Rússia

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Rússia.

 

2016

 

Língua

MOSCOVO | 28-10-2016

V Colóquio das “Leituras Camonianas”

Teve lugar no dia 28 de outubro de 2016 na Universidade Estatal de Moscovo Lomonossov (MGU) o V Colóquio das “Leituras Camonianas”.

O evento juntou cerca de 30 estudiosos das mais prestigiadas universidades do país, e da Academia de Ciências da Rússia, em torno das questões da lusofonia.

Organização: Professores de Português da Universidade de Moscovo

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Moscovo

Literatura

MOSCOVO | 29-03-2016

Lançamento de Antologia de Fernando Pessoa

A Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo M.I Rudomino foi palco, de um serão literário onde foram lançadas em simultâneo as traduções das obras de Fernando Pessoa O Banqueiro Anarquista e Outros Contos, por Anton Tchernov, nas edições Centro do Livro M.I Rudomino, e do Livro do Desassossego, por Iryna Feschchenko, na editora Ad Marginem.

Este evento resultou de uma colaboração entre a Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo, a Embaixada de Portugal em Moscovo, e o Camões, I.P.

Apoio: Camões, I.P.

Música

MOSCOVO | 10-06-2016

Concerto comemorativo do Dia de Portugal

No dia 10 de junho de 2016 realizou-se, na Sala Grande do Conservatório de Moscovo,  um concerto comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Na primeira parte do concerto, teve lugar a estreia na Rússia da Sinfonia nº 2 em Ré Maior do compositor português João Domingos Bomtempo.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

SÃO PETERSBURGO | Cinema Velikan Park | 04-11-2015 — 08-11-2015

Primeiro Festival de Cinema Português na Rússia

Pela primeira vez, a cidade de São Petersburgo acolheu um festival dedicado ao cinema português. O “1º Festival de Cinema Português” tem exibições marcadas entre os dias 4 e 8 de novembro de 2015, no cinema Velikan Park.

A cerimónia de abertura teve lugar no primeiro dia do festival, a 4 de novembro, à qual se seguiu a exibição do filme “Montanha” de João Salaviza.

Organização: Camões, I.P. e Embixada de Portugal em Moscovo, com colaboração do cineclube Cinemafia, o Cônsul Honorário em São Petersburgo, a Fundação cultural russo-portuguesa "Lusitânia” e o cinema Velikan Park

Apoio: Embaixada de Portugal em Moscovo e Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo

Literatura

MOSCOVO | Biblioteca de Literatura Estrangeira | 21-10-2015

No dia 21 de outubro de 2015, foi inaugurada uma exposição comemorativa dos “100 anos da Revista Orpheu”, na Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo.

Por esta ocasião o investigador pessoano António Cardiello proferiu uma palestra intitulada "100 anos de Orpheu. Génese de uma revista e da sua geração".

O investigador participou ainda, no dia 22 de outubro de 2015, no colóquio de lusitanistas da Universidade Estatal de Moscovo, no âmbito das comemorações dos 40 anos da implementação do ensino do português na universidade.

Organização: Casa Fernando Pessoa e Camões, I.P.

Apoios: Embaixada de Portugal em Moscovo e Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo

Música

MOSCOVO | Clube Leningrad | 14-04-2015 — 15-04-2015

Noites de Fado

Duas noites de fado tiveram lugar em Moscovo, na sala de concertos do clube Leningrad, com o elenco do Café Luso e a fadista russa Olga Pushkina, acompanhada pela Orquestra Fandango.

O elenco do Café Luso, de Lisboa, foi levado pela voz de Yola Nunes, acompanhada à guitarra por Cristiano de Sousa e Filipe Acácio, partindo assim à conquista do público de Moscovo, num evento com ambiente e sabores exclusivamente lisboetas, com vinho e petiscos, confecionados segundo os preceitos do chefe do Café Luso, Alexis Gregório.

A poesia de Fernando Pessoa esteve também em destaque, sob a forma de ‘fado falado’, pela voz do artista emérito da Rússia, Oleg Marussev, e pela apresentadora de televisão, Olesya Vitebskaya.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Moscovo

NOVOSSIBIRSK | 28-04-2015

Concerto com Obras de Compositores Portugueses

A Orquestra Sinfónica Académica de Novossibirsk vai interpretar obras de compositores portugueses pela primeira vez na capital cultural da Sibéria, com a participação de dois jovens solistas portugueses e sob a direção do maestro João Tiago Santos.

O espetáculo contará com a participação dos jovens solistas Pedro Emanuel Pereira (piano) e Álvaro Pereira (violino). O programa incluirá obras de autores portugueses, a par de compositores russos.

