Roménia

 

2016

 

Artes Visuais

TIMISOARA | 29-02-2016

Exposição de fotografia “Story Tiles”

Foi inaugurada, no dia 29 de fevereiro de 2016, na Universidade de Oeste de Timisoara, a exposição de fotografia „Story Tiles” assinada por Radu C. Sticlea.

Esta mostra explora o azulejo enquanto pormenor específico da paisagem urbana portuguesa.

Comissariada por André Lameiras, a exibição fala sobre tradição, arquitetura, cromática portuguesa tal como foram experimentadas pelo fotógrafo romeno.

Este evento tem o apoio da Universidade de Oeste de Timisoara, do Camões, I.P., e da Europe Direct Timisoara.

Apoio: Camões, I.P.

TIMISOARA | 10-06-2016 — 12-06-2016

Street Delivery Timisoara - World Press Cartoon

Em 2016 Street Delivery recebeu uma seleção de 24 das melhores caricaturas do Festival World Press Cartoon (WPC) de Portugal. Inspirado no concurso World Press Photo, WPC surgiu em Portugal em 2005 para galardoar os melhores profissionais e artistas da imprensa gráfico-satírica, da caricatura e do desenho humorístico.

Street Delivery é uma iniciativa da Fundação Carturesti que se realiza anualmente e simultaneamente em várias cidades romenas, com o intuito de revivificar o espaço público e as zonas menos favorecidas.

Organização: Embaixada de Portugal em Bucareste, Leitorado Camões, I.P. em Timisoara e Fundação Carturesti.

Cinema e Multimédia

TIMISOARA | 14-03-2016 — 19-03-2016

Portugal representado no Festival Internacional Cinecultura

A 7ª edição do Festival Internacional Cinecultura de Timisoara acolheu, entre 14 e 19 de março de 2016, a projeção do filme “Sangue do meu Sangue” de João Canijo (Portugal, 2011) e do documentário “Tango negro: as raízes africanas do tango” de Dom Pedro (França/ Argentina, 2013).

“Sangue do meu Sangue”, de João Canijo, será projetado na Aula Magna da Universidade de Oeste no dia 17 e o documentário “Tango Negro: as raízes africanas do Tango”, do angolano Dom Pedro, poderá ser visto na mesma sala no dia 19.

O Festival Internacional de Filme Cinecultura é uma iniciativa dos Leitores de línguas estrangeiras da Universidade de Oeste em Timisoara.

Apoios: Camões, I.P. e Instituto Francês de Timisoara

Interdisciplinar

CLUJ-NAPOCA | 15-01-2016 — 16-01-2016

Participação do Centro de Língua Portuguesa no Festival de storytelling “A Bolsa dos Contos”

Decorreu nos dias 15 e 16 de janeiro de 2016, em Cluj-Napoca, no Museu Etnográfico da Transilvânia, o Festival de storytelling “A Bolsa dos Contos”, evento cujo objetivo é divulgar contos tradicionais de diferentes culturas junto do público mais jovem da cidade.

Já na sua terceira edição, o festival conta também com a presença do Centro de Língua Portuguesa/ Camões, I.P. de Cluj-Napoca, que animará um ateliê dedicado à lenda do Galo de Barcelos.

O evento é organizado em parceria com o Centro de Cultura Polaca, o Centro Confucius, o Centro Cultural Brasileiro, o Centro Cultural Alemão e Biblioteca Distrital de Cluj-Napoca.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. de Cluj-Napoca

BUCARESTE | 24-06-2016

Noite dos Institutos Culturais

Os institutos culturais europeus da rede EUNIC/Bucareste celebram a 24 de junho de 2016 a 10ª edição da Noite dos Institutos Culturais. O Camões, I.P. participa com um programa de atividades preparado por uma equipa luso-romena: Radu Sticlea, estudante finalista em artes e design, e André Lameiras, doutorando em sociologia.

Espetáculos de teatro, projeções, debates, exposições, concertos, aulas demonstrativas de línguas estrangeiras, culinária, concursos e ateliês para crianças e adultos, uma totalidade de 50 iniciativas programadas para ocorrerem entre o meio-dia e a madrugada do dia 24 de junho, a fim de festejar com o público de Bucareste a diversidade cultural europeia. A presente edição conta com a participação de todos os 15 institutos membros da rede EUNIC/Bucareste.

