Perguntas frequentes

Qual o prazo de apresentação da candidatura?

O processo de apresentação das candidaturas inicia-se, através do preenchimento dos respetivos formulários constantes no sítio do Camões, IP, no mês de março de cada ano.

Quais os Programas de Bolsas do Camões, I.P.?

  • Programa para frequência de Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas
  • Programa para frequência de Cursos Anuais de Língua e Cultura Portuguesas
  • Programa Fernão Mendes Pinto
  • Programa de Investigação
  • Programa Pessoa
  • Programa Vieira

Quais os objetivos dos Programas de Bolsas do Camões, I.P.?

Os programas de Bolsas do Camões, IP, destinam-se a apoiar e a promover:

  • o estudo e a investigação na área da língua e da cultura portuguesas;
  • a formação científica e profissional na área do ensino de Português, Língua não Materna;
  • a formação ou o aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências.

A quem se destinam as bolsas concedidas pelo Camões, I.P.?

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa de bolsas para frequência de Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., destinam-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As candidaturas devem ser propostas pelos respetivos professores de Português, no âmbito de protocolos de cooperação firmados com o Camões, I.P., nos quais esteja previsto, especificamente, o número de bolsas a conceder.  

As bolsas concedidas ao abrigo do Programa para frequência de Cursos Anuais de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., destinam-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.

As bolsas concedidas, ao abrigo do Programa Fernão Mendes Pinto, destinam-se a licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P. em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P.

As bolsas concedidas, ao abrigo do Programa de Investigação, destinam-se a professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas.

As bolsas concedidas, ao abrigo do Programa Pessoa, destinam-se a responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas.

As bolsas concedidas, ao abrigo do Programa Vieira, destinam-se a licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro, envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências.

Como posso efetuar candidatura aos Programas de Bolsas do Camões, I.P.?

A candidatura aos Programas de Bolsas do Camões, I.P., consta de duas fases:

  • 1ª Fase (Pré-candidatura) - durante o período de pré-candidatura, os interessados deverão preencher corretamente os respetivos formulários disponíveis em linha;
  • 2ª Fase (Candidatura) - aos candidatos selecionados na sequência desta primeira triagem, será solicitada, para decisão final, via correio eletrónico, o envio da documentação necessária à constituição do processo.

Qual a oferta de bolsas para cidadãos portugueses?

Excluindo as situações específicas previstas no Regulamento do Programa de Bolsas do Camões, IP, este Instituto não concede bolsas a cidadãos nacionais.

No âmbito de programas de cooperação bilateral entre Portugal e diversos países,  está prevista a atribuição de bolsas de estudo, por parte desses países, a cidadãos portugueses, que pretendam prosseguir lá os seus estudos.

Nestes termos, como organismo que integra o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Camões, IP, sempre que solicitado por organismos e/ou governos estrangeiros que concedem bolsas a cidadãos portugueses para aprendizagem ou aperfeiçoamento de língua e/ou investigação em diversas áreas do conhecimento em instituições de ensino superior dos respetivos países, procede à divulgação desta informação junto das universidades portuguesas e no sítio do Camões, IP.

Quais as áreas do conhecimento abrangidas pelas bolsas para cidadãos portugueses?

Consoante os casos, as bolsas destinam-se à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da língua e cultura de cada país e/ou à investigação em diversas áreas do conhecimento (estágio, pós-graduação, mestrado, doutoramento).

Para informações mais detalhadas, nomeadamente sobre os documentos habitualmente solicitados para a constituição do processo (sem prejuízo de outros que venham a ser pedidos), aconselhamos a consulta da informação disponível aqui.

Qual o prazo para concorrer a bolsas para cidadãos portugueses?

O prazo de candidatura difere de país para país. Os interessados deverão contactar o Camões, IP, por telefone, correio eletrónico ou pessoalmente para saberem se o país para onde pretendem concorrer  já procedeu à oferta de bolsas.

Outra alternativa é a consulta regular das bolsas para cidadãos portugueses uma vez que a informação é atualizada à medida que somos solicitados pelos diversos países.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.