Celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Publicado em sexta, 06 junho 2014 08:36

Pedro Burmester, António Zambujo, Ana Moura, Cuca Roseta e Ruben Bettencourt são alguns dos artistas portugueses que, em diversos países do mundo, participam nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, sobressaindo na programação de 2014 uma vasta oferta de eventos musicais.

Na Europa, América ou África, multiplicam-se as festividades alusivas a esta data simbólica, materializadas sobretudo em propostas de fruição cultural, como festivais, exposições, concertos e cinema.

Atividades especialmente vocacionadas para crianças, conferências, momentos literários e um Campeonato de Língua Portuguesa são outras das iniciativas previstas para o dia 10 de junho ou, nalguns casos, para datas próximas, já que alguns dos programas se prolongam durante toda a semana ou até ao final do mês.

Na sua maioria, as comemorações são organizadas pelas Embaixadas de Portugal nos diferentes países, com o apoio do Camões, I.P.

 

 
ALEMANHA | Hamburgo
 
ARGENTINA | Buenos Aires
 
BÉLGICA | Bruxelas
 
BRASIL | São Paulo
     
Seminário | Exposições | Festividades | Congresso   Concertos | Conferências | Exposições | Cinema | Masterclass   Teatro | Concerto   Música | Vídeo | Exposição

Grande Semana Portuguesa em Hamburgo

A exposição Histórias Portuguesas – 50 anos de Imigração Portuguesa e um seminário dedicado ao tema da recuperação económica de Portugal darão início ao programa das festividades em Hamburgo.

No dia 5 de junho, na Câmara de Comércio de Hamburgo e no Museu de Etnologia de Hamburgo.

A promoção turística de Portugal terá lugar na praça principal de Hamburgo, a Rathausmarkt, nos dias 6 e 7 de junho.

“O Passado que se faz Futuro” é o título do congresso interdisciplinar comemorativo dos 50 anos da Imigração Portuguesa na Alemanha, que conta com a participação de figuras de renome, tanto de origem portuguesa como alemã, das áreas da economia e da política.

No dia 6 de junho, no Museu Etnográfico.

Num ambiente festivo e animado por pequenos palcos, a música portuguesa marcará presença nas ruas do Bairro Português, nos dias 7 e 8 de junho.

“Camões, Portugal, Hamburgo e o Mar” assinala a apresentação inédita do cruzado de ouro português do século XVI, recentemente descoberto em Stade, na Baixa Saxónia, pelo arqueólogo Andreas Schäfer.

No dia 7 de junho, no Museu Marítimo Internacional.

Para encerrar as festividades será realizada uma cerimónia de homenagem ao secular legado judaico - português em Hamburgo.

Na manhã do dia 8 de junho, no cemitério judaico de Altona e na Catedral de Santa Maria.

Mais informações aqui | aqui

Programa

 

Portugal em Buenos Aires

O programa multidisciplinar do Festival de Fado decorrerá ao longo de três dias, com concertos de Ana Moura, Ângelo Freire, Carolina e Miguel Capucho, e ainda conferências, um ciclo de cinema, uma masterclass e exposições.

As conferências “A História do Fado” e “Amália Portuguesa e Universal” estarão a cargo de Rui Vieira Nery e de David Ferreira, respetivamente.

Nos mesmos dias, serão exibidos os filmes O Fado da Bia, de Diogo Varela Silva, Fados, de Carlos Saura e The Art of Amália, de Bruno de Almeida.

De 30 de maio a 1 de junho na Usina del Arte, em Buenos Aires.

No dia 4 de junho, no Espaço Maipú, será inaugurada a exposição O Mar, da pintora lusodescendente Teresa Grüneisen. A mostra ficará patente ao público até ao final do mês.

A fadista portuguesa Carla Pires encerra as comemorações, com um concerto no dia 11 de junho, no Samsung Studio, Balcarce.

