Os candidatos serão informados sobre o resultado das candidaturas à medida que as autoridades dos países, que concedem as bolsas, transmitam as suas decisões.

 

Bolsas em Todas as Áreas

 

Bolsas de Estudo México 2018

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (SRE), através da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), convida os estrangeiros interessados ​​em realizar estudos no México a participar das “Bolsas de Excelência de Programas Académicos do Governo do México para Estrangeiros 2018”.

Todas as informações necessárias encontram-se publicadas na secção de oferta para estrangeiros no seguinte portal: https://www.gob.mx/amexcid/acciones-y-programas/becas-para-extranjeros-29785

Para o ano de 2018, a oferta para Portugal, é de 4 bolsas e 1 prorrogação. As bolsas são unicamente para as áreas de conhecimento e instituições assinaladas na Convocatória 2018.

Os interessados deverão apresentar a sua candidatura à Embaixada do México, de acordo com os requisitos exigidos, até ao dia 28 de setembro.

Os resultados serão divulgados a partir de 29 de novembro de 2017 através da Embaixada do México.

 

Bolsas de Estudo Grécia 2017-2018

A Embaixada de República Helénica informa que a Fundação das Bolsas do Estado (I.K.Y.) vai oferecer 50 bolsas para realização de programas de pós-graduação, na Grécia, em Língua e Cultura de grego Moderno, para o ano académico 2017-2018, destinadas a cidadãos estrangeiros e descendentes de gregos.

Para esclarecimentos adicionais sobre o programa e o processo de apresentação das candidaturas é favor consultar o seguinte sítio web da fundação: www.iky.gr

Informa-se que as candidaturas deverão ser enviadas, até o dia 6 de setembro de 2017, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e os documentos originais que a acompanham deverão ser enviados para a Embaixada da Grécia em Lisboa.

 

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça 2018-2019

A Confederação Suíça aceita candidaturas ao programa de Bolsas de Excelência de 4 de agosto a 4 de novembro de 2017.

Todas as informações necessárias encontram-se acessíveis, a partir de 1 de agosto de 2017, no site:

https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/topics/swiss-education-area/scholarships-and-grants/swiss-qovernment-excellence-scholarships-for-foreiqn-scholars-an.html

Recomendações:

  • Os formulários de candidatura devem ser preenchidos no ecrã e impressos para constituir o dossiê de candidatura (os formulários manuscritos não serão aceites);
  • As candidaturas são entregues na Embaixada da Suíça até ao dia 4 de novembro de 2017 (contactos infra)
  • Apenas se podem candidatar os estudantes de nacionalidade portuguesa, mesmo que estejam a estudar/viver fora de Portugal;
  • Os estudantes de outras nacionalidades que estão a estudar/viver em Portugal não podem candidatar-se, mas devem contactar a Embaixada da Suíça no seu país de origem.

São necessários para a formalização da candidatura os seguintes documentos:

Para o ano académico 2018-2019, as bolsas a atribuir a cidadãos portugueses são:

- bolsas para estágios de pesquisa
- bolsas para doutoramento
- bolsas para pós-doutoramento

- bolsas artísticas

Para qualquer esclarecimento adicional:

Embaixada da Suíça em Portugal
Travessa do Jardim, 17

1350-185 Lisboa

Contacto: Marie Hélène Krafft Ferreira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone : 00351 213 944 099

 

Bolsas de Estudo Macau 2017/2018

A Fundação Macau encontra-se a aceitar candidaturas para a Bolsa de Estudo “Uma Faixa, Uma Rota” para o ano letivo 2017/2018

A criação da Bolsa de Estudo “Uma Faixa, Uma Rota” visa promover a internacionalização do ensino superior e o desenvolvimento diversificado de Macau e reforçar e estreitar as relações de amizade entre Macau e os respetivos países e regiões, nomeadamente com os Países de Língua Portuguesa e do Sudeste Asiático, de modo a incentivar o intercâmbio entre os estudantes e preparar quadros qualificados para a concretização conjunta da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.

O período de candidatura decorre entre 29 de maio e 12 de junho. A lista final dos bolseiros será divulgada até ao final do mês de julho.