Organização: Embaixada de Portugal em Moscovo, em colaboração com a Filarmónica de Novossibirsk

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Moscovo

 

2014

 

Artes Visuais

MOSCOVO | Biblioteca Estatal da Rússia | 27-05-2014 — 30-06-2014

Exposição "Lisboa, dignos de nota!" de Natália Gromicho

A artista portuguesa Natália Gromicho apresentou a exposição "Lisboa, dignos de nota", em Moscovo, na Biblioteca Estatal da Rússia. Esta exposição é uma coleção de 11 pinturas que retratam a sua homenagem á cidade onde nasceu, Lisboa.

Organização: Biblioteca Estatal da Rússia 
Apoio: Camões, I.P.

 

Cinema

2014

   

MOSCOVO

11/11/2014 - 16/11/2014

Semana do Cinema Português

Os realizadores portugueses Marco Martins e Pedro Costa participaram na 2ª Semana do Cinema Português em Moscovo, uma iniciativa do Leitorado do Camões, I.P. na capital russa.

Marco Martins e Pedro Costa participaram num encontro com o público e ministraram uma masterclasses na New Moscow Film School, estando também presentes numa mesa redonda com realizadores, críticos de cinema e outras figuras de destaque do cinema russo, como Naum Kleiman.

Organização: Leitorado Camões, I.P. em Moscovo
Apoio: Camões, I.P.

 

 

Jornadas Culturais

2013

   

ROSTOV NO DON

17/05/2013 - 18/05/2013

Dias da Europa

A iniciativa Dias da Europa celebrou-se em Rostov-no-Don, Rússia, com uma programação que incluiu um Festival de Cinema europeu em que Portugal participou com duas longas-metragens: A Morte de Carlos Gardel, de Solveig Nortlung, e A esperança mora onde menos se espera, de Joaquim Leitão.

Paralelamente, houve aulas de iniciação ao Português, abertas ao público.

Apoio: Camões, I.P.

Língua Portuguesa

2014

   

ROSTOV-NO-DON

18/05/2014 - 21/05/2014

Semana da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Don

A Universidade Estatal Técnica do Don, na cidade de Rostov-no-Don, levou a cabo a III Semana da Língua e Cultura Portuguesas, em colaboração com o Centro de Língua Dante AGhilieri, e o Leitorado do Camões, I.P. na Rússia.

A iniciativa visa dinamizar o ensino da língua e cultura portuguesas numa das principais universidades do sul da Rússia, através de várias manifestações culturais, desde palestras em torno da lusofonia, uma exposição sobre o potencial económica da língua portuguesa, mostras de cinema, um concurso de fonética e declamação de poesia, aulas de língua.

Esta terceira edição contou com a participação especial do eminente historiador e correspondente José Milhazes, que proferiu três palestras dedicadas às relações históricas luso-russas.

Organização: Universidade Estatal Técnica do Don e Leitorado do Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

   

ROSTOV-NO-DON

13/05/2013 - 16/05/2013

Semana da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Don

Filmes, música e seminários em russo sobre a Lusofonia integraram a II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don. Além da oferta de aulas de Português, o programa desta iniciativa incluiu a exibição dos filmes “A Dama de Chandor” e “À Flor da Pele”, de Catarina Mourão, e ainda “O Delfim”, de Fernando Lopes.

Realizaram-se diversos seminários proferidos em russo pelo leitor do Camões, I.P. na Rússia, João Carlos Mendonça João, sobre temas da Lusofonia: Portugal na Europa, Importância e Peso Económico do Mundo Português, a História do Fado e a História do Azulejo.

A II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don encerrou com um espetáculo musical em que participaram os estudantes de Portugal, do Brasil e dos PALOP que estudam em Rostov.

Organização: Universidade Estatal Técnica do Don e Centro de Língua Dante Aghilieri e Leitorado do Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

 

Música

2015

   

NOVOSSIBIRSK

28/04/2015

Concerto com Obras de Compositores Portugueses

A Orquestra Sinfónica Académica de Novossibirsk interpretou obras de compositores portugueses pela primeira vez na capital cultural da Sibéria, com a participação de dois jovens solistas portugueses e sob a direção do maestro João Tiago Santos.

O espetáculo contou com a participação dos jovens solistas Pedro Emanuel Pereira (piano) e Álvaro Pereira (violino).

Organização: Embaixada de Portugal em Moscovo
Apoio: Camões, I.P. e Filarmónica de Novossibirsk

 

     

MOSCOVO

Clube Leningrad

14/04/2015 - 15/04/2015

Noites de Fado

Duas noites de fado tiveram lugar em Moscovo, na sala de concertos do Clube Leningrad, com o elenco do Café Luso e a fadista russa Olga Pushkina, acompanhada pela Orquestra Fandango.

