Cabo Verde

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões em Cabo Verde.

2016

 

Artes Performativas

PRAIA | Centro Cultural Português | 15-09-2016 — 30-09-2016

Extensão à Cidade da Praia da XXIIª Edição do MINDELACT

O Camões - Centro Cultural Português na Praia, em parceria com a Associação Mindelact, promoveu a Extensão à Cidade da Praia da XXIIª edição do Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo. Entre os dias 15 e 30 de setembro de 2016, estiveram em cena 6 espetáculos.

A importância deste evento, que há muito se afirmou como um dos pontos mais altos da agenda cultural de Cabo Verde e o mais relevante em matéria de artes cénicas, contempla a participação de companhias nacionais e internacionais que, num regime de itinerância, partilham com o público as suas produções.

Organização: Centro Cultural Português na Praia e Associação Mindelact

Interdisciplinar

PRAIA | Centro Cultural Português | 25-04-2016 — 28-04-2016

Fado e Cinema Português nas celebrações do Dia da Liberdade

No âmbito das comemorações do 25 de abril, o Centro Cultural Português na Praia /Camões, I.P., organizou um evento que incluiu um concerto pelo fadista Zé Perdigão e a exibição de filmes portugueses nos dias de 25, 27 e 28 de abril de 2016.

No dia 25 de abril decorreu no auditório do Centro o espetáculo musical “Entre Fados”, do fadista Zé Perdigão, acompanhado por Ricardo Silva, guitarrista e compositor (guitarra portuguesa), João Silva (viola de fado) e Ni Ferreirinha (baixo e contrabaixo).

No dia 27 foi exibido o filme “Capitães de Abril”, e no dia 28 o filme “Bom Povo Português”.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 13-06-2016

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A Embaixada de Portugal na Cidade da Praia e o Centro Cultural Português/Camões, I.P. naquela capital assinalaram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a exibição do filme “O Pátio das Cantigas”.

O programa contemplou, ainda, a entrega de livros à Biblioteca do Centro Cultural Português na Praia, doados por instituições portuguesas, e uma Conferência subordinada ao tema “Os símbolos nacionais e as indústrias criativas na era da massificação”.

Organização: Embaixada de Portugal na Praia e Centro Cultural Português na Praia

Música

PRAIA | Centro Cultural Português | 01-04-2016

Concerto de Jazz pela cantora Khyra Tavares

Realizou-se no auditório do Camões - Centro Cultural Português na Praia um concerto de jazz com a cantora Khyra Tavares e a sua banda no dia 1 de abril de 2016.

Khyra Tavares, que ao longo dos anos ganhou uma grande experiência no palco em diferentes partes do mundo, tem como referências musicais Billie Holiday, Ella Fitzgerald, António Carlos Jobim e Sade Adu.

Organização: Centro Cultural Português na Praia

PRAIA | Centro Cultural Português | 23-09-2016

candinho e bandaConcerto de “Manuel di Candinho e Banda”

O Auditório do Camões – Centro Cultural Português na Cidade da Praia acolheu no dia 23 de setembro de 2016 um espetáculo musical, com “Manuel di Candinho e Banda”.

Manuel di Candinho nasceu em São Domingos, interior de Santiago, na pequena localidade de “Chaminé”.

Apoio: Centro Cultural Português na Praia

PRAIA | Centro Cultural Português | 06-11-2016

Festival Sete Sóis Sete Luas - Concerto da “Luasiberica Orkestra”

No âmbito da parceria estabelecida em 2004 entre a Associação Sete Sóis Sete Luas e o Camões – Centro Cultural Português (CCP) na Cidade da Praia, o grupo “Luasiberica Orkestra” esteve na Cidade da Praia no dia 6 de novembro de 2016, para um concerto no auditório do CCP, integrado na 24ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Organização: Associação Sete Sóis Sete Luas e Centro Cultural Português na Praia

Apoio: Centro Cultural Português na Praia

PRAIA | 18-11-2016

Concerto de Meca Lima & Convidados

O Centro Cultural Português na Cidade da Praia promoveu um espetáculo musical com Meca Lima e Convidados. Meca alternará composições a solo onde será acompanhado por outros músicos: Body Faria (percussão) e Marcos Cruz (violão baixo), num concerto que se prevê de qualidade.

