Brasil

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Brasil.

2016

 

Artes Performativas

BRASÍLIA | 23-08-2016 — 04-09-2016

Participação Portuguesa no Festival Internacional de Teatro

A grande aventura humana e suas faces/vertentes foram representadas nos espetáculos selecionados para integrar o «17º Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília».

Além do Plano Piloto, o festival realizou sessões também nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Estrutural e Varjão.

Portugal esteve representado pelo grupo Circolando com o espetáculo “Noite”, no Teatro Funarte Plínio Marcos, nos dias 3 e 4 de setembro.

Apoio: Centro Cultural Português em Brasília

Cinema e Multimédia

BRASÍLIA | 14-06-2016 — 17-06-2016

CINECAL no Museu - Mostra do Cinema Português

A Casa da Cultura da América Latina, o Museu Nacional da República e o Centro Cultural Português em Brasília promoveram, no Museu Nacional da República, em Brasília, a mostra Cine Portugal.

Este ciclo de cinema integrou as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no dia 10 de junho.

Foram exibidos quatro filmes portugueses que reafirmam o prestígio do moderno cinema português. Em cartaz estiveram “O inimigo sem rosto”, de José Farinha, “O que há de novo no amor?”, de Hugo Alves, “4 Copas”, de Manuel Mozos e “Os gatos não têm vertigens” de António-Pedro Vasconcelos.

Após as sessões, houve debate com convidados do IFB - Instituto Federal de Goiás.

Organização: Casa da Cultura da América Latina, Museu Nacional da República e Centro Cultural Português em Brasília

Interdisciplinar

VITÓRIA | 19-05-2016

Dia da Cultura Internacional da Universidade do Espírito Santo homenageia Portugal

A 7ª edição do Dia da Cultura Internacional na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, organizado todos os meses com o objetivo de promover a cultura internacional na Universidade, homenageou Portugal.

No dia 19 de maio de 2016 foi exibida a longa-metragem "O Cônsul de Bordéus", dos realizadores portugueses Francisco Manso e João Correa.

Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

SÃO PAULO | 01-06-2016 — 30-06-2016

Experimenta Portugal 2016

O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo promoveu durante o mês de junho uma programação de arte, cultura, economia e desporto com a chancela da Experimenta Portugal'16.

Organizado em torno do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas o Experimenta Portugal procurou atualizar e diversificar, uma vez mais, a perceção de Portugal como país e cultura e, por outro, sinalizar a dinâmica que se vive em matéria de inovação e empreendedorismo.

As comemorações iniciaram-se oficialmente no dia 1 de junho no Consulado, com a apresentação de um vídeo sobre todos os eventos. O conjunto de iniciativas conta com o apoio de empresas e instituições portuguesas e brasileiras, com destaque para a EDP – Energias Brasil, a Cisa Trading, a Caixa Geral de Depósitos (BCG), a Embraer, a TAP, entre outros.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BRASÍLIA | 14-04-2016

Lançamento do livro “Dia de Sol em Tempo de Chuva” de Clara Arreguy

Realizou-se no dia 14 de abril de 2016 na Embaixada de Portugal em Brasília, o lançamento do livro “Dia de Sol em Tempo de Chuva” da jornalista e escritora Clara Arreguy.

Paralelamente ao lançamento, houve uma exposição de fotos de Portugal feitas pelo fotógrafo brasileiro Paulo de Araújo. São 25 imagens captadas durante a viagem que inspirou o romance de Clara Arreguy.

Mineira de Belo Horizonte e radicada em Brasília, Clara Arreguy, tem 30 anos de jornalismo e nove livros publicados. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, escreveu crónicas para a revista Veja Brasília e é editora de livros, sites e portais. Em 2015 fundou a Outubro Edições, que publica livros de sua autoria e de outros escritores.

Apoio: Camões, I.P.

RIO DE JANEIRO | 21-06-2016

Lançamento da coleção Grandes Escritores Portugueses

Foi lançada, no dia 21 de junho de 2016, no Brasil, a coleção ‘Grandes Escritores Portugueses‘ da editora Tinta-da-China. Os títulos apresentados serão: Breviário do Brasil (Agustina Bessa-Luís), Os Passos em Volta (Herberto Helder) e Causas da Decadência dos Povos Peninsulares (Antero de Quental).

A cerimónia de lançamento, no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, contou com a presença do escritor e crítico literário português Pedro Mexia.

Patrocínio: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e Turismo de Portugal

Apoios: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e Embaixada de Portugal em Brasília

PARATY | 29-06-2016 — 03-07-2016

Participação na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

Decorreu em Paraty, a 14ª edição da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty e que contou com a presença de Ricardo Araújo Pereira. O escritor participou no dia 1 de julho numa mesa redonda com Tati Bernardi denominada Mixórdia de Temáticas.