Mais Informação

Para mais informações, queira consultar o website da Fundação Macau em: http://www.fmac.org.mo

 

Bolsas de Estudo Japão 2018-2020

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho) concede bolsas de estudo a licenciados portugueses para um curso de pós-graduação, mestrado ou doutoramento em universidades japonesas, para os anos académicos de 2018-2020.

Os candidatos deverão apresentar os formulários de inscrição, devidamente preenchidos e acompanhados da documentação requerida, à Embaixada do Japão, até ao dia 26 de junho de 2017, impreterivelmente (data de receção na Embaixada – não serão aceites candidaturas recebidas depois desta data).
 

REGULAMENTO DO PROGRAMA

FORMULÁRIOS DE CANDIDATURA

(números correspondentes ao ponto número 10 do Regulamento):

Para mais informações, os interessados deverão dirigir-se diretamente ao Sector Cultural da Embaixada do Japão em Portugal
Av. da Liberdade, n.º 245  - 6º andar -  1269-033 LISBOA
Tel: 21 311 05 60  |  Fax: 21 354 39 75  
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas e Estágios Remunerados Tailândia 2017

A International Hotel and Tourism Industry Management (I-TIM) está a divulgar programas de bolsas e estágios remunerados. Esta é uma instituição internacional de hotelaria pioneira no ensino de cursos em inglês na Tailândia, estando certificada com nível de excelência pelo Gabinete do Ensino Privado tailandês.

O prazo de candidaturas para o programa de estudo de 9 meses e oferta da bolsa total para candidatos admitidos encontram-se abertos para duas áreas de especialização: Serviço de Receção Hotelaria e Serviço de Mesa e Bar.

Os candidatos portugueses interessados poderão submeter a candidatura até 31 de maio. Após esse prazo, os candidatos selecionados serão entrevistados via Skype.

Para mais informações o programa e o processo de apresentação das candidaturas consulte o seguinte link: https://goo.gl/FpGJuQ

 

Bolsas de Estudo Japão 2017

A Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS) oferece programas de bolsas a investigadores estrangeiros que têm um excelente histórico de realizações de pesquisas para conduzir pesquisas colaborativas, discussões e trocas de opinião com investigadores no Japão. Estes programas destinam-se a ajudar a avançar as atividades de investigação dos investigadores no estrangeiro, promovendo a ciência e a internacionalização no Japão.

Para mais informações o programa e o processo de apresentação das candidaturas consulte o seguinte linkhttp://www.jsps.go.jp/english/e-inv_researchers/index.html

 

Bolsas de Estudo Roménia 2017

No âmbito do Programa de Cooperação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da Roménia nas Áreas da Língua, Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cultura, Desporto, Juventude, Comunicação Social e Turismo é disponibilizado os elementos que regulamentam a aceitação dos bolseiros para o ano universitário 2017-2018.

Para o pedido de bolsa de estudo na Roménia, junto com as informações referentes às condições de elegibilidade para a obtenção das bolsas, bem como os requisitos para os dossiers de candidatura, consoante o nível de estudo, encontra-se disponível no formulário em anexo.

As bolsas concedidas para os cidadãos portugueses são: 20 meses de bolsas destinadas a estudantes, para estudos parciais; e 20 meses de bolsas para estágios de especialização, destinadas a estudantes de doutoramento e pessoal docente. Os meses das bolsas poderão se divididos em períodos mais curtos, de 3 a 10 meses.

Para mais informações contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P. ao cuidado da Dra. Vera Palma até 26 de maio de 2017.

 

Bolsas de Estudo Grécia 2017

A Embaixada de República Helénica informa que se encontram disponíveis as candidaturas e material informativo relativamente ao “Epidaurus Lyceum”, um projeto do Festival de Atenas & Epidaurus, em colaboração com o Departamento de Estudos de Teatro da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Pelopennese.

Este Curso Internacional de Verão sobre Teatro da Grécia Antiga terá lugar entre os dias 4 a 19 de julho de 2017, em Epidaurus.

Informa-se que o prazo de entrega das candidaturas termina no próximo dia 15 de abril de 2017.

