Parabéns Salvador Sobral

Publicado em segunda, 15 maio 2017 08:21

Portugal Vence Festival Eurovisão da Canção.

O cantor português Salvador Sobral venceu a final do Festival Eurovisão da Canção realizada a 13 de maio de 2017, em Kiev, na Ucrânia, com a música "Amar pelos dois", cantada em Português. Foi a primeira vitória de Portugal neste certame desde que iniciou a sua participação no certame, há 53 anos.

Salvador Sobral conseguiu a pontuação máxima - 758 pontos - na votação combinada dos júris nacionais e do público. A mais alta pontuação de sempre num Festival da Eurovisão.

Composta pela irmã Luísa Sobral, a música “Amar pelos dois” rapidamente se distinguiu, somando visualizações e partilhas nas redes sociais. Foi selecionada para representar Portugal no dia 5 de março, dia da final do Festival RTP da Canção.
“Amar pelos dois” marca o regresso de Portugal a uma final do Festival Eurovisão da Canção, o que tinha acontecido pela última vez em 2010. Nesse ano, Filipa Azevedo chegou à final com “Há Dias Assim”, tendo ficado em 18º lugar. Em 2016, Portugal não participou no festival europeu.

Portugal estreou-se no  Eurovision Song Contest em 1964, ano em que António Calvário interpretou o tema “Oração”, que não obteve qualquer voto. Em 1996, Portugal alcançou um sexto lugar com a canção “O meu coração não tem cor”, uma música cantada por Lúcia Moniz.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro, António Costa, felicitaram Salvador Sobral pela vitória no Festival da Eurovisão da Canção.

"Quando somos muito bons, somos os melhores dos melhores. Muitos parabéns ao Salvador Sobral", foi a mensagem enviada por Marcelo Rebelo de Sousa ao intérprete português.

Já António Costa escreveu na rede social Twitter que "Fez-se história em português hoje na Eurovisão. Parabéns Salvador! Parabéns Portugal!".

Aceda aqui às imagens RTP do momento da vitória e depois de vencer o festival: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/salvador-sobral-depois-de-vencer-a-eurovisaocantou-com-a-irma_v1001533

:https://www.rtp.pt/noticias/cultura/video-o-momento-em-que-salvador-sobral-descobre-que-venceu-o-festival-eurovisao-da-cancao_v1001535

Com RTP e Lusa

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.