Itália: “O Fio do Horizonte” - Homenagem a António Tabucchi, em Génova

Publicado em segunda, 20 março 2017 12:34

Cinco anos após a sua morte, a Universidade de Génova presta homenagem a António Tabucchi, titular da cátedra de Literatura Portuguesa nesta universidade e que viria a concluir a sua carreira académica em Siena. O evento terá lugar no dia 22 de março de 2017, no salão da Biblioteca Universitária de Génova.

É numa Génova sem nome que Tabucchi coloca o romanceO Fio do Horizonte(1986), que inspirou o homónimo filme (1992) do realizador português Fernando Lopes, que transfere a ação para Lisboa e deste modo acaba por ligar estes dois lugares privilegiados da geografiatabucchiana, unidos numa única e sugestiva cidade, toda feita de luz e sombras, de inquietude.

A homenagem genovesa a António Tabucchi, além da projeção do filme de Fernando Lopes – seguida de um debate em que participam o Professor Luigi Surdich e o Professor Roberto Francavilla, ambos da Universidade de Génova – será enriquecida com a apresentação de duas novidades editoriais que vão juntar-se à numerosa bibliografia em redor da obra de Tabucchi.

A primeira é da estudiosa brasileira Erica Salatini (UNESP de São Paulo) e intitula-seAntonio Tabucchi contista: Entre a incerteza do sentido e os equívocos da experiência.

A segunda, de Riccardo Greco e Diego Perucci, é uma recolha de entrevistas feitas a amigos e colegas de Tabucchi depois da sua morte e intitula-seRua da Saudade 22 – Entrevistas para Antonio Tabucchi. A ilustrar esta série de amigáveis e tocantes testemunhos, será apresentado o homónimo documentário realizado por um grupo de jovens artistas e cineastas de Siena – Diego Perucci, Matteo Garzi e Samuele Mancini - que respondem conjuntamente ao nome de Doutor Cardoso.

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.