A homenageada da FLIP foi a poeta brasileira Ana Cristina César que, além da poesia, dedicou-se à crítica e à tradução literária. Pensados pelo curador da festa, os eixos temáticos foram apresentados a partir do conjunto de escritores e escritoras. Dar a conhecer autores da nova geração também é parte fundamental da programação da FLIP.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Brasília

BRASÍLIA | 13-10-2016

Lançamento da obra “Os Doentios” de Fialho de Almeida

O Centro Cultural Português em Brasília e a editora Siglaviva promoveram no dia 13 de outubro de 2016, em Brasília, o lançamento do livro de contos “Os Doentios”, do escritor português Fialho de Almeida. Nesta sessão, os leitores brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a obra e trajetória literária deste escritor, pouco conhecidas no País.

Durante o evento, houve uma palestra sobre a vida e obra do escritor com Lúcia Helena Marques Ribeiro, professora de literatura portuguesa da Universidade de Brasília – UnB.

Organização: Centro Cultural Português em Brasília e Editora Siglaviva

PORTO ALEGRE | 28-10-2016 — 15-11-2016

David Machado na Feira do Livro de Porto Alegre

Com a presença do escritor português David Machado, realizou-se a 62ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O escritor participou no dia 12 de novembro, numa conversa com o psicanalista Juarez Guedes Cruz com o tema “Felicidade em tempos de crise: coisa de livro?”

O apoio da Embaixada de Portugal em Brasília e do Camões, I.P. já garantiu, em edições anteriores, a presença de escritores portugueses como Valter Hugo Mãe (2012), Francisco José Viegas (2013), Nuno Camarneiro (2014), Gonçalo M. Tavares (2014) e Almeida Faria (2015).

Realizada de forma ininterrupta há 60 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre é hoje um dos maiores eventos culturais do Brasil.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Brasília

Música

BRAÍLIA | 02-02-2016

Concerto de Música de Câmara Portuguesa e Brasileira

A Embaixada de Portugal em Brasília e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil deram início ao programa de 2016, “Música na Embaixada”, no próximo dia 2 de fevereiro de 2016 com um Concerto de Música de Câmara do Quinteto da Sociedade de Concertos de Brasília.

Foi apresentado um repertório com músicas portuguesas e brasileiras, baseadas nas obras de dois compositores, o português Luiz de Freitas Branco e do brasileiro Henrique Oswald.

Organização: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

 

BRASÍLIA | 15-06-2016

Música na Embaixada – “Fogo – um passeio por canções brasileiras e portuguesas”

Realizou-se no Auditório do Centro Cultural Português em Brasília, o espetáculo “Fogo – um passeio por canções brasileiras e portuguesas”. Esta foi a segunda deslocação ao Brasil do MPMP que contou ainda com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Este espetáculo propõe uma viagem concebida a partir de uma das óperas mais icónicas da história da ópera em língua portuguesa: Serrana, de Alfredo Keil.

Foram, ainda, selecionados cinco compositores ativos no século XX e cinco compositores ativos na contemporaneidade, propiciando assim uma inédita panorâmica sobre o repertório lírico luso-brasileiro das últimas décadas, com especial destaque para as obras de Almeida Prado, João Guilherme Ripper, António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso e Luís Tinoco.

Organização: Embaixada de Portugal em Brasília, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e o MPMP, Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa

Apoio: Direção-Geral das Artes

 

2015

 

Artes Performativas

PIRENÓPOLIS, GOIÁS, GOIÂNIA, BRASÍLIA | 01-03-2015 — 08-03-2015

Coreógrafa portuguesa Vera Mantero apresenta “Os Serrenhos do Caldeirão” em Brasília

A coreógrafa e bailarina portuguesa Vera Mantero apresentou o espetáculo “Os Serrenhos do Caldeirão”, numa digressão pelo Brasil. Esta obra foi criada em 2012, no âmbito do festival “Encontros do Devir”, da DeVIR, em torno da desertificação/desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve, em Portugal.

Uma das condições propostas era utilizar imagens e vídeos realizados por Vera Mantero. Baseando-se no trabalho em filme de Michel Giacometti, as imagens projetadas durante o espetáculo acabam por ser “um olhar sobre a sua preciosa recolha e sobre práticas de vida tradicionais e rurais em geral”.

