Programa de Apoio à Aliança Global contra as Alterações Climáticas em Timor-Leste - Comité de Direção Anual

Publicado em segunda, 08 maio 2017 13:00

Realizou-se no dia 24 de abril de 2017 o Comité de Direção Anual do Programa da UE - Global Climate Change Alliance Support Programme to Timor-Leste (GCCA). Pela primeira vez o Comité decorreu fora da capital, numa das zonas de intervenção do Camões, I.P., Município de Liquiçá Bacia Hidrográfica de Loes, sendo precedido de uma visita de campo a algumas atividades em implementação pelas comunidades abrangidas pelo Programa, apoiadas pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste (MAP TL) e pelo Camões, I.P.

Foram apresentados os resultados alcançados até o final de 2016 e apresentado e aprovado o plano de atividades para 2017, tendo sido também discutida, a melhor forma de se garantir a sustentabilidade das ações promovidas pelo programa após a sua conclusão em final de 2018.

Neste âmbito, é de destacar a expansão da rede de estações agro-meteorológicas administradas pelo MAP TL, que desde o início do programa, evoluíram de 12 para um total de 44, cobrindo assim todos os Municípios e zonas agro-ecológicas. Esta expansão, é reconhecida como um marco na monitorização meteorológica do território e traduz-se num grande desafio na sua gestão futura para o governo timorense.

Por outro lado, com o apoio do programa, à criação de novos sistemas agro-florestais e a melhoria de outros já existentes com cultivos adaptados às diferentes zonas no interior da bacia hidrográfica, utilizando técnicas que permitem uma melhor proteção e gestão dos recursos, água e solo, tem potenciado o rendimento dos agricultores, revelando-se assim também, numa estratégia de sucesso no aumento da capacidade de resiliência das comunidades rurais nas zonas de intervenção do programa.

O encontro contou com a presença dos responsáveis do Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, os representantes da Delegação da União Europeia em Timor-Leste e das agências implementadoras, Camões, I. P. e Cooperação Alemã (GIZ).

Por parte do MAP-TL estiveram presentes o Secretário-Geral e o Diretor Nacional de Pesquisa, Estatística e Informação Geográfica.

O GCCA é um programa temático da União Europeia, criado em 2007, para reforçar o diálogo e cooperação com países parceiros em desenvolvimento, em particular (LDC) e pequenos estados insulares ( (SIDS).

O Programa do GCCA para Timor-Leste, é administrado pelo Camões, I.P. e pela GIZ (Cooperação Alemã). Para mais informações sobre este evento e sobre o Programa consulte: http://www.gccatl.eu/

https://www.facebook.com/GCCATL

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.