Ciclo dedicado a Maria de Medeiros

Publicado em quarta, 01 junho 2011 08:41

Um ciclo dedicado à cineasta portuguesa Maria de Medeiros vai decorrer de 1 a 23 de março em Madrid, organizado pela Filmoteca Espanhola no âmbito da 7ª edição do Festival Ellas Crean, da responsabilidade do Governo espanhol.

A evocação de Maria de Medeiros (n. 1965) será feita na sua dupla condição de atriz e realizadora, de que serão exibidas as três longas-metragens de que é autora: A Morte do Príncipe (1991), Capitães de Abril (2000) e Je t´aime…moi non plus: Artistes et critiques (2004).

Ao longo do ciclo, Maria de Medeiros participará em dois colóquios, o primeiro quando da exibição de Capitães de Abril, a 10 de março, e o segundo após a exibição de Três Irmãos, de Teresa Villaverde, a 11 de março.

O ciclo, que terá lugar no Cine Doré, sala da Filmoteca Espanhola em Madrid, abre a 1 de março com Silvestre (1982), de João César Monteiro.

Ao todo serão exibidos mais 10 películas em que Maria de Medeiros participou como atriz, entre as quais Henry & June, de Philip Kaufman, Huevos de oro, de Bigas Luna, e Pulp Fiction, de Quentin Tarantino.

Outros títulos a exibir em que Maria de Medeiros interveio como atriz são: El detetive y la muerte, de Gonzalo Suárez, Des nouvelles du bon Dieu, de Didier Le Pêcheur, Airbag, de Juanma Bajo Ulloa, The Saddest Music in the World, de Guy Maddin, Il resto di niente, de Antonietta de Lillo, e O Contador de Histórias, Luís Villaça.

Ellas Crean é uma iniciativa organizada pelo Governo de Espanha, através do Ministério de Previdência, Política Social e Igualdade e a Sociedade Estatal de Ação Cultural, com a que se pretende mostrar a criatividade das mulheres.

A sua atividade desenvolve-se em torno da celebração do Dia Internacional das Mulheres (8 de março).

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.