Prémio Saramago atribuído a escritora brasileira

Publicado em quinta, 27 outubro 2011 09:21

A brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, natural de São Paulo, é a vencedora do Prémio Literário José Saramago, com o romance "Os Malaquias". O anúncio foi feito nesta terça-feira (25), na capital portuguesa, pela presidente do júri, Guilhermina Gomes.

Esta é a sétima edição do prémio, no valor de 25 mil euros, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, menores de 35 anos à data de publicação.

Além da editora Guilhermina Gomes, que presidiu, o júri foi constituído pela escritora Nélida Piñon, a poetisa Ana Paula Tavares, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e o escritor Vasco Graça Moura. Por escolha da presidente, integraram também o júri Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.

Andréa del Fuego é autora da trilogia de contos Minto enquanto posso (2004), Nego tudo (2005) e Engano seu (2007). Participa das antologias Os cem menores contos brasileiros do século e 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, entre outras. Publicou também Blade Runner, em 2007, pela editora Mojo Books.

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.