Comemorações dos 30 anos da ABC - Agência Brasileira de Cooperação

Publicado em segunda, 29 maio 2017 18:16

O Vice-presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou no evento comemorativo dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação, que teve lugar em Brasília, no Brasil, nos dias 25 e 26 de maio de 2017.

Nessa ocasião, o Vice-presidente participou ainda numa mesa redonda subordinada ao tema “Cooperação Sul-Sul e proposta de ampliação de atuação conjunta em benefício de terceiros países”, juntamente com os representantes das Agências de Cooperação do Reino Unido (DFID), Alemanha (GIZ), Japão (JICA), Espanha (AECID) e E.U.A. (USAID), bem como da OCDE e da Comissão Europeia.

Na sua intervenção, Gonçalo Teles Gomes destacou o papel que Portugal tem vindo a assumir quer no plano da definição teórica e conceptual da Cooperação Triangular, que tem juntado, em Lisboa, países da OCDE e países da Conferência Ibero-americana, quer na definição de Memorandos de Entendimento com países como o Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, para a implementação de projetos de Cooperação Triangular.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) integra o Ministério das Relações Exteriores, e tem por objetivo coordenar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, no âmbito da política externa brasileira.

Ao longo dos últimos 30 anos, a cooperação recebida pelo Brasil tem cedido lugar, paulatinamente, à cooperação prestada a outros países. A ABC desenvolveu já cerca de 3.000 projetos de cooperação através de parcerias com outros países e organismos internacionais em 108 países da África, América Latina, Ásia e Oceania. A ABC assume, assim, duas valências: a de fortalecer a cooperação do Brasil para o exterior, e a de coordenar a cooperação técnica que o Brasil recebe dos seus parceiros internacionais.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.