Mais informações aqui | aqui | aqui

 

Comemorações do 10 de junho em Bruxelas

No quadro das comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas terá lugar uma receção na Embaixada de Portugal para entidades oficiais belgas, corpo diplomático e comunidade portuguesa. Paralelamente, no dia 8 de junho, será realizada uma festa organizada pela Embaixada e pela Federação das Associações Portuguesas na Bélgica, no Bois de la Cambre, das 10h00 às 20h00.

Ainda durante o mês de junho decorrerá um espetáculo de poesia e teatro, na Praça Fernando Pessoa, no Flagey, com a participação de alunos dos cursos de língua portuguesa.

A finalizar as comemorações, será oferecido um concerto de música clássica pelo pianista Pedro Burmester, às 19h00, no Convento dos Dominicanos, em Bruxelas.

 

Relação cultural Portugal - Brasil

Espetáculo musical com António Zambujo e as cantoras Mariana Aydar e Roberta Sá, com a participação da atriz e cantora portuguesa Maria de Medeiros.

Apresentação de um vídeo com depoimentos de Ricardo Pereira, Maria Adelaide Amaral, Frederico Curado, Paulo Mendes da Rocha, Jorge da Conceição Lopes, Danilo Miranda, entre outros, sobre o relacionamento cultural entre Portugal e o Brasil.

No dia 13 de junho, na Sala São Paulo.

Desenho só desenho a – sós, é o título da exposição do artista luso-brasileiro Fernando Lemos, que visa reconhecer a importância dos 60 anos da sua produção artística, sobretudo em Portugal e no Brasil.

De 16 de junho a 9 de agosto,no Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Mais informações aqui

 

 
CABO VERDE | Praia
 
 
CHILE | Santiago
 
 
CHINA | Xangai
 
 
COREIA DO SUL | Seul
     
Atividades infantis | Concerto   Concerto | Cinema | Teatro | Exposição   Concurso | Exposição   Receção | Concurso | Concerto

Quinta Edição PORfesta

Engloba uma vasta programação, com animação para as crianças que frequentam o curso de português, com apresentação de jogos tradicionais portugueses e atuações de malabaristas.

Haverá uma degustação de produtos tradicionais portugueses em stands de empresas nacionais e a restauração oferecerá especialidades da gastronomia portuguesa.

Um concerto pelo grupo musical Deolinda marca o encerramento das festividades.

No dia 10 de junho, no Centro Cultural Português.

Mais informações aqui

 

Fernando Pessoa: Ciclo do Desassossego

Projeto internacional pluridisciplinar é uma homenagem ao 126º aniversário do poeta português, Fernando Pessoa.

Concerto de música Cantar Pessoa, pelo grupo GAM, convida-nos a ouvir poemas como: Mar Português, Há uma Música do Povo, Não Sei Quantas Almas Tenho e a navegar nas memórias de outras vozes como Amália Rodrigues, Mariza, Ana Moura e Camané, entre outros.

Foro de conversação “Pensar Pessoa”, moderado pela Leitora do Camões IP, Natividade Lemos, acompanhada por Andrea Jeftanovic, Enrique de Santiago e Alejandro Castillo.

Mostra de cinema Pessoa, Lisboa e Fado, com a exibição dos títulos Filme do Desassossego, de João Botelho, Os Mistérios de Lisboa – What a Tourist Should See, de José Fonseca e Costa e Fados, de Carlos Saura.

Obra teatral A Morte do Príncipe dirigida por Fernando Ocampo, com a participação dos atores chilenos Eyal Meyer e Luz Jiménez.

Por fim, Os lugares de Pessoa é o título dado à exposição que recuperou as ruas e os trajetos do poeta, as suas deambulações e os seus lugares em Lisboa, sua cidade de nascimento, vida e morte

No dia 10 a 15 de junho, no Centro Cultural Gabriela Mistral.