Apoios: Centro Cultural Português em Brasília, Direção-Geral das Artes e Embaixada de Portugal em Brasília

RIO DE JANEIRO | Teatro Ipanema | 26/08/2015 — 06/09/2015

FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa

Decorreu a 7ª Edição do “FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa” apresentando uma variada programação em dez espaços na cidade do Rio de Janeiro, com destaque para a mostra teatral, que contou com oito peças de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Moçambique e Portugal, todas inéditas na cidade.

Os espetáculos circularam por tradicionais espaços culturais e teatros. Para celebrar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o FESTLIP promoveu pela primeira vez um concurso de poesia, aberto a todos os países de língua portuguesa, com temática sobre a cidade.

A 31 de agosto, realizou-se ainda o “III Encontro Cultural de Língua Portuguesa” dando início à primeira oficina “A falar que a gente se entende”.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

SÃO PAULO | Universidade de São Paulo | 06-06-2015 — 05-07-2015

Mostra do cinema português em São Paulo

Numa organização do Cinema da Universidade de São Paulo, decorreu uma mostra dedicada ao cinema português intitulada “Português falado, cinema encarnado”.

O público teve a oportunidade de assistir a seleção de 21 títulos, com produções que datam do fim dos anos 80 até os dias de hoje, pretendendo demonstrar a qualidade do cinema produzido em Portugal.

Organização: Universidade de São Paulo

Apoios: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Brasília e Embaixada de Portugal em Brasília

BRASÍLIA | 10-06-2015 — 13-06-2015

Manoel de Oliveira em destaque no Festival de Filmes Curtíssimos de Brasília

Decorreu em Brasília a 8 ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, uma iniciativa que ocorre em mais de 100 cidades espalhadas pelos cinco continentes.

O primeiro dia do festival em Brasília, dia 10 de junho, foi dedicado a Portugal, através da mostra “Tão perto, tão longe”, composta por curtas-metragens de cineastas portugueses, entre elas duas de Manoel de Oliveira.

A exibição dos filmes portugueses foi seguida de um debate sobre a trajetória de Manoel de Oliveira, moderado pelo crítico e professor de cinema Ciro I. Marcondes.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Brasília

Interdisciplinar

BRASÍLIA | 03-05-2015 — 30-06-2015

Semana da Europa 2015

Assinalando o Dia da Europa, 9 de maio, e para destacar a diversidade dos seus países-membros, a 11ª Semana da Europa, com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”, expandiu as suas atividades e ofereceu ampla programação em várias cidades do Brasil.

A participação portuguesa, nesta vertente, foi marcada pela exibição da premiada longa-metragem Tabu, do realizador português Miguel Gomes (2012).

No Rio de Janeiro houve exposição de livros de arte europeia doados pela UE e pelos estados membros, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio – MAR. O Camões, I.P. participou nesta iniciativa com importante oferta de livros.

Organização: Delegação da União Europeia no Brasil, EUNIC Brasil, Embaixadas dos Países da UE, o Instituto Goethe, Cultura Inglesa, Instituto Cervantes, Alliance Française e Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

SALVADOR | 01-06-2015 — 15-06-2015

Exposição História da Língua Portuguesa: Viagem pelo Atlântico em Salvador

No âmbito das comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa realizou-se em Salvador da Baía, a exposição “História da Língua Portuguesa – Um mar de culturas”.

Pensada para ser itinerante, a exposição estava organizada em 25 totens que retratam a evolução da Língua Portuguesa, bem como escritores e poetas do mundo lusófono, 5 vitrines intercaladas com objetos e livros do Gabinete Português de Leitura, 20 Fragmentos de textos sobre a língua portuguesa e a literatura e, ainda, 10 cubos com fotos de escritores e poemas/textos sobre a Língua Portuguesa.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BRASÍLIA | 19/03/2015

Sarau Literário alusivo ao Dia Internacional dos Contadores de Histórias e da Poesia em Brasília

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Contadores de Histórias e da Poesia, realizou-se a II Edição do Sarau Literário, envolvendo diversas atividades programadas para celebrar a data. Presença da escritora portuguesa Maria Isabel Loureiro, que na ocasião, foi homenageada.

Organização: Centro Cultural Português em Brasília e Associação Amigos das Histórias

Apoio: Editora Paulus

SÃO PAULO | Livraria Cultura | 10/04/2015 — 15/04/2015

Semana da Literatura Portuguesa - Projeto Minha Língua, Minha Pátria

Dez escritores portugueses e brasileiros celebraram a língua portuguesa com o Projeto ”Minha Língua, Minha Pátria”, que se realizou em São Paulo.