Américo Benvindo Lima (Meka Lima) é natural da Ilha de S. Vicente, onde começou a desenvolver o gosto pela música.

Organização: Centro Cultural Português na Praia

 

2015

 

Artes Performativas

PRAIA | Centro Cultural Português | 18-09-2015

Teatro e Dança num encontro “Antes do Dia”

Numa parceria com o Projeto de Dança e Teatro, o Centro Cultural Português da Praia/Camões, I.P. acolheu, no dia 18 de setembro de 2015, a apresentação de “Antes do Dia”, uma peça de teatro e dança criada a partir do texto “O Marinheiro” de Fernando Pessoa.

A peça é encenada pelo diretor de teatro e dramaturgo argentino Santiago Dejesús, que desenvolveu também a dramaturgia da mesma, contou com a interpretação das atrizes e dançarinas Paula Drenkard, da Argentina, e Elizabete Fernandes, de Cabo Verde. A composição musical e execução foram do músico angolano N´Du Carlos.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PRAIA | Universidade de Cabo Verde | 17-06-2015

“Camões em Quatro Momentos” no Centro de Língua Portuguesa - Camões

O Centro de Língua Portuguesa - Camões, I.P. na Universidade de Cabo Verde promoveu a segunda edição da iniciativa "Camões em Quatro Momentos", no dia 17 de junho de 2015, na UNICV - Campus de Palmarejo.

Constaram do Programa: a inauguração da exposição Escritores Diplomatas, a apresentação do projeto Visamar, a entrega dos prémios EIRI Estudantes (Encontro Internacional de Reflexão e Investigação – Estudantes) 2014 e um concerto com a participação de Binga de Castro, Ndu e Remna Schwarz.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões na Cidade da Praia

Língua

PRAIA | Universidade Cabo Verde | 09-11-2015 — 10-11-2015 / 07-11-2015 — 11-11-2016

I Jornadas de Língua Portuguesa na Universidade de Cabo Verde

Numa iniciativa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira e da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa do Camões, I.P., realizou-se entre os dias 9 e 10 de novembro e entre os dias 7 a 11 de dezembro de 2015, na Universidade de Cabo Verde, as I Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino.

Apoio: Camões, I.P.

Música

PRAIA | Centro Cultural Português | 18-05-2015

Concerto pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro (Portugal)

Orgaização: Centro Cultural Português

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 30-10-2015

Concerto "Verde para Crer" de João Afonso

Realizou-se no Auditório do Centro Cultural Português na Praia, no dia 30 de outubro, um concerto do músico português João Afonso.

Sob o título “Verde para crer” este concerto traduz um encontro entre a voz e a guitarra numa viagem pelos universos musicais percorridos por este cantautor numa presença intimista.

Organização: Centro Cultural Português na Praia, Fundação GDA e Fórum para Proteção dos Direitos Autorais e Gestão Coletiva nos Países de Língua Portuguesa

PRAIA | Centro Cultural Português | 05-11-2015

Grupo açoriano marca presença no Festival Sete Sóis Sete Luas

No âmbito da parceria entre a Associação Sete Sóis Sete Luas e o Centro Cultural Português na Praia/Camões, I.P. o “Grupo Ronda da Madrugada” realiza, no dia 5 de novembro de 2015, pelas 21h00, no auditório daquele centro cultural, um concerto integrado na 23ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O “Grupo Ronda da Madrugada”, originário dos Açores, é composto por seis músicos em palco repartindo-se por diversos instrumentos musicais: acordeão, harmónica, guitarra acústica, viola da terra, bandolim, flautas, bateria e baixo.

