Argentina

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Argentina.

 

2016

 

Cinema e Multimédia

BUENOS AIRES | Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (MALBA) | 08-12-2016 — 11-12-2016

Semana de Cinema Português no MALBA

A 4ª Semana de Cinema Português no MALBA, Buenos Aires, realizou-se pelo quarto ano consecutivo. Uma iniciativa da VAIVEM, uma associação cinematográfica com sede em Lisboa, Buenos Aires e Quito, que tem fortalecido e instalado o cinema luso na agenda cultural das principais capitais da América Latina. Ao longo destas quatro edições na cidade de Buenos Aires, este evento tem acompanhado o crescimento do cinema português, que continua a destacar-se como um dos mais originais e desafiantes do panorama mundial.

Neste contexto, um acontecimento cinematográfico imponente chamou a atenção de milhares de espetadores desde a sua estreia em Cannes: a apresentação de As Mil e Uma Noites. Neste filme, o realizador de Aquele querido mês de Agosto e Tabu (ambas exibidas em edições passadas da Semana de Cinema Português no MALBA), reúne uma série de histórias que se concentram em diversos aspetos, reais e imaginários, que falam de uma sociedade incansável.

Organização: VAIVEM

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e MALBA

 

2015

 

Cinema e Multimédia

BUENOS AIRES | 27-08-2015 — 06-09-2015

Mostra de vídeo de Vasco Araújo no MALBA

O auditório Potestad do Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA), acolheu, a partir de 27 de agosto de 2015, uma mostra de videos do artista português Vasco Araújo, realizados entre 2001 e 2014, selecionados por Maria João Machado

Sob a égide dos denominados “relatos de poder”, uma temática central na obra de Vasco Araújo, os vídeos apresentados cruzam referências contemporâneas com as grandes narrativas e temáticas da cultura clássica, refletindo sobre questões políticas universais.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Buenos Aires

BUENOS AIRES | 29-10-2015 — 01-11-2015

MALBA acolhe ciclo de cinema português

O Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA) acolhe entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro de 2015, a “3ª Semana de Cine Portugués”, numa produção da VAIVEM, uma associação cultural com sede em Buenos Aires e Lisboa, apoiada pelo Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal na Argentina.

A programação divide-se em três focos: Panorama, Homenagem a Paulo Rocha e a estreia de “Cavalo Dinheiro” de Pedro Costa.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Buenos Aires

Língua

BUENOS AIRES | 04-05-2015 — 08-05-2015

Semana da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Semana alusiva ao dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, que incluiu uma exposição, um encontro e um seminário.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. em Buenos Aires

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BUENOS AIRES | 18-04-2015 — 26-04-2015

Participação de Portugal no X Festival Internacional de Poesia

O poeta Fernando Aguiar foi o representante português no X Festival Internacional de poesia de Buenos Aires, onde participaram poetas de Israel, África do Sul, Japão e Canadá. Esta diversidade de origens tem o seu ponto de encontro na capital argentina com sessões de poesia marcadas para cafés, esplanadas, o metropolitano e outros espaços públicos, para além da sede da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.

Fernando Aguiar conta com 30 livros publicados que incluem poesia, poesia infantil e antologias, tendo participado como poeta e performer em mais de 100 festivais em 24 países.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Buenos Aires

BUENOS AIRES | 22-08-2015

Palestra sobre “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago

O conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e a respetiva adaptação para curta-metragem, de Juan Pablo Etcheverry, deram o mote para uma palestra de Rogério Manuel Puga, intitulada "A Temática da Viagem (Ecológica) em A Maior Flor do Mundo de José Saramago e na curta-metragem La Flor Más Grande del Mundo (2007), de Juan Pablo Etcheverry”.

Rogério Manuel Puga é doutorado em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, onde é investigador (CETAPS) e professor.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Buenos Aires

 

2014

 

Artes Visuais

BUENOS AIRES | 13-05-2014

Arquiteto Carlos Mourão Pereira na exposição Que Ven Los Que no Ven?

