Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP – 5 de maio

Comemorações em perto de 30 países

Em 2014, o potencial económico da língua portuguesa dá o tom às celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), a 5 de maio, que se realizam em perto de três dezenas de países, com o apoio ou por iniciativa da rede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

 

É o quarto ano consecutivo que os países da CPLP comemoram esta data, instituída a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde. Esta decisão fundamenta-se no facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, “um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”.

Em diversas cidades do mundo onde o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLPvai ser assinalado, as celebrações, que assumem expressões diversas, são organizadas conjuntamente pelas embaixadas e representantes dos países da CPLP aí presentes.

A exposição sobre o Potencial Económico da Língua Portuguesa retoma os conteúdos do livro homónimo – um estudo realizado por investigadores do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL), sob a coordenação do professor Luís Reto. A obra, com chancela da Texto Editores, indica a existência de 254,54 milhões de “falantes nativos” de português, correspondente à população dos 8 países de língua oficial portuguesa.

Organizada pelo Camões, IP e inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em fevereiro último, esta mostra circula agora pela rede de ensino, consular e diplomática portuguesa no mundo. Em Moscovo, Bruxelas, Buenos Aires, Praia, Jacarta e Goa, as atividades organizadas para o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP prevêem a sua exibição, que tem como suporte um conjunto de cartazes.

De acordo com o estudo do ISCTE, que é também responsável pela componente científica da exposição, “a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo”, registando uma das taxas de crescimento mais elevadas, na Internet, nas redes sociais e na aprendizagem como língua estrangeira.

Indicadores estatísticos apresentados nesta mostra revelam, nomeadamente, que os falantes de português “representam cerca de 3,7% da população mundial e detêm aproximadamente 4% da riqueza total”, e ainda que “os 8 países de língua oficial portuguesa ocupam uma superfície de 10,8 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 7,25% da superfície continental da Terra, possuindo todos eles amplas plataformas marítimas”.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 2 de maio de 2014

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, 113
1150-279 Lisboa - Portugal
 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.