”Minha Língua, Minha Pátria” pretende apresentar a nova produção literária em língua portuguesa e debater a obra consagrada de autores como Fernando Pessoa e Eça de Queirós. A inauguração do projeto, no dia 10, foi marcada por uma intervenção do professor Carlos Reis - um dos maiores especialistas na obra de Eça - com o tema Eça de Queirós ou a língua como pátria ausente.

Organização: Jornal Público e Livraria Cultura

Apoios: Centro Cultural Português em Brasília e Universidade de Coimbra

 

BRASÍLIA | 23/04/2015 — 21/05/2015

100 anos da revista portuguesa Orpheu celebrados em Brasília

Dois encontros no centenário de Orpheu, com leituras, vídeo e palestras sobre o Modernismo Português e a obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros. Palestras por Carlos Felipe Moisés, Felipe Fortuna, João Ferreira, Lúcia Helena Ribeiro e Fernando Marques. Vídeo com Sulian Vieira e leituras com Adeilton Lima, Bidô Galvão e Graça Veloso.

Em 23 de abril, lançamento de Orpheu: 1915 - 2015, antologia organizada por Carlos Felipe Moisés

Organização: Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (CEN/UnB)

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Centro Cultural Português em Brasília

POÇOS DE CALDAS | Livraria Cultura | 25-04-2015 — 03-05-2015

Participação de Portugal no “FLIPOÇOS” no Estado de Minas Gerais em Poços de Caldas

O escritor português José Luís Peixoto e o cineasta José Miguel Ribeiro participaram no FLIPOÇOS - Festival Literário de Poços de Caldas, no interior do Estado brasileiro de Minas Gerais.

Organização: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

SALVADOR | Universidade do Estado da Bahia | 08-06-2015 — 09-06-2015

Debate sobre Pessoa e 100 Anos da Revista Orpheu

Numa iniciativa da Cátedra Fidelino de Figueiredo, do Camões, I.P. na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, realizou-se em Salvador, o “Simpósio Internacional 100 Anos da Revista Orpheu – Fernando Pessoa e as Poéticas da Modernidade”.

O evento tinha o propósito de reunir professores, pesquisadores e discentes do curso de letras motivados a partilhar e aprofundar investigações e saberes a respeito do modernismo português, com ênfase no ensino, na pesquisa e extensão da área da cultura e literatura portuguesa.

No evento esteve presente o professor Jerónimo Pizarro que simbolicamente marca o encontro das Cátedras Fidelino de Figueiredo em Salvador e Fernando Pessoa em Bogotá.

Organização: Cátedra Fidelino de Figueiredo, do Camões, I.P. na Universidade do Estado da Bahia

Apoios: Gabinete Português de Leitura de Salvador e Consulado-Geral de Portugal em Salvador

PARATY | 01-07-2015 — 05-07-2015

Participação portuguesa na FLIP 2015

Portugal participu na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty com a presença das autoras portuguesas Matilde Campilho e Alexandra Lucas Coelho.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

PORTO ALEGRE | 30-10-2015 — 15-11-2016

Feira do Livro com Presença de Escritores Portugueses

Os escritores portugueses Almeida Faria e José Luis Peixoto estiveram presentes na 61ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que decorreu na capital do Rio Grande do Sul.

Almeida Faria participou no dia 5 de novembro de 2015 numa “troca de ideias” com o escritor gaúcho Luis Antonio de Assis Brasil e numa sessão de autógrafos do seu livro “A Paixão”. No dia 13 de novembro de 2015, foi a vez do escritor José Luis Peixoto, que apresentou o seu mais recente livro “Galveias”.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

OURO PRETO | 04-11-2015 — 08-11-2016

José Luís Peixoto marcou a presença portuguesa no Fórum de Letras em 2015

Ouro Preto, em Minas Gerais, acolheu nos dias 4 a 8 de novembro de 2015, o “Fórum de Letras”, uma organização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que contou com a participação do escritor português José Luis Peixoto.

O escritor português participou no dia 5 de novembro de 2015 na sessão “O que significa escrever na língua de Camões e Fernando Pessoa?” que contou, ainda, com a participação do escritor e cineasta brasileiro João Batista Melo, do escritor Pedro Vazques e da escritora Maria Esther Maciel da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Organização: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Brasília

OLINDA | 12-11-2016 — 15-11-2016

Presença portuguesa na FLIPORTO 2015

Sete autores portugueses participaram na 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO que decorreu, nos dias 12 a 15 de novembro de 2015, no Complexo Educacional de São Bento, na cidade de Olinda.

Na sua edição de 2015 a FLIPORTO presta homenagem ao poeta Fernando Pessoa, o poeta português mais amado pelos brasileiros, e tem como tema “Minha pátria é a língua portuguesa”.

