Programa da União Europeia de Apoio às Alterações Climáticas (UE-PAAC) em Timor-Leste

Timor-Leste

Setor: Ambiente

Parceiros: Camões, I.P., Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste

Orçamento/duração: EUR 2 milhões do 10º FED / 60 meses

Objetivo da intervenção

Aumentar a capacidade das populações de distritos timorenses mais vulneráveis, para lidarem com os efeitos das alterações climáticas, através da gestão sustentável dos recursos naturais e da utilização de mecanismos de desenvolvimento local, à sua disposição, num processo participativo e inclusivo.

O projeto propõe-se intervir junto de um universo de cerca de 200 famílias timorenses, mas também junto de entidades oficiais como o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste.

Até ao momento foram dados importantes passos na recuperação das condições ambientais ou na melhoria da fiabilidade dos instrumentos de monitorização meteorológica em vários municípios, entre outros.

A título de exemplo, o projeto conseguiu plantar mais de 57 mil árvores das 75 mil produzidas até final de 2015, instalando-as em zonas comunitárias de reflorestação, permitindo a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de zonas de nascente de água.

Por outro lado, e trabalhando a partir do “Conceito para a Gestão das Estações Meteorológicas de Timor-Leste”, em estreita parceria com o Departamento ALGIS e Agro-meteorologia de Timor, o PAAC tem assegurado a recolha regular de dados nas estações meteorológicas, a aquisição e entrega oficial de dezenas de equipamentos meteorológicos automáticos, a reparação e substituição de componentes da maioria das estações meteorológicas existentes, mas também a formação de formadores a nível nacional em áreas como a Climatologia aplicada à atividade agrícola.

Estes resultados estão a ser atingidos através de processos participativos em que se privilegiam estratégias locais e o claro envolvimento das comunidades no planeamento do seu futuro, com particular destaque para as mulheres.

http://www.gccatl.eu/

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.