Luxemburgo

Centros de culturais portugueses disponíveis no Luxemburgo.

Luxemburgo

Ano de Abertura

1999 - (novas instalações inauguradas dia 9 de março de 2016)

Responsável

Adília Carvalho

Morada
Centro Cultural Português no Luxemburgo 
1, Rue Charles Quint

L-2389 Luxemburgo

Entrada ao público:
4, Place Joseph Thorn

L-2637 Luxemburgo

Contatos
Tel: (00 352) 46 33 71 1
Fax: (00 352) 46 33 71 30

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website
http://www.portugaledu.lu/ 
Horário de funcionamento

segunda a sexta-feira: 09h30-17h30

ccp lux03 1 

 

O Centro Cultural Português

O Centro foi inaugurado no dia 17 de maio de 1999.

O governo luxemburguês colocou à disposição o local e atribuiu um subsídio de instalação. Cabe ao governo português assegurar a manutenção do espaço, os recursos humanos e o financiamento das grandes iniciativas a promover pelo Instituto.

Pretendeu-se criar um espaço destinado ao encontro de culturas, onde os cidadãos interessados possam discutir ideias numa perspetiva de diálogo cultural entre os dois países.

As suas grandes apostas são a organização de exposições, espetáculos e conferências dedicadas à promoção da língua e cultura portuguesas e o funcionamento da biblioteca, que dispõe de serviço de leitura ao domicílio e de acesso à Internet.

A importância da comunidade portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo e a intenção de melhor dar a conhecer Portugal aos luxemburgueses bem como aos portugueses e luso-descendentes são também determinantes na definição programática.

Por outro lado, a crescente intensificação da cooperação com prestigiadas instituições culturais luxemburguesas e as parcerias e patrocínios de instituições públicas e privadas dos dois países tem permitido uma maior visibilidade e uma organização mais eficaz de grande parte das atividades anualmente previstas.

Os principais objetivos do Centro Cultural Português no Grão-Ducado do Luxemburgo são a promoção da cultura portuguesa, a aposta na lusofonia e na influência que poderá suscitar entre os mais jovens, constituindo este o seu mais forte desafio.

Para o cumprimento desses objetivos o Centro tem como regra prioritária o desenvolvimento de programas de atividades regidos por padrões de qualidade e representativos da realidade e dos valores culturais portugueses, tanto na sua vertente histórica, como contemporânea.

Serviços Permanentes
Biblioteca:

25,60m2; dispõe de 3564 livros, 143 CD ROOM e DVD e 70 vídeos. 12 lugares de leitura e acesso à Internet.

Auditório:

128m2. Acolhe a realização de exposições de vária índole, como fotografia, pintura, escultura, artesanato, moda, etc., conferências, debates, apresentação de livros, música, atividades didático-pedagógicas... Trata-se de uma sala polivalente com capacidade para uma centena de pessoas sentadas.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.