Moçambique - Maputo

Publicado em segunda, 13 outubro 2014 08:30

{tab Programa de Atividades 2013}

FEVEREIRO

Códigos de Gaudí

Exposição de artes plásticas da poetisa e artista moçambicana Sónia Sultuane. Paralelamente, realiza-se nos dias 13 e 20 de fevereiro um conjunto de conversas em torno do tema da exposição.

Entre 7 e 24 de fevereiro de 2013 no Centro Cultural Português em Maputo.

Mais informações aqui.

 

 

 

ABRIL

Programa Cinema e Antropologia Visual

Programa que decorre na cidade de Maputo e que conta com a presença de Francisco Manso. Durante uma semana, o realizador apresenta um conjunto de filmes e documentários da sua autoria, promove sessões de debate com os estudantes da Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Pedagógica e ISArC e participa no encontro com a Associação Moçambicana de Cineastas – AMOCINE.

Entre 8 e 14 de abril de 2013.

  

Feira do Livro Infantil e de Cartão

O CCP Maputo, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Maputo, a editora Kutsemba Cartão e o projeto “Ler é Nice”, organiza este evento no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro. A iniciativa, que será apresentada também em Xai-Xai, é acompanhada por oficinas artísticas de produção de livro com materiais reciclados.

Entre 17 e 27 de abril de 2013 no CCP Maputo.

Nos dias 23 e 24 de abril de 2013 na Escola Secundária Joaquim Chissano em Xai-Xai.

 

  

MAIO

Comemorações do Dia da Língua e da Cultura da CPLP

Ao longo de 3 dias, realizam-se em Maputo as comemorações do dia 5 de maio. A iniciativa é acompanhada por uma mostra de cinema e espetáculos de dança e teatro, a realizar no espaço do Centro Cultural Português, bem como uma mostra gastronómica nos restaurantes da cidade.

Entre 3 e 5 de maio de 2013.

 

 

 

 

 

Lançamento da obra Em torno dos nacionalismos em África

No âmbito da realização dos IX Encontros com História, será apresentada a obra da autoria de Augusto Nascimento e Aurélio Rocha.

No dia 10 de maio de 2013 no CCP Maputo.

 

 

 

 

IX Encontros com História

Ciclo de palestras anuais dedicadas, este ano, ao tema “Moçambique na longa duração: poderes municipais e poderes locais na construção de Moçambique”. Participam, nesta ação que procura comemorar o estabelecimento do poder autárquico no país, professores e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane, do Instituo de investigação Científica Tropical e da Universidade Nova de Lisboa.

Entre 6 e 10 de maio de 2013 no CCP Maputo.

No dia 13 de maio de 2013 na Universidade Pedagógica em Xai-Xai.

 

{tab Programa de Atividades 2012}

MARÇO

altFestival Internacional de Artes de Rua

Festival que pretende ser uma plataforma de divulgação das mais variadas formas de manifestação cultural.

Organizado pelo grupo Culturando (grupo formado por várias instituições culturais estrangeiras e moçambicanas, entre elas o Instituto Camões) a iniciativa será composta por espetáculos de música, dança, arte circense, poesia, graffiti, entre outros.

Nos dias 9 e 10 de março de 2012.

 

 

   

altExposição Coletiva 4 Dimensões

Exposição de trabalhos dos artistas moçambicanos do Núcleo de Arte – Jonassane, Mahazul, Matxakhossa e Nwetana – que aposta em técnicas diversas como pintura, cerâmica e escultura.

Esta exposição a realizar na Galeria do IC Centro Cultural em Moçambique será completada pela exibição de filmes sobre as obras de Noel Langa e Butcheca e conversas com os artistas.

Entre 27 março e 08 maio de 2012.

Mais informações aqui.

 

 

 

ABRIL

alt

1º Encontro do Livro de Cartão em Maputo

Este encontro, organizado pela Embaixada de Espanha em Maputo, Instituto Camões em Maputo e Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, tem como objetivo divulgar o trabalho realizado nos dois anos de existência da editora Kutsemba Cartão.

Esta iniciativa, integrada no programa da III Feira do Livro de Maputo, decorrerá nas instalações do IC Centro Cultural Português em Maputo á acompanhada pela exposição de livros de cartão produzidos pela mesma editora.

Entre 13 e 23 abril de 2012.

 

 

  

alt

Feira do Livro de Maputo

Em 2012, a par das comemorações dos 125 anos da cidade de Maputo, decorre a 3ª Edição da Feira do Livro de Maputo no espaço da FEIMA – Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia.

A iniciativa que conta com o apoio do Centro Cultural Português em Maputo, apresenta atividades várias com palestras, oficinas infantis, declamações de poesia ou sessões de autógrafos.

Entre 20 e 22 de abril de 2012.

Mais informações e programa aqui.