Mais informações aqui

Cartaz

 

Ciclo Português

Concurso de declamação de poesia portuguesa será o primeiro evento a dar início ao ciclo de iniciativas que se vão realizar no âmbito do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

De seguida, será feita a atribuição de prémios aos melhores alunos do curso de licenciatura em português e aos vencedores do concurso de declamação de poesia.

O ciclo encerrar-se-á com a exposição Potencial Económico da Língua Portuguesa.

No dia 9 de junho, no Departamento de Português da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai.

 

Receção à Comunidade Portuguesa

A Receção englobará a cerimónia de entrega dos prémios da terceira edição do concurso “Celebrar a Língua Portuguesa na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros” e incluirá uma atuação do grupo Fado, composto por estudantes coreanos de Língua Portuguesa desta Universidade.

No dia 10 de junho, na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, em Seul.

Cartaz

 

CROÁCIA | Zagreb
 
 
EGITO | Cairo
 
 
ESPANHA | Barcelona
 
ESPANHA | Cáceres
     
Exposição | Concerto   Exposição | Interpretação musical    Exposição | Literatura | Mostra gastronómica   Concerto

Uma homenagem ao Fado

Inauguração da exposição História do Fado, no dia 10 de junho, na Galeria Kristofor Stanković, e apresentação do espetáculo a solo Noite de Fado, pelo músico português Rui Oliveira.

No dia 11 de junho, no Caffe Bar Sova, em Zagreb.

Mais informações aqui

Cartaz

 

Apresentação da exposição Potencial Económico da Língua Portuguesa, seguida de uma sessão de fados interpretados pelas jovens Sofia e Sara Soleiman.

Mariam Boutros, uma antiga estudante de Português da Universidade de Al Alsun, executará à guitarra clássica trechos de compositores portugueses e brasileiros.

No dia 8 a 12 de junho, no Egyptian Center for International Cultural Cooperation.
 

Lanzarote: a Janela de José Saramago

A exposição fotográfica do criador português João Francisco Vilhena retrata e apresenta a relação entre José Saramago e a ilha que este escolheu para viver, Lanzarote.

Seguidamente, com a presença de Pilar del Rio na inauguração, será apresentado algum do espólio pessoal do escritor e realizada uma leitura de textos da sua autoria.

Por último, uma pequena mostra gastronómica sob o tema “Ribatejo, o berço de Saramago”, dará a conhecer alguns pratos e produtos desta região.

No dia 10 de junho, na Biblioteca da Sagrada Família, em Barcelona.

Programa

 

 

Lacre - Concerto de música portuguesa

 

Terá lugar no dia 13 de junho de 2014, às 21.00, no Centro Cultural Capitol, em Cáceres, um concerto de música portuguesa, com o grupo Lacre, realizado no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 

O concerto é organizado pelo Camões, IP – Centro de Língua Portuguesa em Cáceres, com o apoio da Diputación Provincial de Cáceres e do Gabinete de Iniciativas Transfronteirizas.

Cartaz

 

ESPANHA | Sevilha
 
 
 
ESPANHA | Vigo
 
 
EUA | San Jose
 
FRANÇA | Bordéus
     
Apresentação de livro | Conferência | Exposição | Concerto   Exposições   Concerto| Festival   Exposição

Vantagens da proximidade

O programa contempla diversas atividades que irão decorrer ao longo de vários dias, não só com o objetivo de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas também o centenário do Parque de Maria Luísa.

A professora Amparo Graciani apresentará o seu livro O Pavilhão de Portugal na exposição Ibero-americana e moderará a conferência “Descobrimentos desde São Diego. Essências nacionais nos caminhos do parque de Maria Luísa”.

Abertura ao público da exposição O fio do Guadiana e concerto pela fadista portuguesa Carminho no Consulado Geral de Portugal.

No dia 28 de maio a 11 de junho, no Molhe das Delicias, no Consulado Geral e na Câmara do Comércio de Sevilha.

No dia 10 de junho, terá lugar o seminário “Mar – A Nova Geografia do Desenvolvimento”, com a participação de várias personalidades de universidades portuguesas.

