Bélgica

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Bélgica

2016

 

Artes Visuais

BRUXELAS | Parc de Bruxelles | 02-09-2016 — 04-09-2016

Portugal representado no Festival da Banda Desenhada

Portugal esteve representado no 7º Festival da Banda Desenhada de Bruxelas pelo português Paulo Monteiro, no pavilhão internacional, que para além de expor alguns dos seus trabalhos, dinamizou oficinas para adultos e crianças.

Apoios: Camões I.P. e EUNIC

BRUXELAS | Museu de Arte Contemporânea – Wiels | 10-09-2016 — 11-12-2016

Exposição de Helena Almeida “Corpus”

Esteve patente de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016, no Museu de Arte Contemporânea – Wiels, em Bruxelas, a exposição de Helena Almeida intitulada Corpus.

Esta exposição dedicada à obra da conceituada artista portuguesa Helena Almeida (Lisboa, 1934), examina o seu trabalho de pintura, fotografia, vídeo e desenho ao longo de quase cinco décadas.

"Helena Almeida” é comissariada por João Ribas, Diretor Adjunto e Curador Sénior, e Marta Moreira de Almeida, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 

Apoios: Camões, I.P., Fundação Serralves – Museu de Arte Contemporânea e Museu de Arte Contemporânea – Wiels

BRUXELAS | Embaixada de Portugal em Bruxelas | 07-11-2016

Conferência “Novos Desafios na Arquitetura Portuguesa”

Uma conferência subordinada ao tema "Novos desafios na arquitetura portuguesa" realizou-se em Bruxelas no dia 7 de novembro de 2013, pelas 18h30, na Embaixada de Portugal (avenue de Cortenbergh 12 1040).

Para apresentar e desenvolver este tema foram convidados os arquitetos portugueses Nuno Rocha Pinto (que vive e trabalha em Bruxelas) e Diana Vieira da Silva (residente no Porto).

Organização: Embaixada de Portugal em Bruxelas

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

BRUXELAS | Théâtre du Vaudeville | 22-04-2016 — 26-04-2016

Portugal no Brussels International Guitar Festival & Competition

A 5ª edição do “Brussels International Guitar Festival & Competition” realizou-se de 22 a 26 de abril de 2016, com a participação do guitarrista Português Pedro Soares, pela 2ª vez.

O festival - que tem o Alto Patrocínio da Rainha da Bélgica - integra diversas atividades, tais como concertos, master classes de guitarra, encontros, luthiers, espetáculos para crianças e a grande final do concurso internacional de guitarra.

Apoio: Camões, I.P.

BRUXELAS | 09-11-2016

2ª Edição da “Matiné Pensante”

Quatro painéis – Portugal reinventado, Portugal, a mercearia gourmet da EuropaPortugal, artes e letras, Portugal solidário - vários oradores – António Costa Pereira, Catarina Portas, José Avillez, Nilton, Margarida Pinto Correia, Bento Amaral, Mestre Cruzeiro Seixas, Joana Benzinho e Joana Moura, entre outros – eis o programa da 2ª edição de Matiné Pensante, que pretendeu, através da interação entre os participantes, incentivar novas descobertas, novos conhecimentos, abrir perspetivas e lançar desafios promovendo também o melhor de Portugal em Bruxelas.

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Literatura

BRUXELAS, ANTUÉRPIA | Embaixada de Portugal em Bruxelas, Hoger Institut Voor Vertalers en Tolken, Antuérpia | 24-02-2016 — 25-02-2016

Conferência sobre Literatura Portuguesa - Centenário da revista Orpheu

No âmbito das comemorações do centenário da revista Orpheu, Fernando Pinto do Amaral realizou, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2016, em Bruxelas e em Antuérpia, uma conferência/debate sobre a importância da revista Orpheu e dos principais nomes a ela ligados no panorama intelectual português do início do século XX, e ainda, até que ponto isso teve repercussões não só a nível da literatura e das artes mas na sociedade de uma forma mais lata.

Apoio: Camões, I.P.

ANTUÉRPIA | Born In Antwerp em Kattendijkdok | 08-06-2016 — 10-06-2016

Félix Poetry Festival

A Antwerpen Boekenstad organizou pela oitava vez o Félix Poetry Festival. Este evento faz uma seleção poética de qualidade a nível nacional e internacional, organizando um programa diversificado com vários géneros literários: canção, poetry slam, poesia de intervenção, convidados com vários percursos e performances lúdicas complementadas com um trabalho literário sério.

Organização: Antwerpen Boekenstad

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões, I.P.

