Namíbia: Exposição “Tulipamwe 2017”, em Windhoek

Publicado em quarta, 08 março 2017 18:52

Estarão patentes de 8 de março a 15 de abril de 2017, naNational Art Gallery of Namibia, em Windhoek, as obras resultantes doWorkshop Tulipamwe2017realizado entre 18 de fevereiro e 3 de março, com curadoria daNational Art Gallery of Namibia, na quintaEtupe Co-operativea 25 quilómetros deOtavi.

Etupelocaliza-se na base das montanhasOtavi. Para a sua realização foram escolhidos 25 artistas de múltiplas áreas e nacionalidades (Portugal, México, Botsuana, Inglaterra, Tanzânia, Zimbabué, Suécia, África do Sul, Uganda e Zâmbia). Desde a sua primeira edição, este projeto já envolveu mais de 300 artistas internacionais e namibianos.

Em representação da Embaixada de Portugal e do Camões, I. P., participou nesta oficina a artista plástica Vera Gonçalves. Artista plástica desde 2004, finalizou a sua licenciatura na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha.

Iniciou a sua carreira profissional como técnica superior e formadora das oficinas de Gravura e Serigrafia na ESAD CR, função que desempenha até à data. O seu estudo incide no âmbito das Técnicas Manuais de Impressão, mais propriamente em Serigrafia e Fotogravura.

Na sua investigação trabalha com pigmentos naturais com vegetais, flores, argilas e algas, que lhe permite demonstrar técnicas tradicionais com pigmentos naturais ainda utilizados na arte contemporânea.

A sua temática de investigação, cidades e viagens, é completa na sua procura de símbolos, símbolos que recolhe durante as suas viagens.

Atualmente está a preparar um livro de artista sobre a sua viagem de Lisboa à Namíbia e da sua participação na oficina de trabalho,Tulipamwe, descrevendo a paisagem da savana e do deserto africanos.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.