Cartaz

 

Antepassados diplomatas

Inauguração das exposições Escritores Diplomatas e Realmente, eu desobedeci, mas a minha desobediência não me desonra. A primeira exposição pretende representar uma rigorosa seleção de escritores diplomatas, dando relevância às suas obras literárias. A segunda é essencialmente dedicada à figura do diplomata Aristides de Sousa Mendes. Contará com a presença do neto, Dr. António de Sousa Mendes, que relatará muitas histórias deste ilustre e honrado antepassado.

No dia 10 a 30 de junho, no Centro Cultural Português de Vigo.

Mais informações aqui.

 

Realização de um concerto de música clássica pela Mission Chamber Orchestra, com o guitarrista português Ruben Bettencourt.

No dia 8 de junho, no Five Wounds Portuguese National Church.

Ainda na Califórnia, destaque para o Festival do Dia de Portugal em São José.

No dia 14 de junho.

Mais informações aqui

Cartaz

 

Lisboa, Dignos de Nota

Exposição da artista portuguesa Natália Gromicho retrata pinturas em homenagem à cidade onde nasceu, Lisboa.

No dia 2 a 16 de junho, nas instalações do Consulado Geral de Portugal.

Cartaz

 

 

 
FRANÇA | Paris
 
 
GUINÉ-BISSAU | Bissau
 
 
JAPÃO | Tóquio
 
 
LUXEMBURGO | Luxemburgo
 
   
Sessão de diálogo | Performance    Exposição | Lançamento de livro   Exposição | Concerto   Exposição

Soirée Fernando Pessoa

Sessão dedicada a Fernando Pessoa conta com a presença de Nuno Júdice e com a realização de uma performance pelo cantor francês Nosfell.

No dia 13 de junho, na Maison de la Poésie de Paris.

Cartaz

 

Coimbra – Bissau

Realização de atividades infantis, com crianças dos 4 aos 6 anos de idade, no período da manhã.

O período da tarde será ocupado pela inauguração da exposição Andam à procura de beijos, de António Maló de Abreu e José Rosa Marques,constituída por fotografias recolhidas ao longo de uma expedição humanitária entre Coimbra e Bissau.

No dia 9 de junho, no Centro Cultural Português de Bissau.

Cartaz exposição

Cartaz lançamento

 

Fado percorre o mundo

Espaços 2014 é o título da exposição onde serão apresentados os trabalhos da artista portuguesa Adelaide Barbosa e do artista japonês Sohei Yamamoto.

No dia 9 a 15 de junho, no Hillside Forum em Daikanyama, Tóquio.

Abertura de uma mini - loja para a venda de vários produtos portugueses, no âmbito da abertura do Mundial de Futebol no Brasil.

No dia 14 e 15 junho.

Concerto de fado, com a atuação da fadista japonesa Kumico Tsumori, acompanhada pelo guitarrista Masahiro Iizumi.

No dia 15 de junho.

Mais informações aqui | aqui

Cartaz

 

Portugal onde a terra e o mar acabam, a fantasia começa

A exposição de Paulo Alexandre Rombo José e Johannes Oberdorf é composta por fotografias sobre Portugal onde os autores procuram evidenciar a simplicidade da vida e a atualidade. Pretendem também focar um Portugal nostálgico mas, sobretudo, estabelecer uma relação entre o passado e o presente.

No dia 10 a 25 de junho, no Centro Cultural Português do Luxemburgo.

Programa

 

MOÇAMBIQUE | Maputo
 
 
MOÇAMBIQUE | Nampula
 
 
 
NAMÍBIA | Windhoek
 
 
REPÚBLICA CHECA | Praga
     
Concurso   Concurso   Palestra   Concerto

Portugal e Moçambique juntos na música

A fadista portuguesa Cuca Roseta e Stewart Sukuma sobem ao palco para um concerto que irá dar voz a dois grandes nomes da música portuguesa e moçambicana, personificando desta forma os profundos laços de amizade e de cumplicidade existentes entre estes dois países.

