Design marca 23ª edição da Revista Camões

Lançamento dia 25 de junho, às 18h00

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., lança amanhã, dia 25 de junho de 2015, pelas 18h00, o 23º número da revista Camões – Revista de Letras e Culturas Lusófonas, numa edição dedicada ao design português.  

Naquele que é o Ano do Design Português, a revista Camões dedica a sua 23ª edição aos “Territórios do design em Portugal” fazendo uma reflexão sobre o diálogo entre o design nacional e o mercado internacional, analisando o estado atual desta disciplina na dimensão portuguesa e as oportunidades para a sua internacionalização.

Neste número encontram-se organizados, e ao dispor do leitor, cinco ensaios que abordam a história do design até aos nossos tempos, diversos pontos de vista, críticos e analíticos, sobre a realidade do design português na contemporaneidade e, ainda, a visão externa sobre essa realidade a partir de três convidados estrangeiros oriundos da Alemanha, Brasil e França.

O conselho editorial desta edição ficou a cargo dos Professores Maria Helena Souto, do IADE, e Fernando Brízio, da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, sendo editora Alexandra Pinho.

Com o intuito de posicionar Portugal como país inovador e contemporâneo, bem como de assumir este domínio – que nos últimos anos tem revelado um crescimento exponencial -, como uma área chave para o desenvolvimento do nosso país, S. Exa. o Secretário de Estado da Cultura, em parceria com o Ministério da Economia, decidiram constituir o Ano do Design Português, que decorreu no período de junho de 2014 a maio de 2015.

Neste contexto, o Camões, I.P. promoveu, entre outras ações no âmbito da sua atuação, a edição de um número da sua revista focalizada no design português, com especial enfoque na criação portuguesa na segunda metade do século XX e no design português do século XXI.

Colaboram nesta edição Bruno Carvalho, Cristina Reis, Eduardo Afonso Dias, Fernando Brízio (Conselho Editorial); Frederico Duarte, Inês Simões, Hans Maier-Aichen (Alemanha), João Palla Martins, João Paulo Martins, José Bártolo, Luiz Salomão Ribas (Brasil), Maria Helena Souto (Conselho Editorial), Mário Moura, Pedro Cortesão Monteiro, Rui Afonso Santos, Sam Baron (França) e Vera Sacchetti

Com uma tiragem média de 1000 exemplares a revista é distribuída em diversas partes do mundo, através da rede Camões, I.P. e será brevemente colocada no circuito comercial pela distribuidora MARKA.

A sessão pública de lançamento decorrerá no auditório do Camões, I.P., em Lisboa, e é de entrada livre.

 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 24 de junho de 2015

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua Rodrigues Sampaio, 113
1150-279 Lisboa - Portugal
Tel.: +351 213 109 100  | 213 143 987

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.