Espanha

Centros de língua portuguesa disponíveis na Espanha.

Barcelona

Ano de Abertura

2001

Responsável

Ana Catarina Castro

Morada:

Centro de Língua Portuguesa - Camões
Universitat Autònoma de Barcelona
Edifici Mòdul de Recerca A – MRA
08193 Bellaterra
Barcelona

Contactos

Tel: (0034) 935 868 841
Fax: (0034) 935 811 037
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website

http://pagines.uab.cat/centrodelinguaportuguesacamoes/pt-pt ; https://www.facebook.com/CLP.Camoes.Barcelona/

univ uab barca 

Universidade Autónoma de Barcelona

Centro de Língua Portuguesa em Barcelona

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. de Barcelona foi inaugurado em março de 2001 com a cerimónia de entrega do primeiro Prémio de Tradução Giovanni Pontiero, organizado anualmente com a Facultat de Traducció i d'Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Desde então, tem desenvolvido uma intensa actividade de promoção da língua e da cultura portuguesas facilitada pelo contexto extremamente propício em que se encontra inserido, dada a abertura e receptividade das instituições e do público catalão em geral.

O CLP de Barcelona está sedeado junto à Facultat de Traducció i d'Interpretació da UAB, no Campus de Bellaterra.

Este Centro organiza cursos de Língua Portuguesa duas vezes por ano: de março a julho e de setembro a fevereiro. Há três níveis (Elementar, Intermédio e Avançado) e as aulas são ministradas em Barcelona, em horário pós-laboral.

O CLP de Barcelona é, também, centro de exames da Universidade Aberta e dos exames oficiais de Português Língua Estrangeira organizados pelo CAPLE.

No sentido de honrar a figura do grande tradutor Giovanni Pontiero, todos os anos é organizado o Prémio de Tradução Giovanni Pontiero, junto com a Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB. Nos anos ímpares, o prémio está aberto às traduções catalãs de obras literárias de qualquer género, escritas originariamente em Língua Portuguesa e publicadas nos dois anos anteriores ao da entrega do prémio. Nos anos pares, o prémio é destinado a traduções realizadas para espanhol de obras literárias de qualquer género, escritas originariamente em Língua Portuguesa e publicadas nos dois anos anteriores ao da entrega do mesmo.

Em 2007 foi assinado um protocolo com a UAB para a criação da Cátedra José Saramago que nasce com vocação pluridisciplinar e com o objectivo de promover a pesquisa no âmbito da Língua e a Cultura Portuguesas, estabelecendo parcerias com outras Cátedras, Universidades, projectos e instituições públicas e privadas.

Ao longo destes anos, este Centro tem vindo a colaborar com destacadas instituições tais como o Institut Ramon Llull, Institut d’Estudis Catalans, Institució de les Lletres Catalanes, Instituto Cervantes, LinguaMÓN - Casa de les Llengües, Associació d’Escriptors de Llengua Catalana, Ateneu Barcelonès, Universitat de Barcelona, Universitat de Girona, Universitat Jaume I, Universitat de les Illes Balears, Universitat de Valência, Departament de Cultura de la Generalitat de Catalunya, Departament de Cultura de l’Ajuntament de Barcelona, Fundació Caixa Catalunya – La Pedrera, CCCB e Teatre Lliure, além das instituições portuguesas sedeadas em Barcelona como o Consulado Geral de Portugal e o AICEP.

Cáceres

Ano de Abertura

2004

Responsável

Maria Raquel Gafanha

Morada:

Centro de Língua Portuguesa
Universidad de Extremadura
Avenida Virgen de la Montaña, 14
10002 Cáceres

Contactos

Tel: (0034) 927 257 018
Fax: (0034) 927 257 002
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Website

http://www.centrolenguaportuguesacc.blogspot.com 

Centro de Língua Portuguesa em Cáceres

Centro de Língua Portuguesa em Cáceres

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade da Extremadura em Cáceres foi inaugurado a 26 de novembro de 2004.

O CLP em Cáceres tem como objetivo apoiar e dinamizar as atividades que visem a promoção da Língua e da Cultura Portuguesas, mediante acordos com instituições que colaborem ou venham a colaborar regularmente ou pontualmente com o Centro na realização de encontros literários, jornadas, congressos, exposições ou ações diversas.

Desde a sua abertura, o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Cáceres promoveu e apoiou atividades culturais importantes para o desenvolvimentro e consolidação do Centro na Universidade e na vida cultural da cidade.

Madrid

Ano de Abertura

2005

Responsável

Filipa de Paula Soares

Morada:

Centro de Língua Portuguesa - Camões
Universidade Autónoma de Madrid
Facultad de Filosofía y Letras
C/ Tomás y Valiente, 1
28049 Madrid

Contactos

Tel: (0034) 914 974 470
Fax: (0034) 914 974 470
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

Universidade Autónoma de Madrid - Faculdade de Filosofia e Letras

Centro de Língua Portuguesa em Madrid

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Madrid foi inaugurado a 14 de novembro de 2005, resultado de um Protocolo de Cooperação entre o ex-Instituto Camões e a Universidade Autónoma de Madrid. O CLP de Madrid visa promover a língua e cultura portuguesas, não só a nível universitário, mas também através de outras universidades, estabelecimentos de ensino e entidades culturais da Comunidade de Madrid.

O Centro tem como objetivo apoiar e dinamizar atividades que visem a promoção da Língua e da Cultura Portuguesas, mediante acordos com instituições que colaborem ou venham a colaborar regularmente ou pontualmente com o Centro na realização de encontros literários, jornadas, congressos, exposições ou ações diversas.

Vigo

Ano de Abertura

2006

Responsável

Carla Sofia Amado

Morada:

Casa de Arines
Praça Tenente Almeida
36202 Vigo

Contactos

Tel: (0034) 986 430 370
Fax: (0034) 986 437 213
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

casa arines04

Casa de Arines 

Centro de Língua Portuguesa em Vigo

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Vigo, inaugurado no ano de 2003, é a 23.ª estrutura deste tipo criada pelo ex-Instituto Camões. A par da oferta de cursos de língua, o polo do Centro Cultural Português/Camões, I.P. de Vigo desenvolve uma atividade regular de promoção e divulgação da cultura portuguesa na Galiza.

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.