Protocolo entre Camões, IP e EDP

Terça-feira, 24 de junho, às 18:00, na sede do Camões, I.P.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a EDP unem esforços para universalizar o acesso à energia sustentável nos países de língua oficial portuguesa, nos termos de um protocolo a assinar terça-feira, 24 de junho, às 18:00, na sede do Camões, IP (Avenida da Liberdade, 270 - Lisboa).

No quadro da execução da política de Cooperação Portuguesa, uma das áreas de competência do Camões, I.P., esta parceria surge em sintonia com a iniciativa “Energia Sustentável para Todos”(Sustainable Energy For All - SE4ALL), lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O acesso à energia é considerado de importância maior para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A EDP, por seu lado, comprometida em apoiar ações de natureza, social, cultural, científica e tecnológica, educativa e ambiental, criou uma área especializada em Energia para o Desenvolvimento (A2E), através da qual pretende implementar projetos de eletrificação de comunidades remotas sem acesso à eletricidade, contribuindo assim para a redução da pobreza, melhoria da saúde e educação, promoção da igualdade de género e desenvolvimento económico.

Nos termos deste protocolo, o Camões, IP e a EDP vão colaborar na identificação de iniciativas que visem a universalização do acesso à energia, reforçando e promovendo o recurso às energias alternativas nos países de língua oficial portuguesa. A cooperação entre as duas entidades prevê ainda a elaboração de um Plano de Ação e a identificação de fontes de financiamento para a concretização de projetos.

O protocolo vai ser assinado pela Presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho, e pelo Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia. A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira.

Até 2030, a iniciativa “SE4ALL” pretende implementar o acesso universal aos serviços de energia, duplicar as energias renováveis no mix energético e duplicar o nível de melhoria da eficiência energética.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 20 de junho de 2014

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, 113
1150-279 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 213 109 100  | 213 143 987

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.