Para esclarecimentos adicionais sobre o programa e o processo de apresentação das candidaturas é favor consultar o seguinte sítio web: http://greekfestival.gr/gr/epidaurus_lyceum e/ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas de Estudo Bulgária 2017

No âmbito do Acordo Cultural entre a República da Bulgária e a República Portuguesa, são disponibilizados os formulários para a participação de estudantes e especialistas portugueses nos Seminários anuais de Verão de Língua e Cultura Búlgara:

- 1 Bolsa para o Seminário de Verão da Universidade de Sófia S. Clemente de Okhrida (http://slav.uni-sofia.bg/index.php/summer-seminar/285-seminar), que se realizará de 17 de julho a 06 de agosto de 2017

- 1 Bolsa para o Seminário de Verão da Universidade Veliko Tarnovo Santos Irmãos Cirilo e Metódio (http://www.uni-vt.bg/eng/pages/?page=850&zid=144), que se realizará de 17 de julho a 06 de agosto de 2017

A República Búlgara assegurará aos participantes os encargos com o alojamento e alimentação, assim como o programa de estudos e o programa cultural. Os encargos com as deslocações até ao local da realização dos seminários estarão a cargo dos participantes.

Formulários:

Universidade de Sófia

Universidade de Veliko Tarnovo

As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 12 de maio de 2017.

 

Bolsas de Estudo Eslováquia 2017

A República Eslovaca oferece 2 bolsas de estudo para a participação no 53º Seminário de Língua e Cultura EslovacaStudia Academica Slovaca(SAS), que decorrerá de 06 a 26 de agosto de 2017, organizado pela Faculdade de Filosofia da Universidade Comenius, em Bratislava.

A Embaixada da República Eslovaca entrará diretamente em contacto com os candidatos escolhidos, tendo em vista a atribuição dos códigos correspondentes a Portugal.

Os candidatos interessados deverão constituir processo com os seguintes elementos:

  • Curriculum vitae
  • 1 Carta de motivação
  • 1 Fotografia

As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço eletrónico:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.até ao dia 7 de abril de 2017.

 

Bolsas de Estudo Letónia 2017/2018

No âmbito do Acordo entre a República Portuguesa e a República da Letónia sobre Cooperação nos domínios da Educação, da Cultura e da Ciência e da Tecnologia, a Latvian State Education Development Agency (SEDA) oferece bolsas de estudo a estudantes e académicos portugueses na Letónia para o ano letivo de 2017/2018.

As informações sobre a candidatura às Bolsas de Estudo encontram-se disponíveis no site da SEDA em: http://www.viaa.gov.lv/eng/scholarships.

A informação a disponibilizar sobre os cursos de verão estará disponível no final de fevereiro de 2017.

O período de candidatura tem início no dia 1 de fevereiro e termina no dia 1 de abril de 2017 para os candidatos as bolsas de estudo, e dia 4 de maio de 2017 para as bolsas destinadas aos cursos de verão.

 

Bolsas de Estudo do Governo Chinês para 2017/2018

No âmbito do Programa de Execução de Intercâmbio Educacional entre China e Portugal, o Governo Chinês tem previsto para o ano letivo 2017/2018 a atribuição de 6 bolsas de estudo destinadas a cursos livres, gerais ou avançados em todas as áreas. Terão a duração de 11 meses e será dada prioridade aos candidatos que desejem melhorar o seu nível de chinês e aprofundar conhecimentos sobre a cultura chinesa/estudos chineses.

As candidaturas ao presente programa deverão ser entregues no Camões, I.P. até ao dia 8 de março de 2017 (inclusive). Poderá consultar aqui o guia de candidatura e ali encontrar informação adicional.

Para além do programa bilateral, existem outros programas de bolsas para estudantes portugueses. A informação está reunida no portal do Conselho das Bolsas de Estudo da China (www.csc.edu.cn/laihua) e da Embaixada da República Popular da China (http://pt.china-embassy.org/chn/).

