China

Centros de culturais portugueses disponíveis na China.

Pequim - Secção Cultural da Embaixada de Portugal

Responsável

Joana Sousa Fialho

Morada

Secção Cultural da Embaixada de Portugal em Pequim
Cultural Section of the Portuguese Embassy in Beijing
8, Dong Wu Jie, San Li Tun, Beijing 100600
北京市朝阳区三里屯东五街8号邮编100600

Contatos
Telephone: +86 10 65324795
Fax: +86 10 65324797

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website
http://portugueseembassybeijing.com/ 

Embaixada de Portugal em Pequim

Macau - IPOR

Diretor

João Laurentino Neves

Coordenadora do CLP

Liliana Inverno

Morada

Instituto Português do Oriente
Rua Pedro Nolasco da Silva, 45-1º
Macau

Contatos

Tel: +853 28530227
Fax: +853 28530277
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Website
http://ipor.org.mo 

ipor330a 

 

O Instituto Português do Oriente

14341 01

O Instituto Português do Oriente (IPOR) é uma instituição portuguesa concebida pela Fundação Oriente, seu associado fundador e maioritário com 54% de contribuição associativa até 17 de dezembro de 1999, e constituída por escritura pública em 19 de setembro de 1989, tendo como associados também o Governo de Macau e o Estado Português, através do ICALP, com contribuições associativas, respetivamente de 31% e 15%.

No dia 17 de dezembro de 1999, também por escritura pública, são alterados os estatutos do IPOR. A composição associativa passa a ser a seguinte: os associados fundadores detêm uma participação associativa maioritária de 95% (Estado Português, representado pelo Instituto Camões com 51% e Fundação Oriente com 44%); os associados ordinários detêm uma participação associativa de 5% Os novos associados são o BCM - Banco Comercial de Macau, o BES – Banco Espírito Santo; BNU – Banco Nacional Ultramarino, a CESL Ásia - Investimentos e Serviços, a EDP – Eletricidade de Portugal; a HOVIONE, Sociedade Química, o IPE – Investimentos e Participações Empresariais e a PORTUGAL TELECOM - Internacional, SGPS. Com a extinção em Portugal do IPE é convidada a STDM – Sociedade de Turismo e Diversões de Macau a integrar a Assembleia-Geral do IPOR, que aceita.

14341 02

Com a última alteração dos Estatutos do IPOR, publicada a 27 de maio de 2009, no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 21 – II Série, consigna-se a vocação prioritária do IPOR de promover o ensino da língua portuguesa, enquanto língua oficial consagrada na Lei Básica da RAEM, assegurando o seu ensino não curricular como língua de trabalho em articulação com instituições representativas das atividades profissionais de Macau

Consignam também os novos Estatuto a constituição de uma rede de contactos com as entidades representativas do sistema de ensino da RAEM, com vista a interagir com as mesmas, no sentido de melhor promover o ensino do Português Língua Segunda ou Língua Estrangeira.

Consignam ainda os novos Estatutos o desenvolvimento de programas de formação científica e técnica de professores de Português de língua não materna em estreita colaboração com as instituições de ensino da RAEM, bem como a produção de materiais didáticos sobre a língua portuguesa adaptados às matrizes linguísticas chinesas.

A composição associativa mantém-se inalterada no que respeita a participação associativa maioritária e minoritária.

14341 03

O IPOR passa a ter, como vocação genuína e afirmação institucional, o ensino da língua portuguesa como língua estrangeira em Macau.

A ação cultural é também uma vertente complementar da ação de difusão da língua portuguesa no IPOR, cuja articulação com o ensino da língua portuguesa é necessária e desejável.

O IPOR é proprietário da Livraria Portuguesa cuja missão nuclear é a de promover, divulgar e comercializar as iniciativas editoriais redigidas em língua portuguesa, mas também iniciativas editoriais redigidas nas línguas chinesa e inglesa, de algum modo relacionada com a língua e cultura portuguesas.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.