Praga: Conferência de Tiago Pereira: “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”

Descrição

O Camões – Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga recebe no dia 27 de abril de 2017 a conferência de Tiago Pereira intitulada “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria (MPGDP)”.

Esta conferência tem como base o projeto único fundado há seis anos em Lisboa que reagiu, sobretudo, à necessidade de documentar património vivo musical português e de reviver tradições esquecidas. O interesse cinematográfico de Tiago Pereira levou-o também a pesquisar e inventariar várias formas de danças portuguesas.

A partir do ano 2015, Tiago Pereira dedicou-se ainda ao projeto etnográfico sobre a diversidade da gastronomia portuguesa (Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar Dela Própria).

A MPGDP conta com mais de 2600 vídeos livres disponíveis no portal Vimeo (https://vimeo.com/mpagdp), podendo ainda ser consultados no endereço http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/

Tiago Pereira demonstrará, durante a sua conferência, a intenção principal do projeto baseando-a nos vídeos e trechos dos seus filmes Porque não sou o Giacometti do Século XXI (2015) e Os cantadores de Paris (estreia ainda não realizada).