Música

BRUXELAS | Atelier Marcel Hastir | 01-05-2016

Recital de canto e piano -“POIS.É” por Sara Belo e Daniel Schvetz

Teve lugar no dia 1 de maio de 2016 no Atelier Marcel Hastir, em Bruxelas, o espetáculo POIS.É!, onde a poesia portuguesa ganha corpo musical nas composições originais de Daniel Schvetz, interpretadas na voz de Sara Belo, numa fusão do canto lírico, jazzístico e contemporâneo.

A poesia portuguesa é a base deste projeto. Uma série de músicas baseadas na escrita e inspiradas no percurso de alguns dos grandes criadores da poesia lusitana: Natália Correia, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, entre outros.

Apoio: Camões, I.P.

BRUXELAS | Palais des Beaux-Arts | 20-05-2016

Concerto dos “Deolinda” no Palais des Beaux-Arts

Os “Deolinda” subiram ao palco do Palais des Beaux-Arts, na capital belga, no dia 20 de maio de 2016 para apresentarem um reportório baseado nos seus mais recentes álbuns: “Mundo Pequenino”, produzido pelo britânico Jerry Boys e pela própria banda e “Outras Histórias”.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas, Camões, I.P. e BOZAR

BRUXELAS | Universidade Livre de Bruxelas | 15-06-2016

Concerto de música de fusão lusófona: “Senza”

Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Embaixada de Portugal em Bruxelas e o Camões, I.P., promovem no dia 15 de junho de 2016, na Universidade Livre de Bruxelas, um concerto de música de fusão lusófona, inspirada em viagens, interpretado pelo grupo musical “Senza”.

Organização: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Performativas

BRUXELAS | Théâtre du Perruchet | 02-05-2015 — 17-05-2015

Portugal nas Jornadas Europeias da Marioneta

A 2ª edição das Jornadas Europeias da Marioneta decorreram em Bruxelas, entre os dias 2 e 17 de maio, no Théatre Royale du Perruchet.

Com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Portugal esteve representado pela Companhia de Marionetas de Alcobaça, que encenou a peça de teatro tradicional “D.Roberto”, nos dias 2 e 3 de maio de 2015.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões, I.P.

Artes Visuais

BRUXELAS | Palais des Beaux-Arts | 27-10-2015

Eduardo Souto Moura analisa dois dos seus projetos

O Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas, acolheu no dia 27 de outubro de 2015 uma conferência com Eduardo Souto de Moura.

Esta iniciativa decorre dos projetos levados a cabo por este arquiteto, na Bélgica, nomeadamente, o projeto dos crematórios de Courtrai e Evère, em parceria com arquitetos belgas.

Apoios: Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Bruxelas

BRUXELAS | Embaixada de Portugal | 24-11-2015

Apresentação da obra de Maria Leal da Costa “Escultura”

Com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Bruxelas, a sala Damião de Goes desta representação diplomática, acolheu, no dia 24 de novembro de 2015, a apresentação da obra “Escultura” de Maria Leal da Costa.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Cinema e Multimédia

BRUXELAS | Embaixada de Timor-Leste em Bruxelas | 05-05-2015 — 11-05-2015

Ciclo de Cinema dos Países da CPLP

Organização: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

 

Interdisciplinar

BRUXELAS | 05-06-2015 — 06-06-2015

Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa e do Dia de Portugal

Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Associação 8 Séculos da Língua Portuguesa

Atuação do coral Luísa Todi de Setúbal, e do coral belga, Anaconda, que reúne elementos dos vários países da CPLP e América Latina.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas, Camões, I.P. e Associação 8 Séculos da Língua Portuguesa

BRUXELAS | Bouche à l’Oreille | 14-11-2015

Conferência “Matiné Pensante Bruxelas 2015 | Sentir Madeira”

O Bouche à l’Oreille, em Bruxelas, acolheu no dia 14 de novembro a conferência “Matiné Pensante Bruxelas 2015 | Sentir Madeira”. O projeto "Matiné Pensante" é dedicado a todos os empreendedores, sonhadores, idealistas e apaixonados por Portugal. Um espaço aberto e de participação, mas principalmente um espaço de crescimento coletivo. Uma visão dos portugueses e de Portugal, partilhando o que de melhor se faz para a construção de um futuro melhor.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Língua

BRUXELAS | Universidade Livre de Bruxelas - Faculté de Philosophie et Lettres | 06-05-2015

Alice Geirinhas em Encontro na Universidade Livre

A Embaixada de Portugal em Bruxelas e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da quinzena da Língua e Cultura Portuguesas e das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, organizaram um encontro com a ilustradora Alice Geirinhas.

Organização: Embaixada de Portugal em Bruxelas e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Literatura

BRUXELAS | Librairie Filigranes | 16-03-2015

Encontro e Sessão de autógrafos com o escritor José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos esteve presente em Bruxelas, no dia 16 de março de 2015 para um encontro e sessão de autógrafos das suas obras publicadas em Português pela Editora Gradiva e em francês pela HC Éditions.

Apoio: Camões, I.P.

