Cátedra José Saramago - Roma

Nome

Cátedra José Saramago

Universidade

Universidade de Roma Tre

Ano de criação

2007

Diretora

Giulia Lanciani

Docente

Filipa Matos

Morada
Università degli Studi di Roma Tre

Dipartimento di Lingue Letterature e Culture Straniere
Via del Valco di San Paolo, 19
00146 Roma

Contactos

Tel: (+) 39 06 4424 2859 Fax: (+) 39 06 4424 2859
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

catd saramago roma

A Cátedra José Saramago

A instituição

O Instituto Camões ofereceu no ano de 2007 à Università degli Studi Roma Tre a possibilidade de instituir uma cátedra para fomentar os estudos portugueses junto da Facoltà di Lettere e Filosofia, através de um protocolo assinado entre a sua Presidente e o Reitor desta Universidade, com duração de três anos e renovável com base nos resultados obtidos.

Sob proposta da Professora Doutora Giulia Lanciani, a cátedra foi intitulada a José Saramago, Doutor honoris causa da Università degli Studi Roma Tre, decisão aprovada unanimemente pelo Conselho da Faculdade. A sua gestão foi entregue à catedrática de Língua e Literatura Portuguesas e Brasileiras – Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras –, que desenvolveu, juntamente com os seus colaboradores, uma importante atividade em prol da cultura e dos estudos portugueses, através da atividade didática, organizando seminários, encontros com intelectuais e escritores lusófonos, exposições, convénios nacionais e internacionais.

Objetivos e meios

A cátedra José Saramago tem desenvolvido junto do Departamento de Literaturas Comparadas uma actividade que se está notabilizando pela sua dinâmica e frequência.

Em particular, os fundos da cátedra têm servido para financiar a actividade do leitor de Português, assegurando assim o ensino da língua aos três anos da licenciatura de primeiro nível (Laurea Triennale) e aos dois da licenciatura de segundo nível (Laurea Magistrale). Este leitorado está associado a outras vertentes da didática da língua e da cultura portuguesas, assegurados pelas cadeiras de Letterature Portoghese e Brasiliana, Lingua e Traduzione Portoghese e Brasiliana, Traduzione e Revisione Testi Portoghese e Brasiliano.

De sublinhar ainda ser a cátedra José Saramago a única responsável pelo ensino da língua portuguesa no CLA - Centro Linguístico de Ateneu, uma estrutura autónoma da Università degli Studi di Roma Tre que oferece formação linguística aos estudantes de todas as faculdades da Universidade. O certificado de aprendizagem da língua obtido no final destas formações semestrais é condição sine qua non de partida de estudantes italianos desta Universidade com o programa de mobilidade ERASMUS para Portugal.

A promoção de diverso tipo de eventos (convénios, jornadas de estudo, projecções de filmes e documentários, encontros com os alunos em tempo extracurricular) e a sua fixação através de publicações de vária natureza tem ajudado a criar uma verdadeira comunidade de lusófilos e lusitanistas, estudantes interessados e colaborações qualificadas que convergem, de vários sectores e sensibilidades, na promoção de Portugal, da sua língua e da sua cultura.

Sublinhe-se ainda o apoio científico à realização de teses de licenciatura e doutoramento - como a argumentação sobre Manuel Alegre feita por Elisa De Nicola ou o excelente trabalho de Valentina Idini sobre Almeida Garrett; Allegoria e metafora in Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago, de Francesco Massimiliano Alpigno; de Andrea Antonucci, Carlos Fradique Mendes in una riscrittura del XX secolo; de María Belén Clarenc La Transcreazione - una proposta brasiliana per la traduzione letteraria e de Cleò Cirelli Oxalá Cresçam Pitangas: le interferenze linguistiche in un documentario angolano.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.