Organização: EUNIC/Bucareste

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

BUCARESTE | 08-05-2015

Estreia da primeira coprodução romeno-portuguesa

O Cinema Union de Bucareste acolheu uma noite de cinema dedicada ao realizador André Marques, o autor da primeira coprodução romeno-portuguesa, a curta-metragem "Luminita". O filme teve a estreia na presença do realizador e da equipa romena e foi acompanhado por mais duas curtas-metragens premiadas da autoria do jovem realizador português: O Lago (2008) e João e o Cão (2007).

"Luminita" foi rodado na Roménia em 2013 com uma equipa e um elenco inteiramente romenos. O filme conta a história de dois irmãos que não se comunicam há anos e que se encontram no funeral da sua mãe Luminita, onde têm de lidar com a sua família de luto, as suas obrigações enquanto filhos e os seus próprios sentimentos de perda.

Apoio: Camões, I.P.

BUCARESTE | 09-05-2015

Portugal no Festival do Filme Europeu

Portugal esteve representado na 19ª edição do Festival do Filme Europeu com o documentário Cara a Cara, de Margarida Leitão (Portugal/México, 2013).

Cara a Cara é um retrato atual de uma juventude que se põe à prova, arriscando a vida por uma tradição. Na arena, sob o olhar expectante de uma assistência silenciosa, põem-se à prova, arriscando a vida. É "cara a cara" que jovens forcados em Portugal e no México enfrentam os touros e a vida.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BUCARESTE, TIMISOARA | 30-09-2015, 03-10-2015

Rui Zink em Timisoara e Bucareste para encontros com o público

Numa iniciativa dos Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Roménia e da Embaixada de Portugal em Bucareste, no dia 30 de setembro e no dia 3 de outubro de 2015, Rui Zink marcará presença em diversos encontros com o público na Roménia.

No dia 30 de setembro de 2015, o escritor participa, em Bucareste, num encontro a propósito do lançamento da edição, em romeno, do seu mais recente romance “A Instalação do medo”.

Ao lado do autor estará a tradutora Micaela Ghitescu, os escritores romenos Ioana Pârvulescu e Radu Paraschivescu e o Leitor do Camões, I.P. naquela cidade, Daniel Perdigão.

No dia 3 de outubro de 2015, Rui Zink desloca-se à cidade de Timisoara, no âmbito do “4º Colóquio Internacional Comunicação e Cultura” na "Roménia europeia", um projeto apoiado polo Camões, I.P. através da docência de Português na Universidade de Oeste.

Organização: Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bucareste

 

2014

 

Língua

PRAGA | Universidade de Bucareste | 11-04-2014 — 12/04/2014

Colóquio internacional celebrou 40 anos de estudos lusófonos na Roménia

O colóquio internacional «Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa - 40 anos de estudos lusófonos na Roménia» realizou-se na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Bucareste.

Esta iniciativa inseriu-se nas celebrações dos 40 anos do primeiro curso de ensino superior de Estudos Portugueses na Universidade de Bucareste e coincidiu com o 150.º aniversário daquela universidade, que constitui o maior polo académico de ensino de língua e cultura portuguesa na Roménia.

O colóquio contou com a presença de mais de 90 professores e investigadores provenientes de Universidades de Portugal, Brasil, França, Espanha, Suécia, Áustria, Polónia, Bulgária, República Checa, Sérvia, Rússia, Hungria, Croácia e Roménia.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Visuais

BUCARESTE | Club Control | 25-02-2013

Projeção de documentário sobre a artista portuguesa Joana Vasconcelos

O documentário Joana Vasconcelos – Coração Independente, realizado por Joana Cunha Ferreira, foi exibido no Clube Control, em Bucareste.

Nos últimos anos, as criações de Joana Vasconcelos têm gozado da apreciação dos críticos e do público em geral. O documentário acompanha a vida da artista na oficina de trabalho e apresenta a sua perspetiva sobre a arte em Portugal e na Europa.

Joana Vasconcelos – Coração Independente marcou presença em festivais como o DocLisboa, o Artecinema - Festival Internacional dos Filmes sobre Arte - Nápoles, o FIPA – Festival Internacional de Programas Audiovisuais, e o Caminhos do Cinema Português, no qual a realizadora Joana Cunha Ferreira ganhou o Prémio Revelação.

Apoio: Camões, I.P.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.