Portugal presente na 1ª Reunião Ministerial da Parceria Global para a Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz

 

Cidade do México, dias 15 e 16 de abril

A 1ª reunião ministerial da Parceria Global para a Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz realiza-se na Cidade do México a 15 e 16 de abril de 2014, contando com a participação do Presidente do México, Enrique Peña Nieto, do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, num total de 1300 personalidades de destaque na área do Desenvolvimento.

A delegação portuguesa será chefiada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, e integra Paulo Jorge Nascimento, Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Durante esta reunião será feito um balanço da implementação dos compromissos assumidos no 4.º Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda que teve lugar em Busan, em 2011, apoiados até à data por 161 países e 54 organizações. Os participantes irão ainda definir o papel e contributos da Parceria Global para a Agenda do Desenvolvimento pós-2015, que sucederá aos atuais Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A Parceria Global para o Desenvolvimento Eficaz, estabelecida em Busan, muda o paradigma relativamente à tradicional agenda da Ajuda e define um novo conjunto de princípios que asseguram a eficácia da cooperação: gestão orientada para resultados, parcerias eficazes, transparência e responsabilização mútua entre todos os atores envolvidos na cooperação, diálogo e partilha das melhores práticas.

Trata-se de uma abordagem alargada e inclusiva, adaptada à crescente complexidade da arquitetura da cooperação para o Desenvolvimento, fundada em princípios partilhados, objetivos comuns e compromissos diferenciados.

Os trabalhos da reunião organizam-se em cinco sessões plenárias sobre os seguintes temas: progressos desde Busan, mobilização de recursos internos para o Desenvolvimento, cooperação sul-sul, cooperação triangular e partilha do conhecimento no contexto da eficácia do Desenvolvimento, cooperação para o Desenvolvimento com os países de rendimento médio e setor privado como parceiro de desenvolvimento.

A agenda inclui cerca de 37 outros eventos paralelos e um workshop preparatório a 14 de abril, designado “Unfinished business: moving forward to meet Busan’s commitments”.

Informações adicionais sobre a Parceria Global e sobre a Reunião Ministerial estão disponíveis no seguinte endereço: http://effectivecooperation.org/

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 11 de abril de 2014

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, 113
1150-279 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 213 109 100  | 213 143 987

 

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.