Para outras informações contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas de Estudo do Governo Chinês para 2016/2017 – Programa Bilateral Nacional

 

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça 2017/2018

A Confederação Suíça aceita candidaturas ao programa de bolsas em epígrafe de 4 de agosto a 4 de novembro de 2016. Todas as informações estão disponíveis em: https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/topics/swiss-education-area/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html

Recomendações:

  • Os formulários de candidatura devem ser preenchidos no ecrã e impressos para constituir o dossiê de candidatura (os formulários manuscritos não serão aceites);
  • As candidaturas são entregues no Camões, I.P., na Divisão de Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro (Dra. Vera Palma);
  • Apenas se podem candidatar os estudantes de nacionalidade portuguesa, mesmo que estejam a estudar/viver fora de Portugal;
  • Os estudantes de outras nacionalidades que estão a estudar/viver em Portugal não podem candidatar-se, mas devem contactar a Embaixada da Suíça no seu país de origem. 

São necessários para a formalização da candidatura os seguintes documentos:

Para qualquer esclarecimento adicional: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça para o ano letivo 2016-2017

A Confederação Suíça oferece Bolsas a estudantes de nacionalidade portuguesa, que residam em Portugal ou se encontrem neste momento estudar/residir fora de Portugal. Os estudantes de outras nacionalidades que se encontram a estudar/residir em Portugal não se podem candidatar em Portugal, tendo de o fazer junto da Embaixada da Suíça, no seu país de origem.

As bolsas que poderão ser atribuídas a cidadãos portugueses para o ano letivo 2016-2017 são:

  • bolsas para estágios de pesquisa
  • bolsas para doutoramento
  • bolsas para pós-doutoramento
  • bolsas artísticas

O formulário de candidatura deve ser obrigatoriamente preenchido no Application Form, em formato PDF, impresso e posteriormente enviado para o Camões, I.P., que rececionará as candidaturas.

Todas as informações necessárias, estarão acessíveis a partir de 1 de agosto no site: http://www.sbfi.admin.ch/scholarships_FR

Período de candidatura: 4 de agosto a 4 de novembro de 2015

Documentação para os candidatos:

 

Bolsas de Estudo

 

BÉLGICA

 

Bolsas 2017

A Comunidade Francófona da Bélgica oferece 1 bolsa a cidadãos portugueses para o verão de 2017:

- 1 bolsa para frequência dos cursos lecionados naUniversité de Liège, destinada a (futuros) professores de francês língua estrangeira (ver ficha de identificação n.º 4)

Para mais informações:

Camões, I.P. (Bolsas de Língua e Cultura)
Tel: +351 21 310 91 95
E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Universidade de Liège:
Tel: 00.32.(0)4.366.57.59
E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
WBI:
Tel: 00.32.(0)2.421.82.42
E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ficha de Identificação N.º 4

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P. ao cuidado da Dra. Vera Palma até 03 de abril de 2017.

 

Bolsas 2016

A Comunidade Francófona da Bélgica oferece 2 bolsas a cidadãos portugueses para o Verão de 2016:

- 1 bolsa para frequência dos cursos lecionados na Université Catholique de Louvain-la-Neuve, destinada a (futuros) professores de francês língua estrangeira (ver ficha de identificação n.º 2)

- 1 bolsa para frequência dos cursos lecionados na Université de Liège, destinada a (futuros) professores de francês língua estrangeira (ver ficha de identificação n.º 4)

 

Para mais informações: 

Universidade Católica de Bruxelas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Universidade de Liège: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

WBI: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

Documento 1 ; Documento 2 ; Documento 3 ; Documento 4

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P. ao cuidado de Vera Palma até 28 de março de 2016

 

BULGÁRIA

No âmbito do Acordo Cultural entre a República da Bulgária e a Republica Portuguesa, são disponibilizados os formulários para a participação de estudantes e especialistas portugueses nos Seminários anuais de Verão de Língua e Cultura Búlgara, como segue:

1 Vaga para o Seminário de Verão da Universidade de Sófia S. Clemente de Okhrida, que se realizará de 10 a 30 de julho de 2016;

Informação sobre o Seminário

 1 Vaga para o Seminário de Verão da Universidade Veliko Tarnovo Santos Irmãos Cirilo e Metódico, que se realizará de 18 de julho a 07 de agosto de 2016;

Informação sobre o Seminário

 A Parte búlgara responsabiliza-se pelos encargos com a alimentação, alojamento e programa cultural e educativo. As viagens estarão a cargo dos participantes. 

