X Reunião Plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD)

Publicado em terça, 11 abril 2017 18:47

Realizou-se no dia 11 de abril de 2017, em Lisboa, a X Reunião Plenária do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento (FCD). A reunião contou com presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e de mais de duas dezenas de entidades parceiras da Cooperação portuguesa.

Foram debatidos alguns dos temas prioritários da agenda do desenvolvimento, nomeadamente a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a revisão do Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento, o futuro do relacionamento da UE com os países ACP, pós 2020, e o futuro do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE.

A prioridade a África, a abordagem do fenómeno das Migrações, o enquadramento dos Países de Rendimento Médio e o financiamento do desenvolvimento, integraram as temáticas abordadas. Na reunião foram igualmente referenciados os resultados das Linhas de Apoio à Sociedade Civil e a nova política de bolsas 

Foi partilhada a convicção de que o aprofundamento de parcerias e da coordenação entre os agentes da Cooperação portuguesa, públicos e privados, incluindo o sector privado, permitirá reforçar a capacidade e alavancar financiamentos para projectos estruturantes nos países parceiros, tanto nos parceiros tradicionais, como em novas geografias como a América Latina ou o Mediterrâneo, através de novas modalidades e fontes de financiamento. Tal passará igualmente por uma evolução das estruturas e paradigmas institucionais, de forma a preparar o sector para um contexto concorrencial, valorizando a marca Cooperação portuguesa.

O FCD tem como finalidade promover uma reflexão e um diálogo mais eficazes, em matéria de política de cooperação para o desenvolvimento, entre as entidades públicas e privadas mais representativas, potencializando uma maior visibilidade para o setor. O Fórum reveste natureza consultiva no âmbito da conceção, formulação e acompanhamento da política de cooperação para o desenvolvimento.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.