Organização: Associação Sete Sóis Sete Luas e Centro Cultural Português na Praia

 

2014

 

Artes Performativas

MINDELO | 27-03-2014 — 10-10-2014

Grupo do CCP-Mindelo celebra Dia Mundial do Teatro com peça de 4 autores lusófonos

Por ocasião do Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o Grupo do Centro Cultural Português - Polo no Mindelo, do Camões IP, fez uma apresentação gratuita da sua produção teatral, a peça "Quotidiamo, esta não é uma história de amor", da autoria dos escritores Rui Zink (Portugal), José Mena Abrantes (Angola), Abraão Vicente (Cabo Verde) e Ivam Cabral (Brasil).

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P. no Mindelo

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 30/09/2014

Representação da peça “As Mãos de Eurídice”

A peça “As Mãos de Eurídice”, de Pedro Bloch, encenada e interpretada por Manuel Estevão, foi representada no Auditório do Centro Cultural Português/Camões, I.P., no âmbito da IV Extensão do Mindelact à Cidade da Praia.

Apoio: Camões, I.P.

 

MINDELO | 08-10-2014 — 10-10-2014

Centro Cultural Português – Polo do Mindelo promove Oficinas de Dramaturgia Sonora

O Centro Cultural Português - Polo do Mindelo realizou três oficinas de Dramaturgia Sonora, orientadas por Renato Navarro (Brasil), que decorreram no Espaço Zeca Afonso do CCP Mindelo.

As oficinas de Dramaturgia Sonora são o resultado de uma parceria entre o Grupo de Teatro do CCP – Mindelo e a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A entrada é livre, mediante inscrição.

Organização: Centro Cultural Português - Polo no Mindelo

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PORTO NOVO | 27-11-2014 — 28-11-2014

Seminário sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável

O Seminário Internacional "Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável" decorreu na cidade de Porto Novo, Ilha de Santo Antão, no contexto do projeto Baloi d'Horta da ONGD Monte, cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela Comissão Europeia.

Este Seminário Internacional celebrou o Ano internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014, contando com um grupo diversificado de participantes, em representação do Poder Local, Entidades Públicas e Centros de Investigação e Conhecimento de Portugal e de Cabo Verde.

Apoio: Camões, I.P. 

Língua

PRAIA | Centro Cultural Português | 13-11-2014

Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa

Os 8 Séculos da Língua Portuguesa foram comemorados no Centro Cultural Português/Camões, I.P. na Praia com um programa que incluiu uma palestra sobre “A Arte de Marear”, por José Viegas, e apresentações sobre cinco autores de Língua Portuguesa: Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Manuel Bandeira, Luís de Camões e Baltasar Lopes da Silva.

O Interlúdio Musical ficou a cargo de Arlindo Rodrigues.

Apoio: Camões, I.P.

 

Literatura

MINDELO | Centro Cultural Português - Polo no Mindelo | 16-12-2014

Lançamento de “Coração de Lava” de José Luiz Tavares, na Ilha do Fogo

O livro “Coração de Lava”, com poemas de José Luiz Tavares e fotografia de Duarte Belo, foi lançado no Centro Cultural Português - Polo do Mindelo.

O lançamento teve como pano de fundo o Parque Natural de Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, onde se situa o mais importante geo-monumento de Cabo Verde e um dos mais significativos vulcões do Atlântico Sul.

A apresentação da obra esteve a cargo de Ana Cordeiro, responsável pelo Polo do Mindelo, com a presença do autor.

Apoio: Camões, I.P.

Música

PRAIA | Centro Cultural Português | 09-10-2014

Concerto com o tenor e pianista russo Alexey Shaktiko

O Centro Cultural Português na Cidade da Praia promoveu um concerto de piano do músico russo Alexey Shakitko.

