Ministro dos Negócios Estrangeiros apresenta o Novo Atlas da Língua Portuguesa

Auditório do Camões, I.P. 14/11/2016 16H30

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresenta o Novo Atlas da Língua Portuguesa, numa sessão que contará, também, com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.
Local - Palácio das Necessidades, Biblioteca da Rainha (entrada pelo Largo das Necessidades).

O Atlas, com prefácio de Augusto Santos Silva, é da autoria do reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Luís Antero Reto, e dos professores, também do ISCTE-IUL, Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança. A obra é apoiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. / Ministério dos Negócios Estrangeiros, e conta com uma edição bilingue (português/inglês).

Com dez capítulos, o livro apresenta informação atualizada sobre muitos aspetos da expressão global da língua portuguesa, nomeadamente, o número de falantes atuais de português - 263 milhões, em 2015, e a sua projeção de cerca de 490 milhões até 2100, sendo que, já em 2050, deverão ser quase 390 milhões. A língua portuguesa pode, assim, ser caracterizada como uma língua global.

O Atlas descreve um panorama muito amplo sobre o ensino do português no mundo, onde, para além do trabalho feito pelo Camões, I.P., com 68 226 alunos nos Ensinos Básico e Secundário, e 89 145 no Ensino Superior, se refere também o contributo da Rede Brasil Cultural.

Além disso, o Atlas analisa o ensino do português nos Estados Unidos da América e na China, casos particularmente relevantes, dada a importância estratégica dessas duas nações.

Por outro lado, para além de dados sobre as populações dos países de língua portuguesa, é também fornecida informação desagregada relativa às várias diásporas e aos múltiplos crioulos que têm como base o português.

O Atlas contempla, ainda, um vasto conjunto de indicadores geográficos, económicos, financeiros, comerciais, de mobilidade humana e de inserção geoestratégica, nas várias organizações internacionais dos países membros da nossa comunidade linguística.

É também dado destaque a indicadores das áreas da cultura e das indústrias criativas e da ciência.

O livro inclui ainda textos de escritores dos oito países de língua portuguesa, que espelham a diversidade, mas, também, a grande unidade desta língua.

 

Lisboa, 14 de novembro de 2016

 

Eunice Sampayo
Assessora de Imprensa
Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros
Palácio das Necessidades
Largo do Rilvas - 1399-030 Lisboa, Portugal
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | Tel. (+351) 213 946 80

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.