A documentação necessária para a apresentação de candidaturas encontra-se disponível nas páginas das instituições supra indicadas.

Formulário Universidade de Sófia

Formulário Veliko Tarnovo

 

Os candidatos deverão preencher e enviar os formulários para: 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 A data limite de receção dos formulários e outra documentação é 20 de maio de 2016.

 

COREIA DO SUL

A Embaixada da República da Coreia em Portugal solicitou ao Camões, I.P. a seleção de três candidaturas para o Programa de Bolsas de Estudo da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), para a frequência de licenciaturas de quatro anos.

Os interessados deverão formalizar a sua candidatura até ao dia 30 de setembro de 2016 junto da Divisão de Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro (Dra. Vera Palma ou Dr. Sérgio de Almeida). A instrução do processo deverá compreender o formulário de candidatura e a documentação descrita na check-list que se encontra em anexo.

HUFS International Diplomatic Scholarship

Application Checklist

Website: http://international.hufs.ac.kr

 

ESLOVÁQUIA

A República Eslovaca oferece 2 bolsas de estudo para a participação no 52º Seminário de Língua e Cultura Eslovaca “Studia Academica Slovaca” que decorrerá de 31 de julho até 20 de agosto de 2016 na faculdade de Filosofia da Universidade Comenius, em Bratislava.

Os candidatos interessados deverão constituir processo com os seguintes elementos:

  • Curriculum vitae
  • Carta de motivação
  • 1 fotografia

As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 31 de março de 2016.

 

Estados Unidos da América

Bolsas Fulbright para Mestrado e Doutoramento 2018/2019

Concurso aberto até 31 de março de 2017

As bolsas destinam-se à frequência em regime presencial e a tempo inteiro de programas de mestrado ou doutoramento em universidades acreditadas nos EUA. São atribuídas antes de os candidatos iniciarem o processo de admissão a esses programas.

Áreas de estudo:

As bolsas destinam-se a todas as áreas de estudo. No entanto, as bolsas não poderão apoiar a frequência de programas de estudo que sejam conjugados com prática médica.

Requisitos:

Aos candidatos à Bolsa de Doutoramento é exigido:

Licenciatura já concluída no momento da candidatura à bolsa. O grau de licenciatura deverá corresponder a um programa de estudos com a duração de quatro ou mais anos ou, caso a licenciatura tenha tido três anos de duração, os candidatos deverão ter concluído um ano suplementar de estudos superiores ao nível do mestrado ou da pós-graduação.

Aos candidatos à Bolsa de Mestrado é exigido:

Licenciatura concluída até ao final de julho de 2017. Caso o candidato não tenha ainda terminado a licenciatura quando se candidata à bolsa e a sua candidatura seja recomendada para seleção, a mesma só será efetiva se o candidato comprovar ter terminado a licenciatura até ao final de julho de 2017.

A todos os candidatos é exigido:

  1. Média de licenciatura igual ou superior a 14 valores (condição  preferencial).
  2. Excelentes conhecimentos de inglês, aferidos através da apresentação do resultado do exame TOEFL iBT igual ou superior a 100 pontos, ou do resultado do exame IELTS igual ou superior a 7.5 pontos. Os exames deverão ter sido realizados há menos de 5 anos.

Processo de seleção:

- Revisão geral de todas as candidaturas recebidas e documentos anexos;
- Avaliação curricular e análise preliminar da descrição dos objetivos de estudo e do texto pessoal de motivação;

- Entrevista.

Benefícios:

- Financiamento até ao máximo de USD $25,000 (vinte e cinco mil dólares) para o 1º ano de estudos. Possibilidade de financiamento adicional no segundo ano (mestrado e doutoramento) e no terceiro ano (doutoramento), que não poderá ultrapassar os 6.000 dólares americanos por ano.

- Organização e administração dos processos de candidatura às universidades americanas, incluindo a avaliação oficial de credenciais académicas e a candidatura à ajuda financeira das universidades.

- Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.

- Emissão dos documentos necessários ao visto J-1.

- Isenção do pagamento do visto.

- Orientação antes da partida para os EUA.

- Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Institute of  International Education

- Oportunidades de participação em seminários e outras atividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.

- Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright.

