Cátedra Eduardo Lourenço - Bolonha

Nome

Cátedra Eduardo Lourenço

Universidade

Universidade de Bolonha

Ano de criação

2005

Diretores

Roberto Vecchi

Margarida Calafate

Docente

Filipa Matos

Morada

Università di Bologna
Facoltà di Lingue e Letterature Moderne Straniere
Sezione di Iberistica - Dipartimento di Lingue e Letterature Straniere Moderne
Via Cartoleria, 5 - Stanza 82 - Piano 3 - Scala D
40124 Bologna

Contatos

Tel: (+) 39 051 209 7145
Fax: (+) 39 051 264 722
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

catd eduardo bolonha 

A Cátedra Eduardo Lourenço

Apresentação

A Cátedra Eduardo Lourenço, Camões/Universidade de Bolonha, foi inaugurada em dezembro de 2007 por ocasião do doutoramento honoris causa em Literaturas e Filologias Europeias pela Universidade de Bolonha do seu epónimo, Eduardo Lourenço. A grandeza intelectual de Eduardo Lourenço e os estudos transversais e seminais, que o conjunto da sua obra hoje representa no panorama cultural português e europeu, condicionaram o perfil da Cátedra: um lugar de trânsito de saberes transdisciplinares nas suas reflexões sobre Portugal e as culturas de língua portuguesa a partir de uma perspectiva que combina os estudos culturais e os estudos pós-coloniais; um lugar de expressão universitária que combina docência, investigação e divulgação científica, seja pela organização de conferências e cursos, seja por publicações.

A Cátedra é coordenada pelo Prof. Doutor Roberto Vecchi, da Universidade de Bolonha, e a sua responsável é a Prof. Doutora Margarida Calafate Ribeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A Cátedra deu início às suas atividades com a aula magistral do Professor Eduardo Lourenço “O Nosso Tempo e o Tempo dos Outros”, e a aula inaugural de Margarida Calafate Ribeiro, “Uma Outra História de Regressos: Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa”.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.