Ricardo Bitencourt em cena com “Boca a Boca: um solo para Gregório”

Auditório do Camões, I.P. – Lisboa – 10/12/2015 – 18h00

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., recebe, no dia 10 de dezembro de 2015, pelas 18h00, no seu Auditório, em Lisboa, a estreia do espetáculo “Boca a Boca: um solo para Gregório”, com o baiano Ricardo Bitencourt.

Depois da estreia no Camões, I.P., o espetáculo segue, ainda na capital portuguesa, para o Teatro da Comuna, entre os dias 11 a 13 de dezembro de 2015, antes de retornar ao Brasil para a sua tournée nacional.

Com direção de João Sanches, a obra procura reconhecer a importância do poeta baiano Gregório de Matos, que é considerado, por muitos teóricos, o primeiro escritor brasileiro efetivamente nascido no Brasil, em 1636.

Depois de ficar conhecido como “Boca do Inferno” e “Boca de Brasa”, pelas críticas ferozes que fazia nas suas poesias à sociedade do século XVII, Gregório foi preso e enviado para exílio em Angola. Conseguiu ser perdoado e voltar ao Brasil, mas com a condição de que morar no Recife e nunca mais voltar à Bahia, permanecendo até hoje banido da sua terra.

Em cena, o ator Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt promovem um verdadeiro recital em formato “show rock’n rol”. Entre declamações e narrações sobre a vida e obra de Gregório, a banda sonora terá canções que vão de The Doors a Caetano Veloso, passando por Nirvana, Ramones, Novos Baianos e Gilberto Gil.

Antes da estreia em Portugal, os conterrâneos de Gregório de Matos, tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão ao espetáculo no dia 26 de novembro de 2015, em Salvador da Bahia, num ensaio aberto ao público.

A entrada para a estreia no Camões, I.P é gratuita, e informação complementar sobre o espetáculo poder ser consultada aqui.

Produtora - Daniela Rosado - 924119888

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Lisboa, 04 de dezembro de 2015

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 21 310 91 00
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.