Tenor e pianista russo, Alexey Shakitko nasceu em 1976 no Cáucaso do Norte, na Rússia. Atualmente reside em Portugal, onde mantem atividade profissional como pianista concertista, toca para o corpo diplomático, em apresentações e eventos musicais, colabora com o Teatro Nacional de São Carlos, com a Companhia Nacional de Bailado e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre várias outras companhias e organizações musicais.

Apoio: Camões, I.P. 

PRAIA | Centro Cultural Português | 16-10-2014

Concerto de Ricardo de Deus Trio

O Centro Cultural Português na Praia promoveu no seu Auditório um concerto do Ricardo de Deus Trio, uma proposta musical que mistura influências da bossa nova, chorinho, música clássica, música cabo-verdiana, afro e jazz, no formato de um trio, onde há muito espaço para a improvisação.

O trio é composto pelo músico Ricardo de Deus, brasileiro radicado em Cabo Verde (piano), acompanhado pelos músicos angolanos Binga de Castro (baixo) e N’Du Carlos (percussão).

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 05-12-2014

Concerto do pianista Adriano Jordão

O pianista português Adriano Jordão deu um concerto integrado no ciclo “Pianistas Portugueses” que o Centro Cultural Português/Camões, IP na Cidade da Praia promove em Cabo Verde.

Adriano Jordão nasceu em Angola. Estudou piano em Portugal com Helena Sá e Costa entre outros mestres e, em 1967, realizou um ano de aperfeiçoamento artístico nos Estados Unidos, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 12-12-2014

Quarteto do Hot Clube de Portugal em concerto

O Quarteto do Hot Clube de Portugal atuou a 12 de dezembro de 2014 na Cidade da Praia num concerto que homenageia o compositor e pianista Horace Silver, descendente de cabo-verdiano e considerado uma referência na história do jazz.

O Quarteto do Hot Clube de Portugal é constituído por Gonçalo Marques (trompete), Bruno Santos (guitarra), António Quintino (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria).

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Performativas

MINDELO | Centro Nacional de Artesanato e Design | 01-03-2013 — 02-03-2013

"PanDemónio - Um olhar crioulo sobre Peter Pan"

O espetáculo é fruto do encontro entre o livro de Peter Pan, escrito há mais de 100 anos, e as vivências, a realidade, as preocupações de 15 jovens «entre os 15 e os 62 anos de idade» do 14º curso de iniciação teatral do polo do Centro Cultural Português - Polo no Mindelo em 2013.

Organização: Centro Cultural Português - Polo no Mindelo

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 15-05-2013

Teatro “Quem somos nós”

Representação da peça “Quem somos nós”, pelo grupo Finka Pé (antigos alunos do teatro do CCP)

Apoio: Camões, I.P.

MINDELO | Centro Cultural Português - Polo no Mindelo | 22-03-2013 — 24-03-2013

Peça "Escola de Mulheres", de Molière

Espetáculo de Stand-Up Comedy dos finalistas do XIV Curso de Iniciação Teatral promovido pelo Centro Cultural Português – Polo do Mindelo.

Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P. no Mindelo

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

MINDELO | 07-03-2013 — 23-03-2013

Artes plásticas em "Ocupações Temporárias"

As "Ocupações Temporárias Cabo Verde" decorrerão na cidade do Mindelo e são a primeira realização desta iniciativa fora do espaço onde inicialmente foram criadas - Maputo. A proposta feita aos artistas, em tudo idêntica à que foi formulada em Moçambique, é de ocuparem o espaço público da cidade, refletindo sobre a temática dos Estrangeiros.

Patrocínio: Fundação Calouste Gulbenkian

Apoio: Centro Cultural Português - Polo no Mindelo

MINDELO | Centro Nacional de Artesanato e Design | 21-08-2013

Exposição “Panos da Guiné-Bissau”

A exposição “Panos da Guiné-Bissau” esteve patente no Centro Nacional de Artesanato e Design, no Mindelo, uma mostra dedicada ao papel da Organização não Governamental guineense Artissal na recuperação da tecelagem tradicional da etnia papel.