A exposição Que Ven Los Que no Ven?, baseada na descoberta do espaço através dos sentidos, foi inaugurada na Sala 23 do Centro Cultural Borges, em Buenos Aires.

O arquiteto português Carlos Mourão Pereira, invisual devido a um acidente em 2006, apresentou algumas das suas obras para demonstrar que os objetos e o espaço podem ser reconhecidos e identificados através dos outros sentidos.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Buenos Aires

Música

BUENOS AIRES | 30-05-2014 — 01-06-2014

Estreia de Festival do Fado de Buenos Aires

O 1º Festival do Fado realizou-se na Usina del Arte, em Buenos Aires, cujo programa incluiu espetáculos de Ana Moura, Ângelo Freire, Carolina e Miguel Capucho e ainda conferências, filmes, uma masterclass e uma exposição.

Este é um evento cultural de homenagem à tradicional e célebre expressão musical portuguesa, consagrada em 2011 pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, devido às suas características singulares, genuinamente preservadas até à atualidade.

A par dos concertos, o programa do Festival contemplou duas conferências, uma sobre “A História do Fado”, por Rui Vieira Nery (31 de maio) e outra intitulada “Amália Portuguesa e Universal”, a cargo de David Ferreira (1 de junho).

Nos mesmos dias foram projetados os filmes “O Fado da Bia”, de Diogo Varela Silva, “Fados”, de Carlos Saura e “The Art of Amália”, de Bruno de Almeida. A 30 de maio, Ângelo Freire dirigiu uma masterclass e foi inaugurada a exposição “A História do Fado”, na Usina del Arte – Laberinto.

Apoio: Camões, I.P.

BUENOS AIRES | 23-08-2014 — 07-09-2014

Soprano Carla Caramujo apresentou repertório português em Buenos Aires

A soprano portuguesa Carla Caramujo apresentou-se num conjunto de concertos na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Buenos Aires e Córdoba, com um repertório que incluiu obras dos compositores portugueses João de Sousa Carvalho, José Policarpo da Silva, Marcos Portugal, Vianna da Motta, Pedro A. Avondano e ainda de Carlos Gustavino, Alberto Williams, C. Debussy, S. Rachmaninoff, E. Bloch e W. A. Mozart.

Carla Caramujo é licenciada (BMus hons) e mestre (MMus distinction) em Canto/Performance e Ópera pelas Guildhall School of Music and Drama (Londres) e Royal Scottisch Academy of Music and Drama (Glasgow), tendo integrado o elenco da Alexander Gibson Opera School em colaboração com a Scottish Opera / Royal Theatre of Glasgow.

Organização: Embaixada de Portugal em Buenos Aires

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Cinema e Multimédia

BUENOS AIRES | Junho 2013

Cinema português chega aos bairros de Buenos Aires

No mês de junho as segundas-feiras foram o dia do cinema português em Buenos Aires, no âmbito do ciclo de cinema internacional “El Mundo en tu Barrio”, organizado pela Direção Geral de Promoção Cultural do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Este evento, de entrada livre, teve lugar no Espacio Cultural Julián Centeya, integrado no Circuito de Espaços Culturais da Cidade de Buenos Aires.

Organização: Direção Geral de Promoção Cultural do Governo da Cidade de Buenos Aires

Apoios: Camões, I.P., e Embaixada de Portugal em Buenos Aires

BUENOS AIRES | 29-08-2013 — 01-09-2013

Filmes portugueses inéditos na primeira edição da “Semana de Cine Portugués”

A primeira edição da “Semana de Cine Portugués” realizou-se no Malba Cine, em Buenos Aires, uma iniciativa que visa apresentar filmes portugueses inéditos na Argentina e obras de realizadores como Manoel de Oliveira ou João Canijo.

A mostra de cinema português englobou, ainda, uma retrospetiva da obra do realizador João Salaviza com a exibição das curtas-metragens “Arena”, “Strokkur”, “Rafa” e “Cerro Negro”.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.