Manuela Nogueira, Sérgio Godinho, Miguel Sousa Tavares, Arnaldo Saraiva, Paulo José Miranda, André Morgado e Alfredo Antunes são os autores portugueses que participaram na FLIPORTO 2015. A sobrinha do homenageado, Manuela Nogueira, Fundadora da Associação Fernando Pessoa, fez a sessão de abertura.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília, Camões, I.P. e Casa Fernando Pessoa

Música

BRASÍLIA | Centro Cultural Português | 04-07-2015

Concerto de apresentação da Sociedade de Concertos de Brasília

Fundada em 2015, a Sociedade de Concertos de Brasília é um ensemble musical formado por alguns dos mais prestigiados músicos de Brasília, que irá apresentar repertório especializado na interpretação e divulgação da música dos séculos XX e XXI. O grupo tem como diretor artístico e musical o maestro português Osvaldo Ferreira, que irá reger os músicos neste concerto de apresentação.

O programa inaugural irá prestar uma homenagem simbólica a autores que provocaram grandes mudanças na mentalidade na comunidade musical e criaram novas correntes de escrita, no final do século XIX e início do século XX. Serão apresentadas obras de Richard Wagner (Siegfried Idyl), Claude Debussy (Prélude à L´ après Midi d´un Faune) e Aaron Copland (Appalachian Spring).

Organização: Embaixada de Portugal em Brasília

Apoio: Camões, I.P.

RIO DE JANEIRO | 10-11-2015

Concerto "I Will Play Your Soul" de Renato Diz

O Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e o Arte Institute, organizaram, no dia 10 de Novembro de 2015, no Consulado de Portugal - Palácio São Clemente no Rio de Janeiro, o concerto do pianista Renato Diz "I Will Play Your Soul". 

Renato Diz é um pianista português, compositor, improvisador, e professor com residência em Nova Iorque.

Organização: Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e o Arte Institute

Apoios: Camões - Centro Cultural Português em Brasília e Embaixada de Portugal em Brasília

 

2014

 

Artes Visuais

BRASÍLIA | Museu Nacional dos Correios | 31-01-2014 — 16-03-2014

Exposição de fotografia “Anónimos do Rossio”

Ensaio fotográfico feito pelo brasileiro Luis Jungmann Girafa na praça do Rossio, em Lisboa.

Organização: Siglaviva
Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília, Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Brasília, Museu Nacional dos Correios, Matéria Plástica Galeria, Ministério da Cultura e Governo Federal Brasileiro
Artes Performativas

RIO DE JANEIRO | 27-08-2014 — 05-09-2014

João Mota homenageado no FESTLIP 2014

O ator e encenador português João Mota foi homenageado na 6ª edição do FESTLIP - Festival Internacional de Língua Portuguesa, que decorreu no Rio de Janeiro, e no qual Portugal foi um país em destaque.

Três companhias portuguesas (Teatro de Almada, Magia e Fantasia e Os Improváveis) estiveram entre os 11 grupos que representaram 5 países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal) na mostra teatral do FESTLIP, durante o qual, no Parque Lage, esteve patente a exposição fotográfica O Cinema Português, que apresentou um panorama dos mais de cem anos da sua história.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Brasília e Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO | Teatro Ipanema | 27-08-2014 — 05-09-2014

Companhia de teatro cabo-verdiana na 6ª Edição do FESTLIP

A Trupe Pará Moss, companhia de teatro residente do Centro Cultural Português - Polo do Mindelo, fez a sua estreia internacional no FESTLIP - Festival de Teatro da Língua Portuguesa com a peça “A Lição” de Ionesco, com direção de João Branco, no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro.

A 6ª edição do FESTLIP decorreu no Rio de Janeiro, e foi palco para a primeira apresentação internacional da companhia residente do CCP – Polo do Mindelo.

Apoio: Camões, I.P.

SANTOS | 04-09-2014 — 13-09-2014

“Os Lusíadas em Viagem”, projeto teatral português no Festival MIRADA

O projeto português do ator António Fonseca, “Os Lusíadas em Viagem”, integrou a programação do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cénicas de Santos 2014.

Depois de várias apresentações em Portugal, o projeto fez a sua primeira itinerância internacional com uma residência que se estendeu ao longo de duas semanas no festival brasileiro.

“Os Lusíadas em Viagem”, produzido pela Sul – Associação Cultural e Artística, surge na continuação e desenvolvimento do projeto do ator que, em 2008, decidiu decorar integralmente o texto de Luís de Camões, e, em 2012, estreou, na Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, o espetáculo ‘Os Lusíadas’, dizendo o poema do primeiro ao último Canto.