Condições de elegibilidade:

Só são considerados elegíveis os candidatos que:

- Possuam nacionalidade portuguesa.

- Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright.

- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.

- Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.

- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.

- Não possuam visto para os EUA válido entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.

 

O período de candidatura tem início no dia 1 de fevereiro e termina no dia 31 de março de 2017.

As candidaturas são submetidas online através do formulário disponível na página da bolsa: http://www.fulbright.pt/articles/bolsa-fulbright-para-mestrado-e-doutoramento/bolsa-fulbright-para-mestrado-e-doutoramento-

Além do formulário de candidatura preenchido em inglês e submetido online até às 23h59 (hora de Lisboa) do último dia do prazo, uma candidatura completa é constituída pelos seguintes elementos:

  1. Signature Form - formulário de assinatura comprovativo da veracidade dos dados submetidos online.
  2. Três cartas de recomendação (Letters of Reference).
  3. Information Concerning Foreign Student Academic Records.
  4. Cópia do diploma ou certidão comprovativos da conclusão de cada grau académico obtido e respetiva tradução para inglês que pode ser feita pelo candidato.
  5. Suplemento ao diploma ou certificado de notas por disciplina relativos à Licenciatura.
  6. No caso de ser apresentado o certificado de notas por disciplina em vez do suplemento ao diploma, é necessária a respetiva tradução para inglês, que pode ser feita pelo candidato.
  7. Deve ser apresentado também, se for possível, o percentil ou ranking da licenciatura (documento em que a média final do candidato é comparada com as médias finais obtidas pelos outros estudantes que terminaram o mesmo curso no mesmo ano) e respetiva tradução para inglês que pode ser feita pelo candidato.
  8. Resultado do exame TOEFL iBT ou do exame IELTS.
  9. cópia do Regulamento da bolsa assinado e rubricado pelo candidato.
  10. Os candidatos poderão ainda submeter cópias de trabalhos, artigos, livros, prémios, portfolios ou outros documentos que considerem relevantes.

Os candidatos à Bolsa de Mestrado que não tenham ainda terminado a licenciatura deverão submeter certificados de notas das disciplinas que já completaram e deverão entregar os documentos referidos nas alíneas d) e e) até ao final de julho de 2017.

Só serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura. Os candidatos deverão usar a check-list disponível para download abaixo.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento e das Instruções de Candidatura da bolsa, disponíveis para download na página da bolsa, a cujas disposições todos os candidatos se encontram vinculados.

Todos os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Só serão consideradas as candidaturas que se encontrem completas dentro do prazo de candidatura. Os candidatos deverão usar a check-list disponível na página da bolsa.

Está disponível um webinário sobre a candidatura à bolsa: https://youtu.be/d8HhUY26yXY

 

ITÁLIA

Informam-se todos os interessados que se encontram disponíveis as versões italiana, portuguesa e inglesa do Regulamento de Bolsas de Estudo atribuídas a cidadãos portugueses para o ano letivo 2016-2017.

Chamamos a atenção que existem algumas diferenças nos textos em italiano e inglês em relação ao texto em português que foi adequado à realidade portuguesa, aconselhando-se portanto os candidatos a orientarem-se pelo texto em português.

Os candidatos portugueses às bolsas de estudo concorrerão conjuntamente no chamado “Pool Europa” de que fazem parte 29 países.

A seleção dos bolseiros é feita diretamente pela DGSP – Direzione Generale Sistema Paese (Direção-Geral Sistema País) do referido Ministério.

Para informações completas os candidatos poderão consultar:

As candidaturas deverão ser efetuadas on line diretamente pelos candidatos até  à meia-noite (hora italiana) do dia 15 de abril de 2016 preenchendo um formulário interativo, depois de previamente se ter registado no site web do MAECI – Ministero degli Affari Esteri e Cooperazione Internazionale (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional).

Os candidatos, depois de selecionados, deverão dirigir-se aos nossos serviços, Instituto Italiano de Cultura, Rua do Salitre, 146 – Lisboa, para apresentação da documentação necessária.

Tel: 21 3884172 

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
JAPÃO

Japão – National Graduate Institute for Policy Studies –(GRIPS) Programa de Bolsas

O National Graduate Institute for Policy Studies oferece bolsas de estudos para o programa de formação Master´s e Ph.D “GRIPS Global Governance Program (G-Cube).

