Camões, I.P. acolhe inciativa do Parlamento Europeu

Universidade de verão reúne 30 intérpretes de Língua Portuguesa em Lisboa

Entre 20 e 31 de julho de 2015, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. acolhe a “Universidade de Verão” promovida pela Direção Geral de Interpretação de Conferência do Parlamento Europeu, reunindo em Lisboa 30 intérpretes de Língua Portuguesa de 11 nacionalidades diferentes.

A ação de formação irá decorrer pelo período de duas semanas é destinada aos intérpretes de conferência com português na sua combinação linguística e pretende potenciar os conhecimentos destes profissionais sobre a realidade e a atualidade do país, ou países, que usam o idioma com o qual trabalham.

Para Ana Paula Laborinho, presidente do conselho diretivo do Camões, I.P., esta ação de atualização de conhecimentos por parte dos intérpretes de língua portuguesa do parlamento europeu reveste-se de enorme relevância "para a afirmação da Língua Portuguesa no contexto de uma Europa multilingue e multicultural, vetores principais da cidadania democrática”, assinalando ainda o valor da língua portuguesa, “um idioma falado por cerca de 250 milhões de pessoas, a 4ª língua mundial mais falada, depois do chinês, espanhol e inglês e a 3ª língua europeia a nível mundial”.

Esta edição contará com um grupo de 30 intérpretes de onze nacionalidades diferentes, entre colaboradores da direção geral, elementos da Serviço Comum de Interpretação de Conferências e colaboradores do Tribunal de Justiça, que terão oportunidade de assistir e participar em diversas conferências sobre temas da atualidade socioeconómica, de história e de cultura.

Depois de Évora, em 2003, Matosinhos e Porto, em 2007, caberá a Lisboa acolher a edição deste ano, num programa que inclui, entre outras atividades, visitas à Assembleia da República, às agências europeias, várias visitas guiadas nos bairros históricos e mesmo um percurso subterrâneo da cidade a partir da Mãe de Água.

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 20 de julho de de 2015

 

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP
Ministério dos Negócios Estrangeiros
 
Rua Rodrigues Sampaio, 113
 
1150-279 Lisboa - Portugal
 
Tel.: +351 213 109 100  | 213 143 987

 

 

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.