BRUXELAS | Embaixada de Portugal em Bruxelas | 24-09-2015

Apresentação do livro “Sir Fernando Pessoa – O Relógio de Bolso que Esconde uma História” de Maria Antónia Jardim

No quadro das comemorações do centenário da revista Orpheu, e com o apoio do Camões, I.P., a Embaixada de Portugal em Bruxelas acolheu no dia 24 de setembro de 2015, na sala Damião de Goes desta representação diplomática, a apresentação do livro “Sir Fernando Pessoa – O Relógio de Bolso que Esconde uma História” de Maria Antónia Jardim.

A obra foi apresentada por Nassalete Miranda, diretora da Singular Plural, editora do livro.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Música

BRUXELAS | Espace Magh | 24-04-2015 – 28-04-2015

Participação portuguesa no Brusssels International Guitar Festival & Competition

Com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua realizou-se em Bruxelas a 4ª edição do Brussels International Guitar Festival & Competition, no qual participou o guitarrista português Pedro Soares.

Um dos melhores coros de câmara belga e o virtuoso português Pedro Soares proporcionaram uma ocasião rara e exceptional de descobrir uma obra magistral como o Romancero Gitano, composto por Mario Castelnuevo para coro misto e guitarra, com base em textos do poeta espanhol Frederico Garcia Lorca.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões, I.P.

ANTUÉRPIA | Sala de Concertos “De Roma” | 03-10-2015

Concerto da fadista Joana Amendoeira em Bourgerhout

Numa iniciativa apoiada pelo Camões, I.P., Joana Amendoeira, uma das mais importantes fadistas da nova geração, deu um concerto no dia 3 de outubro de 2015 na sala de concertos “De Roma” de Antuérpia.

O seu percurso conta com oito discos editados e várias participações em compilações especiais de Fado, nacionais e internacionais, assim como vários prémios (entre eles, o de melhor Disco de Fado 2008, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues), foi selecionada para se apresentar em diversas Feiras de World Music, como o Mercat de Musica Viva de Vic 2003 (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canada) e teve a oportunidade de fazer digressões por diversos países como Espanha, Itália, Hungria, Lituânia, Suécia, Brasil, Argentina, EUA, India e Japão.

Apoio: Camões, I.P.

BRUXELAS | Centro Cultural de Etterbeek - Espace Senghor | 10-12-2015

Concerto com a fadista Cuca Roseta

Com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas, do Camões, I.P. e do Centro Cultural de Etterbeek - Espace Senghor, a fadista Cuca Roseta apresentou em concerto, no dia 10 de dezembro de 2015 naquele centro cultural em Bruxelas, o seu ultimo álbum “Riu”.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas, do Camões, I.P. e do Centro Cultural de Etterbeek - Espace Senghor

 

2014

 

Cinema e Multimédia

BRUXELAS | CIVA - Centre International pour la Ville, l'Architecture et le Paysage | 08-04-2014 — 11-04-2014

Documentário português no festival Millenium

A longa-metragem Os Caminhos de Jorge, de Miguel Moraes Cabral, representou o cinema documental português no Millenium – Festival Internacional de Documentário, a 8 de abril de 2014, em Bruxelas.

Vencedor de uma menção honrosa no último DocLisboa, o filme de Miguel Moraes Cabral foi selecionado para o Festival de Turim, tendo sido exibido na secção «Panorama Connaître l’Autre» do festival Millenium, que se realizou em Bruxelas, de 3 a 11 de abril de 2014.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Língua

BRUXELAS | Parlamento Europeu | 18-02-2014 — 21-02-2014

Exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa” no Parlamento Europeu

A exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”, que retoma os conteúdos do livro homónimo, um estudo realizado por investigadores do ISCTE sob coordenação de Luís Reto, esteve patente no Parlamento Europeu, Bruxelas.

Trata-se de uma nova mostra organizada pelo Camões, I.P., cuja coordenação científica esteve a cargo do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa.

O livro indica a existência de 254,54 milhões de «falantes nativos» de português, correspondente às populações dos 8 países de língua oficial portuguesa.

Organização: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

Literatura

BRUXELAS | Palais des Beaux-Arts | 21-01-2014

Apresentação de “Livro do Desassossego”

O “Livro do Desassossego” de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa, foiapresentado pelo escritor português Pedro Sena-Lino numa sessão do Bozar Book Club, em Bruxelas, a 21 de janeiro de 2014.

Apoios: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Camões, I.P.

BRUXELAS | Livraria Orfeu | 22-03-2014

Debate sobre “A grande guerra na ficção portuguesa contemporânea”

A Embaixada de Portugal, o Camões, I.P. e a Orfeu, Centro Cultural, livraria e editora portuguesa e galega em Bruxelas organizaram a 22 de março de 2014, um debate sobre “A Grande Guerra de 1914-18 na ficção contemporânea portuguesa”.