O Programa terá início em outubro de 2017 e terá a duração de 5 anos, havendo a possibilidade de terminar em 3 anos 

Os interessados deverão formalizar a candidatura até ao dia 11 de novembro de 2016 através da própria instituição.

Informação adicional em: http://www.grips.ac.jp/g-cube/en

 
MÉXICO

Bolsas oferecidas pelo Governo do México no âmbito dos Programas Especiais do Governo do México para Estrangeiros.

A convocatória encontra-se publicitada neste portal e estará disponível até 15 de setembro de 2016.

A candidatura deverá ser realizada eletronicamente através do Sistema de Gestão de Cooperação Académica (SIGCA) até às 23h59 do dia 15 de setembro (hora da Cidade do México).

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P. e deverão respeitar os seguintes requisitos Requisitos

Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros 2017

O Governo do México atribuirá, tal como em anos anteriores, bolsas de excelência para cidadãos estrangeiros. Para informações complementares sugere-se a consulta da Página Eletrónica da Embaixada

As bolsas são unicamente para as áreas de conhecimento e instituições assinaladas na Convocatória 2017.

Lista de candidatos admitidos no programa de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros 2016

Não são consideradas candidaturas que não cumpram todos os requisitos estabelecidos na presente convocatória.

A postulación oficial (carta de postulação) é assegurada pelo Camões, I.P. aquando da entrega da candidatura. Os resultados serão publicitados a partir do 22 de novembro, pela Embaixada do México em Portugal.

 

REPÚBLICA CHECA

Bolsas de Estudo do Governo da República Checa para estudantes portugueses

O Governo da República Checa, no âmbito do Acordo Cultural entre o Governo da República Checa e o Governo da república Portuguesa, atribui as seguintes bolsas para estudantes portugueses:

  • 3 bolsas para a frequência dos cursos de língua e cultura checas na Escola de Verão de Estudos Eslavos, a serem realizados na República Checa no verão de 2017 que incluem as despesas de inscrição, alimentação e alojamento e, ainda, excursões que fazem parte integrante do curso. Os formulários de inscrição e as indicações práticas relativas à candidatura encontram-se disponíveis em: http://www.msmt.cz/eu-and-international-affairs/summer-schools-of-slavonic-studies
  • 2 bolsas para estudo nas escolas públicas checas com a duração máxima de 10 meses cada que podem ser divididas entre vários candidatos em estadias de, pelo menos, dois meses. Os formulários de inscrição e as indicações práticas relativamente às candidaturas para estas bolsas encontram-se disponíveis em: http://www.msmt.cz/eu-and-international-affairs/scholarships-for-the-academic-year-2017-2018

A receção de candidaturas deverá ser feita, exclusivamente, para o seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 3 de março de 2017. Para qualquer esclarecimento, deverá ser utilizado o endereço eletrónico já mencionado

O Governo da República Checa concede para o próximo ano letivo 2016/2017 2 bolsas para estudo nas escolas superiores públicas checas com a duração máxima total de 20 meses.

Os formulários de inscrição, condições da bolsa e algumas informações práticas podem ser acedidas pelos candidatos em: República Checa - bolsas anuais 2016/2017 

Critérios para atribuição das bolsas:

• ter nacionalidade portuguesa;
• ter proficiência na língua checa;
• não usufruto anterior de bolsas do(s) programa(s) a concurso;
• entrega dos documentos dentro do prazo de candidatura. 

 

Bolsas Curso de Verão

O Governo da República Checa atribui 3 bolsas, com a duração de 1 mês, para a frequência dos cursos da Escola de Verão de Estudos Eslavos, a serem realizados no verão de 2016:

2 Bolsas destinam-se à Universidade Carolina de Praga

1 Bolsa destina-se à Universidade Masaryk em Brno 

Documentação

Doc1  ; Doc2 ; Doc3 ; Doc4 ; Doc5

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P. até 23 de março de 2016.

Para outras informações, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Bolsas Curso de Verão

As candidaturas deverão ser entregues no Camões, I.P.  até 15 de março  de 2016

Para outras informações, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.