XXVI Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

«A Viagem», de 15 a 19 de setembro em Maputo

Participação do escritor português Afonso Cruz

O Centro Cultural Português e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane promovem a 26ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa,de 15 a 19 de setembro, às 18h00. Com o apoio exclusivo das Páginas Amarelas, este Curso é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português (CCP)/Camões, IP em Maputo, em parceria com uma instituição moçambicana.

O Curso deste ano é dedicado a um tema recorrente na Literatura: A Viagem. A Odisseia de Homero, As Viagens de Marco Polo, Os Lusíadas de Camões, A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift são exemplos de obras literárias célebres, recheadas de curiosidade e de espanto, drama e paixão, guerras e conquistas e incríveis proezas. Com efeito, a deslocação, o contacto, os propósitos da viagem e as reações perante o desconhecido têm produzido inúmeras narrativas, umas mais ficcionais, outras mais factuais.

No entanto, viajar não é sinónimo apenas de deslocação espacial. Assim, o Programa desta edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa propõe várias viagens, ou seja, ao longo destes dias pretende-se proporcionar alguns percursos de conhecimento em torno i) do tema viagem; ii) da literatura de viagens e iii) de outras formas de expressão artística que com a literatura se entrelaçam, com particular destaque para a ilustração.

Paralelamente ao Curso, realiza-se uma Oficina de Ilustração orientada pelo escritor e ilustrador português Afonso Cruz e por Júlio Manjate, entre 15 e 17 de setembro, na Escola de Comunicação e Arte. Nesta Oficina serão trabalhados contos da obra Nós Matámos o Cão Tinhoso de Luís Bernardo Honwana, que este ano comemora os 50 anos da sua primeira edição. Os resultados da Oficina de Ilustração serão apresentados publicamente no dia 19 de setembro, pelas 18h00, no Centro Cultural Português em Maputo.

Além de Afonso Cruz e Júlio Manjate, o Curso de Literaturas em Língua Portuguesaterá como convidados Almiro Lobo, Lucílio Manjate e Suleiman Cassamo.

Nascido em 1971, Afonso Cruz estudou nas Belas Artes de Lisboa, no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na Escola António Arroio. Publicou o seu primeiro livro em 2008, seguindo-se vários títulos premiados em Portugal e no estrangeiro.

Na sua obra destacam-se, nomeadamente, Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (Caminho - Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009), A Contradição Humana (Caminho - Prémio Autores 2011 SPA/RTP; escolha White Ravens 2011; Lista de Honra do IBBY - International Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors - Melhor Ilustração Original) e A Boneca de Kokoschka (Quetzal - Prémio da União Europeia para a Literatura).

Ilustrou, desde 2007, cerca de 30 livros para crianças, trabalhando com autores como José Jorge Letria, António Torrado e Alice Vieira. Já em 2014, Para onde Vão os Guarda-chuvas (Alfaguara, 2013) venceu o Prémio Autores para melhor livro de ficção narrativa atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Recentemente, Afonso Cruz foi eleito, pelo jornal Expresso, como um dos 40 talentos que vão dar que falar no futuro.

 

XXVI Curso de Literaturas em Língua Portuguesa – CCP/Camões, IP em Maputo

15 a 19 de setembro de 2014

18h00 às 20h00

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 11 de setembro de 2014

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, 113
1150-279 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 213 109 100  | 213 143 987

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.