Venezuela

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Venezuela.

 

2016

 

Língua

CARACAS | 01-10-2016

III Encontro de Professores de Língua Portuguesa

Teve lugar no dia 1 de outubro de 2016, em Caracas, o III Encontro de Professores de Língua Portuguesa da Venezuela, que decorreu sob o lema “ Novos Desafios e Novas Oportunidades”.

Organização: Coordenação do Ensino Português Camões, I.P. na Venezuela

 

2015

 

Língua

CARACAS | 07-06-2015

Concurso para Estudantes de Português

A rede de ensino de português da Venezuela promoveu um concurso, no âmbito do dia de Portugal, intitulado “10 de junho, a minha personagem favorita da história de Portugal”.

O desafio foi lançado aos alunos entre os 8 e os 18 anos que estudam língua portuguesa em estabelecimentos venezuelanos ou luso venezuelanos de ensino, das áreas da Grande Caracas, Maracay e Valencia.

Os trabalhos ficaram expostos nas escolas ou centros culturais, entre os dias 7 de junho e 2 de julho de 2015, para serem apreciados pelos encarregados de educação, professores e comunidade em geral.

Apoio: Camões, I.P.

CARACAS | Instituto Universitário Américo Vespúcio | 04-07-2015

II Encontro de Professores de Língua Portuguesa na Venezuela

Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro da Venezuela organizou o Encontro de Professores de Língua Portuguesa da Venezuela realizado no Instituto Universitário Américo Vespúcio, Caracas.

O objetivo deste encontro é reunir os professores e demais atores envolvidos na divulgação da língua portuguesa neste país sul-americano num encontro onde o convidado foi o Prof. Dr. Ricardo Salomão, da Universidade Aberta.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Caracas e Editora Lidel

CARACAS | 12-12-2015

Encontro de Estudantes de Língua Portuguesa da Venezuela

A Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro na Venezuela/Camões, I.P. organizou, pela primeira vez, no dia 12 de dezembro de 2015, o I Encontro de Estudantes de Língua Portuguesa que se realizou nas instalações do Colégio San Agustín-El Paraíso, um colégio associado do Camões, I.P. naquele país.

A ocasião foi ainda aproveitada para a entrega dos prémios “Postal de Natal e Conto Natalício”.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

CARACAS | 12-03-2015 — 22-03-2015

Portugal presente na 11ª edição da Feira Internacional do Livro - FILVEN

Portugal participou na 11ª edição da Feira Internacional do Livro da Venezuela (FILVEN), marcando presença através de um pavilhão da Embaixada de Portugal/Camões, I.P. e ainda através das editoras Lidel e Porto Editora, que asseguram a venda de manuais e livros portugueses ao público venezuelano.

É a segunda vez consecutiva que Portugal participa neste importante certame dedicado ao livro, constituído por mais de 200 pavilhões e que regista uma média de 300 mil visitantes por edição.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Língua

CARACAS | 05-07-2014

I Encontro de Professores de Português

O I Encontro de Professores de Português na Venezuela realizou-se no Centro de Língua Portuguesa em Caracas.

O encontro, que contou com a participação de Paulo Feytor Pinto, pretendeu reunir todos os atores envolvidos na difusão da Língua Portuguesa na Venezuela, quer seja a nível do ensino primário, secundário ou universitário.

Entre os participantes encontravam-se professores de Valência, Barquisimeto, Maracay e Clarines, para além daqueles que lecionam na região metropolitana de Caracas.

Apoio: Camões, I.P.

CARACAS | 20-10-2014 — 24-10-2014

Departamento de Português da UCV celebra 20º aniversário

Conferências, palestras, cinema, música e poesia integraram o programa comemorativo do 20º aniversário do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Central da Venezuela (UCV).

Reunidos no âmbito desta comemoração, estudantes, professores e comunidade refletiram em conjunto sobre as oportunidades e desafios sentidos por quem aprende ou ensina português na Venezuela. 

Em duas décadas, o Departamento tornou-se uma referência ímpar no ensino do português naquele país sul-americano.

Apoio: Camões, I.P.

Música

CARACAS | 07-06-2014

Soprano luso-descendente lança disco inspirado na obra de Pessoa

A soprano luso-venezuelana Andrea Imaginário lançou em Caracas um álbum inspirado na obra do poeta português Fernando Pessoa.

O disco "Andrea Imaginário em Pessoa" foi apresentado na sala de concertos do Centro Cultural BOD.

O disco, produzido por Miguel Chacón, conta com a participação dos músicos Laurent Lècuyer (piano), Roberto Jirón (viola), Miguel Chacón (baixo), Nené Quintero (percussão), Eduardo Galián (bandônio, tipo de acordeão), Julio Mendoza (trompete) e a colaboração especial do 'cantautor' Goyo Reyna.

Apoio: Camões, I.P., Direção Geral dos Assuntos Consulares e Fundação Instituto Português de Cultura

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.