Apoio: Centro Cultural Português em Brasília

Cinema e Multimédia

GOIÂNIA | 30-08-2014 — 07-09-2014

Cineasta Rui Simões no Festival FRONTEIRA

Três longas-metragens do realizador português Rui Simões integraram a programação da 1ª edição do FRONTEIRA - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

Deus, Pátria, Autoridade (1975), Bom Povo Português (1980) e Guerra ou Paz (2012) integraram a mostra ‘Cineastas na fronteira’. Rui Simões, que esteve presente.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Brasília

RIO DE JANEIRO | 24-09-2014 — 08-10-2014

Quatro filmes portugueses no Festival do Rio 2014

O Rio de Janeiro foi a capital mundial do cinema, acolhendo o Festival do Rio, cuja programação integrou quatro filmes portugueses: Os Maias, de João Botelho, Yvone Kane, de Margarida Cardoso, Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa e E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

SÃO PAULO | Centro Cultural de São Paulo | 01-11-2014 — 22-11-2014

Primeira edição do NY Portuguese Short Film Festival em São Paulo

São Paulo recebeu o NY Portuguese Short Film Festival 2014, depois de este ter passado por Nova Iorque, Lisboa e Cascais. Inaugurado em junho de 2011, trata-se do primeiro festival de curtas-metragens portuguesas realizado nos Estados Unidos.

O NY Portuguese Short Film Festival, organizado anualmente pelo Arte Institute, pretende ampliar e conquistar públicos para o cinema português, assim como dar visibilidade ao trabalho da nova geração de jovens realizadores.

Organização: Arte Institute

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Brasília

RIO DE JANEIRO | 05-11-2014 — 12-11-2014

Produções portuguesas no Festival “Curta Cinema” 2014 do Rio de Janeiro

A 24ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro contou com a presença do jovem realizador português Pedro Augusto Almeida.

As produções portuguesas em destaque no evento foram os filmes A Caça Revoluções, da realizadora Margarida Rêgo, e Por Aqui Nada de Novo, do realizador Pedro Augusto Almeida, que marcou presença no festival, estando entre os selecionados para a Competição Internacional.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Brasília

Literatura

BRASÍLIA | Embaixada de Portugal em Brasília e Universidade de Brasília (UnB) | 12-05-2014 – 14-05-2014

“Pessoa convida Pessoas nos 80 anos de Mensagem”, evento internacional

O Camões, I.P., a Cátedra Fernando Pessoa da Universidade dos Andes e a Cátedra Agostinho da Silva da Universidade de Brasília promoveram o encontro internacional “Pessoa convida Pessoas nos 80 anos de Mensagem”, no âmbito do III SINELLP - Simpósio Internacional de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa.

O evento contou com a participação de renomados pesquisadores da obra de Fernando Pessoa, como Jerónimo Pizarro (Universidade dos Andes, Colômbia), Onésimo Almeida (Universidade de Brown, Estados Unidos), Nicolás Barbosa López (Universidade dos Andes, Colômbia), Paulo de Medeiros (Universidade de Warwick, Reino Unido) e o escritor/pesquisador Fernando Pinto do Amaral (Universidade de Lisboa).

Simultaneamente, decorreu a I Mostra de Cinema Literário – Semana de Fernando Pessoa em Brasília, promovida pela Casa de Cultura da América Latina e que decorreu no Museu da República, de 12 a 16 de maio de 2014.

Organização: Centro Cultural Português em Brasília, Cátedra Fernando Pessoa da Universidade dos Andes e Cátedra Agostinho da Silva da Universidade de Brasília

Apoio: Camões, I.P.

PARATY | 30-07-2014 — 03-08-2014

Almeida Faria na Festa Literária Internacional

O escritor Almeida Faria foi o autor português que participou este ano na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

A escolha de Almeida Faria (Montemor-o-Novo – Portugal, 1943), autor de romances, novelas e peças de teatro, coube ao curador da FLIP, o jornalista brasileiro Paulo Werneck, que apontou a «arquitetura, a ciência e o pensamento indígena» como «alguns dos eixos importantes da edição deste ano».

Apoio: Camões, I.P.

OURO PRETO | 29-10-2014 – 02-11-2014

Lídia Jorge representou Portugal no Fórum das Letras de Ouro Preto

A autora portuguesa Lídia Jorge representou Portugal na 10ª edição do Fórum de Letras de Ouro Preto, tendo Lídia Jorge participou num debate subordinado ao tema “O narrador como personagem “, no dia 31 de outubro, mediado por Leonardo Tonus, professor de Literatura Brasileira.