No evento participaram Cristina Drios, finalista do Prémio Leya 2013 e Nuno Gomes Garcia, consultor literário em Paris, sendo moderador Dominique Stoenesco, tradutor e editor da Cahiers Portugueses-Latitudes.

Organização: Embaixada de Portugal, Camões, I.P. e Livraria Orfeu

BRUXELAS | Universidade Livre de Bruxelas | 26-11-2014

Afonso Cruz e Samuel Pimenta inauguram Jornadas da Literatura Portuguesa 

Afonso Cruz, escritor, músico e ilustrador, e Samuel Pimenta, escritor, marcaram presença na capital belga a 26 de novembro de 2014, no âmbito da sessão de inauguração das Jornadas da Literatura Portuguesa

Organização: Camões, IP e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Música

BRUXELAS | Med Hall | 11-02-2014

Músico português João Pedro Pais em concerto

O músico português João Pedro Pais atuou a 11 de fevereiro de 2015 em Bruxelas, onde apresentou o concerto “Conta-me Histórias”, no Med Hall, em Bruxelas.

Apoio: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

 

2013

 

Artes Performativas

BRUXELAS | 08-05-2013 — 09-05-2013

Tiago Rodrigues no Kunstenfestivaldesarts

Três Dedos Abaixo do Joelho, o espetáculo de Tiago Rodrigues, estreado há um ano na sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, durante o alkantara festival, esteve em cena no Atelier 210, no Kunstenfestivaldesarts de Bruxelas, a 8 e 9 de maio de 2013.

Apoio: Camões, I.P.

BRUXELAS | 18-05-2013 — 19-05-2013

Espetáculos de Companhia Portuguesa de Marionetas

A companhia S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, participou nas Jornadas Europeias da Marioneta com dois espetáculos – Tubic e Dom Roberto – que foram apresentados nos dias 18 e 19 de maio, pelas 15h00, no Théâtre Royal du Peruchet em Bruxelas (50, avenue de la Forêt, 1050 Bruxelles).

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Artes Visuais

BRUXELAS, ANTUÉRPIA, GAND | 22-10-2013 — 25-10-2013

Artista português António Jorge Gonçalves na Bélgica

António Jorge Gonçalves, designer e performer visual, autor de novelas gráficas, de cartoons políticos e de banda desenhada, esteve na Bélgica para apresentar a sua obra a alunos de língua portuguesa na Universidade Livre de Bruxelas, no HIVT (Antuérpia) e na Universidade de Gand.

A presença de António Jorge Gonçalves contou com a colaboração das instituições e universidades belgas que têm um leitorado de Português do Camões, I.P..

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

Literatura

BRUXELAS | 30-05-2013 — 01-06-2013

Participação de Patrícia Reis no projeto Ruelles

Patrícia Reis, escritora e investigadora portuguesa, participou, de 30 de maio a 1 de junho, no projeto Les Ruelles, que decorreu nas instalações do De Pianofabriek, em Saint-Gilles, Bruxelas.

A escritora dinamizou alguns workshops direcionados apenas para mulheres no contexto da arte, tecnologia e software livre.

Organização: Associação de Arte e Media Constant e Samedies Femmes et Logiciels Librese Femmes et Nouvelles Technologies

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

BRUXELAS | 26-09-2013 — 26-10-2013

Poeta José Tolentino Mendonça representa Portugal no Festival “Transpoésie”

A poesia portuguesa fez-se representar por José Tolentino Mendonça no Festival “Transpoésie”, iniciativa no âmbito do Dia Europeu das Línguas que alcança mais de três milhões de pessoas através da afixação de poemas nas estações de metro e restantes transportes públicos da capital belga.

De 26 de setembro, Dia Europeu das Línguas, a 26 de outubro, o conjunto de poemas esteve exposto na Galeria Anspach em Bruxelas. 

Organização: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Bruxelas, Livraria Orfeu e EUNIC

Música

BRUXELAS | 31-05-2013

Concerto de Teresa Salgueiro

A ex-vocalista dos Madredeus, Teresa Salgueiro, sobiu ao palco da sala Ancienne Belgique (Boulevard Anspach 110, 1000 Bruxelles), no dia 31 de maio, para apresentar o seu quinto disco a solo, O Mistério.

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Bruxelas

BRUXELAS | 20-09-2013

Atuação de Mário Laginha no Espaço Senghor

O músico Mário Laginha, internacionalmente reconhecido como um dos mais talentosos pianistas e compositores portugueses, atuou a solo em Bruxelas no dia 20 de setembro de 2013, num concerto realizado no Espace Senghor.

Organização: Embaixada de Portugal em Bruxelas e Centre Culturel de Etterbeek

Apoio: Camões, I.P.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.