Guiné-Bissau: Lançamento Livro “Deus-Dará” de Alexandra Lucas Coelho

Publicado em quarta, 03 maio 2017 07:05

A jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho apresentou no dia 27 de abril de 2017, no Camões- Centro Cultural Português em Bissau, o seu mais recente romance intitulado “Deus-Dará”.

Na sessão, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas, a autora refletiu sobre o Brasil de hoje, que é ainda uma sociedade “racista, machista e com marcas esclavagistas”, onde “muitas pessoas são netos e bisnetos de escravos” (a escravatura foi abolida apenas em 1888). “Ser negro e pobre são sinónimos” num Brasil em que 70% das mortes violentas são de jovens negros, defendeu a escritora.

“É muito importante para mim estar na Guiné. Muita gente veio daqui desta costa, muitas pessoas escravizadas foram tiradas daqui, portanto esta história, para mim, é um triângulo e há uma ligação entre tudo isto, sendo particularmente simbólico estar aqui depois de ter publicado este livro”, explicou Alexandra Lucas Coelho na apresentação do seu último romance, “que se debruça sobre a sociedade brasileira atual e o seu passado “violento”.

O processo de escrita deste livro foi assim, para Alexandra Lucas Coelho, um processo de “encarar os seus fantasmas e olhar de frente estes 500 anos de relações marcados por uma história de violência” que de alguma forma perdura até hoje.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.