Moçambique

Centros de culturais portugueses disponíveis em Moçambique.

Beira - Centro Cultural

Ano de Abertura

1998

Responsável

Mónica Bastos

Morada
Consulado-Geral na Beira
R. António Enes, 148/149 - r/c
Beira
Contatos
Tel: (258-23) 32 35 88
Fax: (258-23) 32 35 88

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website

http://camoes-ccpmocambique.co.mz/ ; http://ic-beira.blogspot.com 

Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoCamoesBeira

ccp beira330a 

Consulado-Geral de Portugal na Beira

O Centro Cultural Português em Maputo - Polo na Beira

O Polo na Beira foi inaugurado em 1998. Dispõe de uma biblioteca com espaços próprios para a leitura de presença e/ou estudo e para o visionamento de filmes e audição de obras musicais.

O acervo desta biblioteca é de 4.292 títulos, organizados nas seguintes áreas do saber: Literatura, Filosofia, História, História da Arte, Direito, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia, Psicologia, Sociologia e Antropologia.

Além destes títulos estão também disponíveis vários exemplares da imprensa e de revistas de atualidade.

 

Maputo

Ano de Abertura

1996

Diretora

Alexandra Pinho

Morada
Embaixada de Portugal
Av. Julius Nyerere, 720 - 1º
CP 4696
Maputo
Contatos
Tel: (258-21) 493 892
Fax: (258-21) 498 111
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Facebook: Camões - Centro Cultural Português em Maputo

Horário Biblioteca: Segunda a Sexta das 9h às 17h

Horário Galeria: Segunda a Sexta das 10h às 18h

 

Centro Cultural Português em Maputo

O Centro Cultural Português em Maputo

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo foi inaugurado em 1996 e está instalado no edifício da Embaixada de Portugal. O CCP – Camões dispõe de uma biblioteca e uma galeria que serve também como sala de conferências, espaço para apresentação de projetos, prémios e lançamento de livros.

A Biblioteca foi criada em 1989 e tem, atualmente, um acervo com cerca de 18.000 títulos de todas as áreas do conhecimento, com especial destaque para as Literaturas em Língua Portuguesa, Direito e Gestão.

Em 2016, foram realizadas obras de requalificação que permitiram melhorar as condições físicas da sala de leitura, tornar o acervo visível aos leitores e implementar o acesso digital aos registos das obras, através de um catálogo digital.

Nesse mesmo ano, foi criado um Núcleo de Artes para promover o acesso facilitado ao conhecimento sobre teoria e prática artística no continente africano.

A Biblioteca serve uma média anual de 25.000 leitores, contribuindo para formação de estudantes do ensino médio e superior em Maputo.

A galeria e sala multiusos tem uma programação regular nos domínios das artes plásticas e literatura e, pontualmente, na arquitetura e design. São promovidos Cursos de formação avançada, realizados em parceria com instituições moçambicanas, com vista a contribuir para melhor conhecimento da produção artística, literária e científica realizada em Portugal e em Moçambique.

É igualmente objetivo do Centro Cultural Português em Maputo conceber e produzir conteúdos para apresentação neste espaço e que, sempre que possível, possam itinerar dentro e fora de Moçambique.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.