O Fórum das Letras de Ouro Preto, é já considerado um dos mais importantes do género no país, e vai contar este ano com mais de 100 autores que vão abordar as relações entre literatura, arte e política.

Organização: Universidade Federal de Ouro Preto

Apoio: Camões, I.P.

PORTO ALEGRE | 31/10/2014 — 16/11/2014

Gonçalo M. Tavares e Nuno Camarneiro na Feira do Livro de Porto Alegre

Os autores portugueses Gonçalo M. Tavares e Nuno Camarneiro representaram Portugal na Feira do Livro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Gonçalo M. Tavares, um dos mais premiados escritores portugueses, esteve pela primeira vez na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 4 de novembro, enquanto o autor, músico e ator Nuno Carmaneiro participou numa mesa-redonda, a 6 de novembro.

Apoio: Camões, I.P.

SÃO PAULO | Museu da Língua Portuguesa | 16-12-2014 — 01-03-2015

Exposição sobre Agustina Bessa-Luís no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, acolheu a exposição “Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra”, concebida por Inês Pedrosa e João Botelho.

Por meio dos 20 painéis ilustrados com textos e fotografias, a exposição apresentou ao público a trajetória da grande escritora desde a sua chegada ao Porto para estudos em 1935, a sua breve passagem por Coimbra nos anos quarenta até ao lançamento do livro de estreia como romancista, a novela “Mundo Fechado” em 1948.

Em 1950, Agustina volta ao Porto onde reside até hoje. O sucesso e o reconhecimento vieram em 1954, com o lançamento do romance “A Sibila”, que já apresenta toda a maturidade do seu original processo criativo.

Organização: Camões, I.P. e Consulado-Geral de Portugal em São Paulo

Música

CURITIBA | 05-01-2014 — 26-01-2014

Portuguese Brass Quintet na Oficina de Música de Curitiba

O grupo musical Portuguese Brass Quintet representou Portugal na 32ª Oficina de Música de Curitiba, um dos mais importantes centros de formação e aperfeiçoamento musical da América Latina.

O Portuguese Brass Quintet, frequentemente referenciado pela crítica pela sua majestosa sonoridade, atuou no dia 06 de janeiro no Teatro do Paiol.

Patrocínio: Centro Cultural Português em Brasília

Apoio: Embaixada de Portugal em Brasília

BRASÍLIA | Centro Cultural Português | 13-03-2014 – 20-03-2014

Concertos do grupo português Ensemble MPMP

O grupo de música erudita Ensemble Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) apresentou-se em dois concertos gratuitos no Auditório do Centro Cultural Português em Brasília.

Composto por Duarte Pereira Martins e Philippe Marques (piano), Daniel Bolito e João Vieira de Andrade (violino), Amadeu Resendes (viola) e Catarina Gonçalves (violoncelo), o Ensemble MPMP atuou em Brasília no âmbito do projeto “Música Portuguesa em Viagem Digressão Brasil 2014”.

Apoio: Camões, I.P.

BRASÍLIA | Teatro Pedro Calmon | 16-09-2014

Maestro português José Ferreira Lobo dirige OSTNCS de Brasília

José Ferreira Lobo, um dos mais importantes maestros portugueses da sua geração, dirigiu em Brasília um concerto com a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), em que participa como solista a consagrada violinista cazaque Aiman Mussakhajaieva.

Fundada em março de 1979 pelo maestro e compositor Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) é uma das principais instituições do género no Brasil. Em sua trajetória de 33 anos realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

RIO DE JANEIRO | Palácio de São Clemente | 08-11-/2014

Concerto “Primavera” de Sara Serpa & André Matos no Rio de Janeiro

O Arte Institute promoveu o concerto "Primavera", de Sara Serpa e André Matos, no Palácio de São Clemente, Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.

Fundado em 2011, o Arte Institute é uma organização independente e sem fins lucrativos, sediado em Nova Iorque, que dinamiza e difunde o trabalho de artistas e projetos de arte contemporânea - em especial a portuguesa - através de eventos que produz na Europa, América do Norte e América do Sul.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

SÃO PAULO | 08-11-2014

Concertos de Pedro Burmester no Brasil

Os concertos realizaram-se no Rio de Janeiro e Brasília e integraram a programaçâo oficial do Ano de Portugal no Brasil.

O pianista português, Pedro Burmester formou-se no Conservatório de Música do Porto com a classificação Máxima. Iniciou a sua carreira artística aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou mais de 1000 concertos solo, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no Estrangeiro. Foi premiado em importantes concursos internacionais.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Performativas

RIO DE JANEIRO | 21-08-2013 — 30-08-2013

Teatro da Garagem representa Portugal no Festlip 2013

O Festlip, evento dedicado ao intercâmbio teatral entre países de Língua Portuguesa, chegou à sua 5ª edição dando a conhecer ao público do Brasil sete peças inéditas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, incluindo ainda uma participação especial da Guiné-Bissau e de Timor-Leste.

