Certificação do Português nos EUA

A Língua Portuguesa Reconhecida como Elemento Curricular no Acesso ao Ensino Superior nos Estados Unidos da América

Os exames NEWL, National Examinations In World Languages, desenvolvidos pelo American Councils for International Education e reconhecidos pelo Programa de Advanced Placement (AP) do College Board passarão a incluir, pela primeira vez, em 2017, o exame de Língua Portuguesa, garantindo créditos no Ensino Secundário e no acesso ao Ensino Superior.

Esta via permite alcançar um objetivo primordial, traçado pelo atual governo: que o conhecimento do Português nos EUA seja reconhecido como elemento curricular que garante créditos adicionais, tanto no ensino secundário, como no acesso ao ensino superior, contando, para tanto, com a garantia das mais prestigiadas entidades americanas nesta matéria, designadamente a American Councils for International Education e College Board (Programa Advanced Placement).

Para poderem realizar o exame em 2017, os alunos devem frequentar o grade 9 ou ter pelo menos 14 anos de idade, concluídos antes de 1 de setembro de 2016.

O exame terá lugar no dia 28 de abril de 2017, a nível nacional e é realizado online. A inscrição terá que ser feita ate 31 de março de 2017, junto dos centros de exames nos estabelecimentos de ensino aprovados pela NEW. O exame incluirá as diversas variantes do Português global (PE, PB e PA).

A pontuação final obtida - numa escala de 5 pontos, comparável aos níveis AP© do College Board - resulta de uma ponderação que leva em conta a avaliação sobre a expressão oral e escrita e os resultados na resposta às per untas de escolha múltipla, realizadas no computador.

Recorda-se que o custo do exame - 93 dólares- é igual ao dos que o programa AP, do College Board, pratica, nos EUA. Os alunos, cujos pais têm rendimentos mais baixos, desde que tal seja comprovado pela escola, pagam um valor mais reduzido - 53 dólares. Deste montante, 9 dólares (quando a taxa aplicada for de 93 dólares) revertem a favor do centro de exames da escola; no caso em que o aluno beneficia da redução para 53 dólares, a escola recebe 4 dólares.

O American Councils for International Education (AC) enviará (em meados de julho), aos alunos que realizarem o exame, relatórios com a pontuação obtida, denominados Scores on high schools transcripts. Esse relatório do aluno incluirá um certificado com os resultados finais obtidos no exame.

Para os alunos que se candidatem ao ensino superior, o AC envia diretamente os certificados para os serviços académicos das instituições de ensino superior, desde que a instituição faça parte da (extensa) lista de instituições que integram a rede do College Board.

Os estabelecimentos de ensino interessados em criar centros de exame NEWL deverão preencher o formulário de candidatura e enviá-lo à NEWL, por correio eletrónico para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O estabelecimento que vir o seu processo de criação de um centro de exames, aprovado pelo NEWL, pode acolher alunos de outros estabelecimentos em que estes não existam, ou não tenham sido autorizados.

Os estabelecimentos de ensino têm de facilitar os recursos humanos, tecnológicos e informáticos para realização do exame online, nomeadamente um técnico ou professor de informática, salas equipas com computadores ligados à internet (Computer Labs) e que possuam o seguinte equipamento de software: Windows ou Mac OSX, Internet Explorer, Chrome, Firefox ou Safari, entre outros.

Mais informações em: https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 6 de março de 2017

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: 21 310 91 00

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.