Apoio: Centro Cultural Português - Polo no Mindelo

Cinema e Multimédia

PRAIA, MINDELO | 14-01-2013 — 01-02-2013

Projeção de vídeos “Do silêncio a um outro Hino”

Foram projetados, no Centro Cultural Português na Praia e Polo no Mindelo sete vídeos de sete artistas portugueses, na perspetiva de um discurso pós-colonial. São eles Daniel Barroca, Jorge Santos, José Carlos Teixeira, Maria Lusitano, Mónica de Miranda, Paulo Mendes e Rui Mourão, comissário do projeto.

Apoio: Centro Cultural Português na Praia

PRAIA | Centro Cultural Português | 16-05-2013

Projecão do filme “Chã de Cricket”

O filme “Chã de Cricket”, de Pedro Faria no Centro Cultural Português/Camões, I.P. na Cidade da Praia, com a presença do realizador.

Apoio: Centro Cultural Português na Praia

PRAIA, MINDELO | Centro Cultural Português | 29-05-2013 — 31-05-2013

VI Ciclo de Documentário maio.doc

O DocLisboa realizou a sua já habitual extensão maio.doc em Cabo Verde, exibindo seis filmes que integraram a edição de 2012 do festival.

Fizeram parte da programação da VI edição do maio.doc filmes que integraram as competições portuguesas de curta-metragem e de longa-metragem do Doclisboa 2012.

Apoio: Centro Cultural Português na Praia

Música

PRAIA | Centro Cultural Português | 23-01-2013

Concerto “Lírica Andante”

O evento “Lírica Andante” contou com o pianista Jairo Grossi, o barítono Job Tomé e a soprano Rita Moldão deram um concerto intitulado “Lírica Andante” no Auditório do Centro Cultural Português na Praia.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 11-03-2013 — 12-03-2013

Música Portuguesa para Dois Pianos

O projeto “Música Portuguesa para Dois Pianos” surgiu da vontade das pianistas Inês Andrade e Marta Menezes divulgarem a música de câmara portuguesa para esta formação, bem como de se promoverem como intérpretes, trabalhando em conjunto no repertório do seu país.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 17-05-2013

Recital de Piano e Canto

O pianista Alexey Shakitko e a soprano Anna Kássia Neves deram um concerto de músicas portuguesas e romances russos no Centro Cultural Português na Praia.

Organização: Camões, I.P.





PRAIA | Centro Cultural Português e Quintal da Música | 04-10-2013 — 05-10-2013

Concertos pelo guitarrista português Custódio Castelo

O guitarrista português Custódio Castelo deslocou-se à Cidade da Praia para dois concertos promovidos pelo Centro Cultural Português/Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 06-11-2013

Banda portuguesa “Pé na Terra” no Festival Sete Sóis Sete Luas

A banda portuguesa Pé na Terra realizou um concerto na Cidade da Praia, integrado na 21ª edição do Festival Sete Sóis Sete Luas.

Este espetáculo, de entrada livre, surgiu no âmbito da parceria estabelecida em 2004 entre a Associação Sete Sóis Sete Luas e o Centro Cultural Português/Camões, I.P. na Praia.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 15-11-2013

Concerto de Jorge Palma no Centro Cultural Português da Praia

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. na Praia apresentou um concerto de Jorge Palma, considerado um dos maiores músicos portugueses da atualidade.

Organização: Centro Cultural Português/Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

PRAIA | Centro Cultural Português | 13-12-2013

Mário Laginha atua no ciclo “Pianistas Portugueses”

O pianista português Mário Laginha é o próximo convidado do ciclo “Pianistas Portugueses”, numa iniciativa do Centro Cultural Português/Camões, I.P.

Organização: Centro Cultural Português na Praia

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.