Portugal apresentou no Festlip “Cromotografia”, uma produção do Teatro da Garagem, companhia fundada em 1989, em Lisboa, cujo trabalho tem sido orientado para a pesquisa e a experimentação.

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

CURITIBA | 10-02-2013

Fotografia Portuguesa Contemporânea

São novos. Alguns muito novos, outros nem tanto. O mais velho nasceu em 1964, os mais novos em 1988, pelo menos dos que foi possível apurar a data de nascimento. São os fotógrafos portugueses cujos trabalhos vão dar corpo ao ‘Ciclo de Fotografia Portuguesa’ no Brasil, em fevereiro e março.

O ciclo, integrado no Ano de Portugal no Brasil, teve uma «mostra oficial», no Museu Municipal de Arte – MuMA, e outra «paralela», em diversos locais de Curitiba.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

BRASÍLIA | Museu Nacional da República | 11-06-2013 — 14-06-2013

Quatro filmes portugueses no CineCAL

A Embaixada de Portugal e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. são os grandes parceiros da 3ª edição do CineCAL  no Museu, evento que se realiza nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho de 2013, às 18h30, no Auditório 2 do Museu Nacional da República, em Brasília.

Organizada pela Casa da Cultura da América Latina da UnB desde o segundo semestre de 2008, em parceria com o  Programa Cinema no Museu, o projeto exibirá, nesta temporada, quatro filmes portugueses produzidos entre 2000 e 2011.

Organização: Centro Cultural Português em Brasília e Embaixada de Portugal

FORTALEZA | 07-09-2013 — 14-09-2013

Festival Cine Ceará homenageia cinema português contemporâneo

A 23º edição do Cine Ceará, dedicada ao cinema português, com projeções de filmes, debates e uma homenagem à atriz portuguesa Maria de Medeiros, realizou-se no Ceará.

O programa do festival incluiu diversas longas e curtas-metragens produzidas em Portugal nos últimos 15 anos e contou com um espetáculo de abertura de Maria de Medeiros, personalidade homenageada pelo certame.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília e Camões, I.P.

BRASÍLIA | 12-11-2013 — 13-11-2013

Curtas-metragens portuguesas no NY Portuguese Short Film Festival

A 3ª edição do NY Portuguese Short Film Festival, uma mostra de curtas-metragens portuguesas, realizou-se em Brasília, uma iniciativa organizada pelo Arte Institute.

O festival, organizado pela primeira vez em junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos e pretende mostrar o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses.

Organização: Arte Institute

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília, Camões, I.P. e Scretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal

Literatura

SÃO PAULO | 19-09-2013 — 22-09-2013

Festival Pauliceia Literária reúne 32 escritores

O 1º Festival Internacional Pauliceia Literária realizou-se na cidade brasileira de São Paulo, reunindo 32 autores de Portugal, Brasil e outros países em torno de um programa constituído por debates, oficinas literárias, grupos de leitura e um concurso literário.

Pedro Rosa Mendes, Inês Pedrosa, Valter Hugo Mãe e Jerónimo Pizarro foramos os escritores portugueses participantes no certame, pensado para se afirmar como um padrão de excelência na agenda daquela que é considerada uma das capitais culturais do Brasil, da América Latina e da lusofonia.

Apoio: Camões, I.P.

Música

BRASÍLIA | Teatro Oi | 22-01-2013

Concerto do Quarteto Lopes-Graça

O Quarteto Lopes-Graça trará ao Brasil o melhor da música portuguesa, de que é abnegado divulgador e, por via de sucessivas encomendas a criadores contemporâneos, também renovador.

O repertório a apresentar pelo Quarteto Lopes-Graça em Brasília será constituído por obras de alguns dos mais importantes compositores portugueses dos séculos XX e XXI.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Brasília

 

2012

 

Cinema e Multimédia

RIO DE JANEIRO | Instituto Moreira Sales | 01/12/2012 — 06/12/2012

Festival de Curtas Metragens Portuguesas

A 2ª edição do NY Portuguese Short Film Festival, uma mostra de curtas-metragens portuguesas, realizou-se no Rio de Janeiro, uma iniciativa organizada pelo Arte Institute.

O festival, organizado pela primeira vez em junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos e pretende mostrar o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses.

Organização: Arte Institute
Patrocínio: Camões, I.P.

Apoios: Embaixada de Portugal em Brasília

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.