Guiné-Bissau: Rui Manuel da Costa foi o vencedor do concurso curtas PALOP-TL

Publicado em quinta, 06 abril 2017 10:20

Rui Manuel da Costa, com a sua proposta de documentário "88 Paraísos", é o realizador vencedor do Concurso de Curtas PALOP-TL na Guiné-Bissau. Como recompensa, terá a oportunidade de participar numa residência artística em Maputo com os vencedores dos outros países e obterá apoio financeiro para a produção e realização do seu projeto documental.

O Concurso de Curtas PALOP-TL tem como objetivo apoiar a produção de projetos de curtas-metragens que reforçam o conhecimento sobre a diversidade e semelhanças entre as várias culturas nacionais dos PALOP-TL, no contexto de uma história e língua oficial comuns, proporcionando oportunidades de formação e a promoção de jovens artistas e das suas narrativas. Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 25 anos do Programa de Cooperação dos PALOP-TL com a União Europeia.

A obra “88 Paraísos” é um documentário que pretende refletir sobre a criação do parque natural no arquipélago dos Bijagós, constituído por 88 ilhas e ilhéus e classificado pela UNESCO, em 1996, como reserva da biosfera e candidato a património mundial. Pode ler-se na sinopse do documentário, que "tal como no paraíso original, nestas ilhas, ilhéus e ilhotas os homens sempre viveram em equilíbrio com a natureza. Mas, tal como numa caixa de Pandora, a criação do parque natural e da legislação que o protege, despoletou uma cadeia de conflitos e contradições".

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.