Azerbaijão

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Azerbaijão.

 

2016

 

Artes Visuais

BAKU | Museu de Arte Moderna de Baku | 22-04-2016

Exposição “I Wanna be Adored” - Três Artistas Portugueses expõem no Museu de Arte Moderna de Baku

Teve lugar no dia 22 de abril de 2016, no Museu de Arte Moderna em Baku, a inauguração da exposição “I Wanna Be Adored” com obras de três artistas portugueses: André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti e Tomás Cunha Ferreira.

A data da exposição e os próprios artistas foram escolhidos com vista a comemorar o 25 de abril. Os artistas nasceram perto de 1974, foram crianças, adolescentes e tornaram-se adultos após a revolução. Escolheram como título da exposição “I Wanna be Adored”,  single da banda Stone Roses que para eles terá marcado a passagem da geração que assistiu ao 25 de abril para aquela à qual pertencem e que não chegou a viver o período que antecedeu a revolução.

O evento teve grande visibilidade mediática. Terão participado cerca de 100 pessoas, entre os quais o Ministro da Cultura e Turismo Abulfas Garayev, acompanhado do Alto Representante da Aliança das Civilizações Nassir Abdulaziz Al-Nasser.

Organização: Museu de Arte Moderna de Baku

Apoios: Camões, I.P., Consulado-Honorário de Portugal no Azerbaijão

Cinema e Multimédia

BAKU | 03-11-2016 — 12-11-2016

Filme Português “Gelo” no Festival de Cinema Europeu

Em 2016, Portugal participou pela segunda vez consecutiva no Festival de Cinema Europeu de Baku, com o filme “Gelo”, de Luís e Gonçalo Galvão Teles. O Festival que decorreu de 3 e 12 de novembro de 2016 em várias salas de cinema da capital do Azerbaijão é o resultado de uma iniciativa conjunta da Delegação da União Europeia e das Embaixadas acreditadas no país, incluindo Portugal.

O filme português, com uma temática moderna, fantástica e romântica, destina-se ao público mais jovem que assistirá à sua exibição no dia 6 de novembro, na sala de cinema do edifício “Flame Towers”. Este arranha-céus de 190 metros de altura é constituído por três torres que representam as chamas dos poços de petróleo, símbolo da riqueza e desenvolvimento do Azerbaijão.

Portugal participou pela primeira vez neste Festival, em 2015, com o Filme “Os Gatos Não têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos.

Organização: Delegação da União Europeia e Embaixadas acreditadas no país

Apoio: Camões, I.P.

Música

BAKU | 27-09-2016 — 29-09-2016

Três concertos de Fado dos Fad’Nu

Vai ter lugar nos dias 27, 28 e 29 setembro de 2016, em Baku, três concertos de Fado dos Fad’Nu.

Estes eventos, que contam com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Missão Diplomática portuguesa.

Os Fad’Nu, José Alegre e Cátia Alhandra, estão ligados à Academia Musical de Lagos.

Apoios: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e Missão Diplomática portuguesa

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.