  

MAIO

alt

Exposição coletiva Cantarolando III

Exposição coletiva de artes plásticas realizada no âmbito do VIII Festival de Música Internacional de Maputo. A exposição é composta por um conjunto de obras elaboradas com base num desafio colocado aos artistas convidados – através de uma peça musical criar uma expressão material. São peças de Astrid Sulger, Cármen Muianga, Catarina Temporária, Ciro Pereira, Filipinho, Hortêncio Langa, Isabel Martins, Jorge Dias, Nhongwene, Orlando da Conceição, Paulo Sanches, Pinto, Ruy M. Santos, Ulisses Oviedo.

Em exibição no átrio principal do Conselho Municipal de Maputo entre 04 e 11 de maio e na Galeria Kulungwana de 15 a 27 de maio de 2012.

Mais informações aqui.

 

 

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura dos países da CPLP

Comemoração conjunta, organizada pelas Embaixadas dos países da CPLP representadas em Maputo e Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

A programação conta com a declamação, acompanhada de dança e música, de poemas em língua portuguesa pela atriz moçambicana Tânia Tomé, bem como um conjunto de conferências referentes a questões várias sobre a Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico.

No dia 5 de maio no Centro Cultural Brasil-Moçambique.

 

 

Moçambique – Um Reencontro II

Exposição de fotografia de Clara Ramalhão com curadoria de Alexandre Souto. As 23 fotografias expostas na Galeria do Centro Cultural Português de Maputo focam-se em rostos, gestos, texturas e paisagens de Moçambique.

Paralelamente à exposição, será ainda realizado um workshop de fotografia, na Associação Moçambicana de Fotografia, orientado pelo curador Alexandre Souto.

Clara Ramalhão, médica de profissão, tem participado em várias iniciativas de cooperação com Moçambique na área da saúde. A sua paixão pela fotografia levou-a a realizar formação no Instituto Português de Fotografia no Porto, instituição parceira desta mostra.

Exposição entre 14 e 26 de maio de 2012.

Workshop de fotografia entre 14 e 18 de maio de 2012.

  

11º Ciclo de Cinema Europeu

Ciclo que conta, este ano, com a participação de 14 países europeus representados em Moçambique. Portugal participa com o documentário “José e Pilar” de Miguel Gonçalves Mendes.

Entre 15 e 29 de maio de 2012 no auditório do Centro Cultural Franco-moçambicano.

 

 

 

 

 

  

VIII Encontros com História

Ciclo anual de conferências organizado pelo Centro Cultural Português em Maputo e pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Este ano o ciclo é subordinado ao tema "Os múltiplos contextos das relações externas de Moçambique: Os casos da África Austral e da CPLP".

Entre 21 e 25 de maio de 2012 no Centro Cultural Português em Maputo.

 

 

 

 

 

 

   

Festival Internacional de Publicidade

Esta é a 6ª edição deste festival anual, que tem como principal objetivo a divulgação do trabalho publicitário. A iniciativa é promovida pela AMEP – Associação Moçambicana de Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, em parceria com vários organismos, entre eles o Centro Cultural Português em Maputo.

Entre 27 e 31 de maio.

 

OUTUBRO

Exposição Na poça de lama como no divino céu também passa a lua

Exposição de fotografia, poesia, design gráfico e imagens em palavra promovida pela Mundzuku ka Hina, em parceria com o Centro Cultural Português em Maputo e com o apoio da Associação Basilicata-Moçambique de Matera.

A Mundzuku ka Hina é um laboratório de fotografia, vídeo e manipulação digital de imagem destinado sobretudo aos jovens do Bairro de Hulene que encontram na principal lixeira da cidade a sua fonte de subsistência.

Entre 19 de outubro e 20 de novembro de 2012 na Galeria do Centro Cultural Português.

 

NOVEMBRO

Lançamento da obra A Dimensão do Desejo

Apresentação pública da obra A dimensão do desejo (precedido de Utopia até morrer ou Entre a esperança e o sentido – poemas de evocação a Reinaldo Ferreira), do poeta Virgílio de Lemos, uma organização do Centro Cultural Português em Maputo e AMALOP (Associação Moçambicana da Língua Portuguesa) com o apoio da MCEL.

A sessão de apresentação será conduzida pela Prof.ª Doutora Rita Chaves, professora titular e pesquisadora de Literaturas Africanas da Universidade de São Paulo.

No dia 6 de novembro na sala de conferências do Centro Cultural Português.

Mais informações aqui.

  

NOVEMBRO / DEZEMBRO

II Bienal do ISArC

O Centro Cultural Português em Maputo em coordenação com o Instituto Superior de Artes e Cultura-ISArC acolhe, entre novembro e dezembro de 2012, uma exposição de artes plásticas dos Professores e Alunos da Faculdade de Artes do ISArC. Esta segunda edição da Bienal do ISArC 2012 é subordinada ao tema“Arte e Cultura, Espaço Público e Cidadania”.

Entre 28 de novembro e 22 de dezembro de 2012.

{/tabs}

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.