São Tomé e Príncipe

 

2016

 

Artes Visuais

SÃO TOMÉ | 04-02-2016

Apresentação do projeto Handcrafted Innovat!on

Teve lugar no Centro Cultural Português em São Tomé, no dia 4 de fevereiro de 2016, a apresentação do projeto Handcrafted Innovat!on, um projeto inovador que liga a autenticidade do artesanato santomense às novas tecnologias.

O evento incluiu uma sessão de debate e de troca de ideias com algumas entidades mentoras da iniciativa.

Apoio: Camões, I.P.

SÃO TOMÉ | 08-03-2016 — 15-03-2016

Exposição de pintura “Mulher Africana” de Arlete Nascimento

Esteve patente no Centro Cultural Português em São Tomé, uma exposição de pintura da artista plástica santomense Arlete Nascimento.

A inauguração ocorreu no Dia Internacional da Mulher, proclamado pela Organização das Nações Unidas em 1977, que visa celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres e, paralelamente, sensibilizar contra o preconceito e a discriminação que ainda subsistem.

Apoio: Centro Cultural Português em São Tomé

SÃO TOMÉ | 29-11-2016 — 07-12-2016

Exposição Coletiva “Lemba Lemba”

Esteve patente de 29 de novembro a 7 de dezembro de 2016 no Centro Cultural Português em São Tomé, a exposição coletiva “Lemba Lemba”, com obras de cinco artistas plásticos santomenses.

Apoio: Centro Cultural Português em São Tomé

 

2015

 

Artes Visuais

SANTO ANTÓNIO | Centro Cultural Português - Polo no Príncipe | 01-06-2015

Ilídio Jordão expõe uma “Outra Face das Ilhas Maravilhosas”

Esteve patente no Centro Cultural Português/Camões, I.P. - Polo no Príncipe, na cidade de Santo António, uma exposição de pintura do artista plástico santomense Ilídio Jordão.

Intitulada “Outra Face das Ilhas Maravilhosas” a exposição apresentou um conjunto de 13 obras a óleo, em representações pictoricamente vivas do corpo humano, criando laços e entrecruzamentos entre a memória e o real, ao mesmo tempo que nos traz o olhar crítico do pintor sobre a sociedade atual.

Ilídio Jordão é um pintor e escultor autodidata e é membro efetivo da Associação Artistas Plásticos Santomenses (AAPLAS). Participou em diversas manifestações culturais em vários países, nomeadamente Espanha, França, Irlanda, Cabo Verde e Portugal, com exposições individuais e coletivas.

Organização: Centro Cultural Português em São Tomé

Apoio: Camões, I.P.

SÃO TOMÉ | 27-08-2015 — 10-09-2015

Artista plástico Kwame Sousa expõe “Fragmentos”

Decorreu entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro de 2015, no Centro Cultural Português em São Tomé, a exposição de pintura “Fragmentos” do artista plástico santomense Kwame Sousa.

Kwame Sousa, nascido em São Tomé e Príncipe em abril de 1980, descobriu o gosto pela arte no final do ensino pré-universitário, sob a influência de colegas, e começou a desenhar como autodidata.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

SÃO TOMÉ | Centro Cultural Português | 11-12-2015 — 22-12-2015

4000 títulos na 2ª edição da Feira do Livro

Decorreu no Centro Cultural Português em São Tomé/Camões, I.P., a segunda edição da Feira do Livro em São Tomé que tem como objetivo promover a língua portuguesa, incentivar hábitos de leitura e proporcionar o acesso ao conhecimento didático e científico.

Na feira, aberta ao público todos os dias, das 09h30 às 19h00, encontravam-se disponíveis cerca de 4.000 títulos, de 70 editoras, dos mais diversos géneros.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre aquele centro cultural e a PalmoApalmo Editores e Distribuidores.

Organização: Centro Cultural Português em São Tomé

Apoio: Camões, I.P.

Música

SÃO TOMÉ | Centro Cultural Português | 01-10-2015

Dia Mundial da Música assinalado com concerto comemorativo

O Centro Cultural Português em São Tomé/Camões, I.P acolheu no dia 1 de outubro de 2015, um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, que contou com a atuação dos artistas santomenses Guilherme Carvalho e Nezô.

O Dia Mundial da Música foi instituído pelo Conselho Internacional da Música, instituição da UNESCO, em 1975, visando promover a arte musical ou a melodia do espírito.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Performativas

SÃO TOMÉ | Centro Cultural Português | 22-04-2013 — 25-04-2013


Espetáculo Uma Bailarina em São Tomé

Espetáculo de Dança da coreógrafa Aldara Bizarro com interpretação de Isabel Costa. Concebido para o público infantil em contextos escolares ou familiares, pretende proporcionar novas leituras e reflexão sobre o corpo.

No âmbito deste programa foram realizadas ações de formação dirigidas a professores e a crianças dos 4º, 5º e 6º anos escolares e uma exposição com variadas imagens dos espetáculos de dança apresentados pela Companhia Nacional de Bailado.

O Espetáculo foi apresentado no Centro Cultural Português em São Tomé, na Escola Portuguesa em São Tomé e no Instituto Diocesano de Formação João Paulo II.

Organização: Centro Cultural Português em São Tomé

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.