Reino Unido

Centros de língua portuguesa disponíveis no Reino Unido.

Edimburgo

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Edimburgo
Universidade Universidade de Edimburgo
Ano de Abertura 2005
Responsável Helena Macdonald
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
University of Edinburgh
David Hume Tower 11.11
George Square
Edinburgh EH8 9JX
Contactos
Tel: (0044) 131 651 3089
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

univ edimburgo

Universidade Cde Edimburgo

   
O Centro de Língua Portuguesa em Edimburgo

A Universidade de Edimburgo é uma das duas instituições escocesas que integram o estudo do Português. O Instituto Camões (e o seu antecessor ICALP) está aqui presente desde 1983, contribuíndo ativamente, através dos seus Leitores, no ensino da língua, cultura e literatura de expressão portuguesa.

A recente criação do Camões – Centro de Língua Portuguesa nesta instituição, fruto de um esforço de todos os Leitores que aqui lecionaram, representa um passo em frente na divulgação das culturas lusófonas na Escócia. A comunidade académica local encontra, na Biblioteca deste Centro, um importante recurso científico e, nas atividades aqui organizadas, usufruem da oprtunidade de concretizar contactos tão próximos quanto possível com as culturas de expressão portuguesa e com intelectuais lusófonos.

 

Leeds

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Leeds
Universidade Universidade de Leeds
Abertura 2007
Responsável Sofia Martinho
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
University of Leeds
Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies
LG02 Michael Sadler Building
Leeds LS2 9JT
Contactos
Tel: (0044) 113 343 7618
Fax: (0044) 113 343 3517
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

univ leeds

Universidade de Leeds

   
O Centro de Língua Portuguesa em Leeds

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Leeds, foi inaugurado oficialmente a 8 de dezembro de 2007, com uma conferência internacional sobre o compositor português Emmanuel Nunes, no seguimento da assinatura do protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e a Universidade de Leeds.

A criação do Centro tem como principais objetivos: a promoção, implementação e desenvolvimento dos Estudos Portugueses na Universidade de Leeds; a promoção e apoio a projetos de investigação nas áreas da Língua, Literatura, História, Cinema e Culturas Portuguesa e Lusófona; proporcionando à comunidade académica, e aos cidadãos em geral, o contacto com a Língua e Cultura dos países lusófonos através dos cursos de Língua Portuguesa e das atividades culturais.

A Universidade de Leeds, uma das mais reputadas universidades britânicas na área das Línguas Modernas, com cerca de 33 mil estudantes, lançou os Estudos Portugueses em 1947 e constituí hoje uma referência nos Estudos Lusófonos, no Reino Unido. Aqui se têm desenvolvido o ensino e a investigação em áreas tão diversas como a literatura de Saramago, o conto goês do sec. XX ou o cinema brasileiro contemporâneo.

O Centro de Língua Portuguesa em Leeds funciona num dos edifícios centrais da Universidade de Leeds, dispondo de uma biblioteca que é também espaço para consulta de imprensa escrita e visionamento de filmes e documentários.

O CLP de Leeds, ponto de encontro e referência para alunos e investigadores, tem uma programação cultural regular, organizando exposições, conferências, ciclos de cinema, entre outros, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 

Newcastle

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Newcastle
Universidade Universidade de Newcastle Upon Tyne
Abertura 2001
Responsável Maria da Conceição Pereira
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
University of Newcastle Upon Tyne
SPLAS, School of Modern Languages
Old Library Building, rooms 5.39
NE1 7RU Newcastle
Contactos Tel: (0044) 1 91 222 7481
Fax: (0044)1 91 222 5442
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Website http://reserarch.ncl.ac.uk/clpic/index.html
 

Centro de Língua em Newcastle

(Foto: CLP Newcastle)

   
O Centro de Língua Portuguesa em Newcastle

O Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Newcastle, inaugurado em 2001, é o resultado de um Protocolo assinado entre o ex-Instituto Camões e a Universidade de Newcastle.

Objetivos
  • promover formas adequadas de implementação ou desenvolvimento dos Estudos Portugueses, em estreita colaboração com o departamento em que se insere;
  • promover e apoiar projetos de investigação na área da Língua, da História, da Literatura ou da Cultura Portuguesa/ Lusófona, em geral, no âmbito dos objetivos definidos pela universidade e pelo Instituto Camões;
  • proporcionar a estudantes, docentes e outros interessados, meios que permitam o aprofundamento dos seus conhecimentos, através da disponibilização de materiais, e a participação em atividades de caráter cultural na área da Língua e da Cultura Portuguesa/ Lusófona.

Oxford

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Oxford
Universidade Universidade de Oxford - St. Jonh´s College
Abertura 2001
Responsável Rafael Martins
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
St. Jonh´s College
St Giles, OXFORD OX1 3JP
Contactos Tel: (0044) 1865 274709; (0044) 1865 274709
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Website http://www.clpic.ox.ac.uk
 

stjonhs college oxford

St. Jonh´s College, Oxford
   
O Centro de Língua Portuguesa em Oxford

O Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Oxford foi inaugurado a 17 de outubro de 2001.

O Centro tem como objetivos a divulgação da Língua e Cultura Portuguesas, estando especificamente vocacionado para a promoção dos estudos na área da História de Portugal naquela Universidade e no Reino Unido.

Polo de atração para muitos estudantes estrangeiros logo desde finais do século XII, a Universidade de Oxford continua atualmente a congregar no seio da sua comunidade um vasto e variado leque de estudantes e professores de todo o Mundo, que se reúnem nesta cidade para se dedicarem ao estudo de um não menos significativo e diversificado conjunto de temas e áreas científicas.

No que se refere aos Estudos Portugueses, Oxford constitui uma Universidade de referência no Reino Unido, possuindo um departamento totalmente dedicado ao estudo de temas nesta área. A sub-Faculdade de Estudos Portugueses, dependente da Faculdade de Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, oferece uma licenciatura e programas de pós-graduação em Língua e Literaturas Portuguesas e Lusófonas. Assistida por diversos professores, aí se tem desenvolvido o ensino e a investigação em tópicos relacionados com a Literatura e Cultura Portuguesas dos séculos XIII a XX, a Literatura e Cultura Brasileiras e as Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.