No dia 4 de junho, no Indy Village, em Maputo.

Cartaz

 

Campeonato de Língua Portuguesa

O Campeonato consiste numa prova escrita, destinada aos estudantes da Universidade Pedagógica e aos alunos das escolas secundárias em Niassa e Nampula, tendo como principais objetivos promover uma postura reflexiva sobre a Língua Portuguesa e desenvolver as suas competências de expressão escrita.

No dia 10 de junho, nos Centros de Língua Portuguesa de Niassa, Nampula, Beira, Quelimane, Gaza e Maputo.

Cartaz

Regulamento

 

Solidariedade Portuguesa

Palestra dedicada à importância e à promoção do ensino da língua portuguesa no contexto socioeconómico do país, com a participação da professora Mercy kandukira.

Segue-se a apresentação de um projeto de solidariedade desenvolvido pela lusodescendente Andreia Teixeira, que visa alertar a comunidade portuguesa para a necessidade de criar/construir uma escola com ensino pré-escolar e ensino básico destinada às crianças namibianas, no deserto de Sossusveley.

No dia 6 de junho, no Centro de Congressos do Hotel Safari Court.

 

Divulgação da Cultura Portuguesa

A propósito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o multi-instrumentista Júlio Pereira irá atuar com cordofones portugueses. O evento constituirá uma oportunidade para o encontro entre membros da comunidade portuguesa e para a divulgação da cultura portuguesa junto dos convidados das instituições checas e do corpo diplomático acreditado em Praga.

No dia 10 de junho, no complexo do Rudolfinum.

 

 
ROMÉNIA | Constância
 
 
SENEGAL | Dacar
 
 
TURQUIA | Ancara
 
 
URUGUAI | Montevideu
     
Cinema | Conferência | Exposição   Exposições | Palestra | Concurso   Receção | Concerto | Exposição   Concerto

Sessão comemorativa

Inicia-se com o visionamento do filme Camões, de Leitão de Barros, seguido de uma conferência moderada por António M. Ferro, com o título “Camões – Elementos autobiográficos em Os Lusíadas e retratos camonianos na literatura portuguesa”.

O programa prossegue com uma exposição virtual sobre Camões na pintura portuguesa e a leitura de textos do poeta por alunos da Universidade Ovidius.

No dia 10 de junho, no Centro de Língua Portuguesa da Universidade Ovidius.

 

Programa Camões

O programa abrirá com duas exposições dedicadas ao poeta português e com a palestra “Camões, poeta da língua portuguesa”, dinamizada pelo Leitor do Camões IP, José Horta.

“Camões e o 10 de junho” é o tema do concurso que integra este programa e que pretende ser uma competição de caráter cultural e lúdico.

No dia 10 de junho, no Centro de Língua Portuguesa de Dacar.

 

O valor português no mundo

Receção organizada pela Embaixada de Portugal e dirigida à comunidade portuguesa, académicos de diversas universidades, estudantes de português da Universidade de Ancara e diversos agentes culturais e artistas locais.

A receção contará com um concerto pela fadista portuguesa Ana Lains, seguindo-se a apresentação da exposição Potencial Económico da Língua Portuguesa acompanhada por vídeos promocionais do Turismo de Portugal.

No dia 10 de junho, no Ankara Palas.

Programa

 

é o título do trabalho mais recente de Carla Pires, que será apresentado na principal sala de espetáculos de Montevideu.

A fadista far-se-á acompanhar por Felipe Rebelo, na guitarra portuguesa, e André Santos, na viola de fado, para realização de um concerto cujo repertório se baseará em fados tradicionais e modernos.

O palco será partilhado também pela cantautora uruguaio - brasileira Mariana Lucía, artista local que fusiona o fado com outros géneros musicais.

No dia 9 de junho, no Teatro Solís, em Montevideu.

Mais informações aqui

Cartaz

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.