O elenco do Café Luso, de Lisboa, foi levado pela voz de Yola Nunes, acompanhada à guitarra por Cristiano de Sousa e Filipe Acácio, partindo assim à conquista do público de Moscovo, num evento com ambiente e sabores exclusivamente lisboetas, com vinho e petiscos, confecionados segundo os preceitos do chefe do Café Luso, Alexis Gregório.

A poesia de Fernando Pessoa esteve também em destaque, sob a forma de ‘fado falado’, pela voz do artista emérito da Rússia, Oleg Marussev, e pela apresentadora de televisão, Olesya Vitebskaya.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Moscovo

 

Cinema e Multimédia

MOSCOVO | 11-11-2014 — 16-11-2014

Semana do Cinema Português

Os realizadores portugueses Marco Martins e Pedro Costa participaram na 2ª Semana do Cinema Português em Moscovo.

Marco Martins e Pedro Costa participaram num encontro com o público e ministraram um masterclasses na New Moscow Film School, e numa mesa redonda com realizadores, críticos de cinema e outras figuras de destaque do cinema russo, como Naum Kleiman.

Foram exibidos os filmes O Cônsul de Bordéus, de Francisco Manso e João Correa, Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, Centro Histórico, de Pedro Costa e Manoel de Oliveira, e O Grande Kipaly, de Zezé Gamboa, Twenty one Twelve: o Dia em que o Mundo não acabou, de Marco Martins, no dia 14 de novembro, e A Mãe e o Mar, de Gonçalo Tocha, Morrer como um Homem, de João Pedro Rodrigues, e Os Maias, de João Botelho.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. em Moscovo

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

ROSTOV-ON-DON | 18-05-2014 — 21-05-2014

Semana da Língua e Cultura Portuguesas na Universidade do Don

A Universidade Estatal Técnica do Don, na cidade de Rostov-no-Don, levou a cabo pelo terceiro ano consecutivo, de 18 a 21 de maio, a terceira Semana da Língua e Cultura Portuguesas, em colaboração com o Centro de Língua Dante AGhilieri, e o leitor do Camões IP na Rússia.

A iniciativa visou dinamizar o ensino da língua e cultura portuguesas numa das principais universidades do sul da Rússia, através de várias manifestações culturais, desde palestras em torno da lusofonia,uma exposição sobre o potencial económica da língua portuguesa, amostras de cinema, um concurso de fonética e declamação de poesia, aulas de língua.

Esta terceira edição contou com a participação especial do eminente historiador e correspondente José Milhazes, que proferiu três palestras dedicadas às relações históricas luso-russas "Como a Rússia descobriu Portugal e vice-versa"," Influência do ideário liberal português nos Dezembristas russos", e "Portugueses na Rússia e Russos em Portugal".

Apoio: Camões, I.P.

  

2013

 

Interdisciplinar

ROSTOV-NO-DON | 13-05-2013 — 16-05-2013

II Semana da Língua e Cultura Portuguesas

Filmes, música e seminários em russo sobre Lusofonia integraram a II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don, Rússia, que se realizou de 13 a 16 de maio de 2013.

Além da oferta de aulas de Português, o programa desta iniciativa incluiu a exibição dos filmes “A Dama de Chandor” e “À Flor da Pele”, de Catarina Mourão, e ainda “O Delfim”, de Fernando Lopes.

Realizaram-se igualmente diversos seminários pelo leitor do Camões IP na Rússia, João Carlos Mendonça João, sobre temas da Lusofonia: Portugal na Europa, Importância e Peso Económico do Mundo Português, a História do Fado e a História do Azulejo.

A II Semana da Língua e Cultura Portuguesas em Rostov-no-Don encerrou com um espetáculo musical em que participaram os estudantes de Portugal, do Brasil e dos PALOP que estudam em Rostov.

Organização: Universidade Técnica Estatal do Don e com o Centro de Língua Dante Aghilieri

Apoio: Camões, I.P.

ROSTOV-ON-DON | 17-05-2013 — 18-05-2013

Dias da Europa

A iniciativa Dias da Europa, apoiada pelo Camões IP, celebrou-se em Rostov-no-Don, Rússia, a 17 e 18 de maio de 2013, com uma programação que inclui um Festival de Cinema europeu em que Portugal participa com duas longas-metragens.

No evento serão exibidos os filmes “A Morte de Carlos Gardel”, de Solveig Nortlung, e “A esperança mora onde menos se espera”, de Joaquim Leitão. Paralelamente, haverá aulas de iniciação ao Português, abertas ao público.

Um dos temas centrais dos Dias da Europa em Rostov-no-Don é a Ecologia, estando previstos debates e um percurso de bicicleta que visa promover os meios de transportes ecológicos.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.