Inauguração da exposição «Master Painters of Pakistan – A Window to the Art Scene in Pakistan»

Camões, I.P. – Lisboa –24/10/2016 – 18h30

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. acolhe, a partir de dia 24 de outubro de 2016, a exposição «Master Painters of Pakistan – A Window to the Art Scene in Pakistan».

A inauguração terá lugar no dia 24 de outubro de 2016, às 18h30, na sede do Camões, I.P., na Av. da Liberdade n.º 270, em Lisboa, e será aberta aos órgãos de comunicação social.

A exposição vai estar patente até 28 de outubro de 2016, na Sala de Exposições do Camões, I.P., Av. da Liberdade, das 09h30 às 13h30, e das 14h30 – 18h30, de segunda a sexta-feira.

A exposição representa alguns dos mais significantes e conhecidos mestres da arte moderna do Paquistão. Estes artistas, reconhecidos internacionalmente, foram os pioneiros da arte moderna no Paquistão. Na altura da independência, os dois artistas mais proeminentes do país eram Abdur Rehman Chughtai e Ustad Allah Bux. Enquanto a influência formativa dos dois era a da pintura em miniatura, os seus temas eram dramaticamente diferentes. Chughtai, o mais reconhecido dos dois, era conhecido pelas cores pastel e interpretações inovadoras do arquétipo feminino de Mughal. Bux retratava mitos populares e a vida rural.

A história da arte paquistanesa é também a que embarca novas formas, alcançando um estilo diverso e um corpo de trabalho dinâmico.

 

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 20 de outubro de 2016

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 21 310 91 00

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.