Bari: António Guterres e Afonso Reis Cabral vencem Prémio Europa – Cátedra David Mourão-Ferreira

Publicado em segunda, 10 abril 2017 14:33

O Júri do “Prémio Europa David Mourão-Ferreira”, presidido por Eduardo Lourenço, anuncia os vencedores da edição de 2016. António Guterres e Afonso Reis Cabral são as personalidades distinguidas pelo Prémio Europa - David Mourão-Ferreira, 6ª edição, nas duas categorias que o compõem: Mito e Promessa. Um Prémio Especial do Júri homenageou a escritora Lídia Jorge.

Este galardão, atribuído pelo Centro Studi Lusofoni - Cátedra David Mourão-Ferreira da Universidade de Bari 'Aldo Moro' e do Camões, I.P., foi criado em homenagem ao consagrado autor de “Um amor feliz” (1927-1996) com o objetivo de contribuir para a divulgação da língua e da cultura portuguesas nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

Na categoria Mito, que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras, das artes e da política, o premiado é o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Na categoria Promessa, que premeia obras de uma personalidade emergente no campo artístico, o distinguido é o jovem escritor Afonso Reis Cabral.

Em edições anteriores o mesmo Prémio consagrou Manoel de Oliveira e Frederico Lourenço, Mário Soares e Jacinto Lucas Pires, Vasco Graça Moura e Daniel Jonas, Camané e Miguel Gomes, António Lobo Antunes e Salomé Lamas, por decisão de um júri que sempre presidido por Eduardo Lourenço, contou com a presença de ilustres catedráticos e investigadores como Luciana Stegagno Picchio, Maria José de Lancastre, Antonio Tabucchi, Richard Zenith e Fernanda Toriello, promotora do Prémio e responsável cietífico pela Cátedra David Mourão-Ferreira.

Esta distinção, lançada em 2006 e atribuída de dois em dois anos, teve o patrocínio e o apoio da Câmara Municipal de Bari, da Regione Puglia, da Fondazione Cassa di Risparmio di Puglia, das Embaixadas do Brasil e de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e da TAP, envolvendo várias entidades nacionais e estrangeiras.

A cerimónia de entrega do Prémio Europa – David Mourão-Ferreira 2014 e 2016 terá lugar em Itália, na Aula Magna da Universidade de Bari 'Aldo Moro', em data ainda a definir.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.