Exposição Fotográfica “ Olhos do Uruguai”, no Camões, I.P.

Foi inaugurada no dia 10 de março de 2017, no Salão Camões, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa, a exposição “Olhos do Uruguai”, que reúne fotografias e olhares de vários artistas uruguaios. A sessão contou com a presença da Embaixadora do Uruguai em Portugal, Brígida Scaffo Erviti.  A exposição está inserida na Semana do Uruguai em Portugal, que decorre em Lisboa.

Vistas pelo Arquiteto Antonio González-Arnao, “as fotos de Gustavo Allidi Bernasconi deixam que o movimento se mostre, a imagem arrasta-se como um fantasma junto ao contorno da figura. O aqui e agora dilatou-se. Noutros como José Risso, o sentido irrepetível do momento, encontra-se nas sombras arrojadas dos transportes, nas fugazes nuvens ou num ocasional animal; em Santiago Barreiro a guinada das circunstâncias está no menino sentado, o único que não olha para o bailarino que se eleva, que já por si é uma possibilidade instantânea do corpo, o na luz que reflexam os azulejos.

Afastam-se disto as fotos de Federico Ruiz Santesteban que deixam transluzir o azarado do instante, ao imprimir fotos estáticas nas folhas quietas num inesperado processo natural; e as de Nancy Horowitz que como se fosse uma representação teatral, uma montagem ensaiada, o inesperado não pode figurar, o espaço e o tempo se apagaram”.

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.