“Igrejas e Cultura Cristã de Goa” no Instituto Camões

Em parceria com a Embaixada da Índia e o Instituto Indiano para as Relações Culturais, o Instituto Camões inaugura no próximo dia 26/05 uma exposição de fotografia sobre As Igrejas e a Cultura Cristã de Goa, um trabalho do fotógrafo Benoy K. Behl, que ilustra os chamados “Igrejas e Conventos da Velha Goa”, nome dado pela UNESCO a um conjunto de monumentos religiosos localizados em Goa-Velha, no estado de Goa, na Índia, declarado Património Mundial em 1986.
 
Estes monumentos que ainda hoje povoam a cidade, foram na sua maioria erguidos nos dois primeiros séculos da presença portuguesa (XVI/XVII) e reflectem o intercâmbio cultural entre portugueses e indianos: apesar de a arquitectura exterior seguir os cânones europeus, a decoração interna de altares, retábulos, pinturas e mobiliário reflectem a mão-de-obra de artistas locais, cuja grande tradição escultórica tornaram dispensável a importação a grande escala de mão-de-obra artística.

Goa, que foi considerada a “Roma do Oriente”, destacou-se por ter sido a sede de duas grandes ações civilizadoras portuguesas no Oriente, religiosa e educacional sendo o cristianismo presentemente a religião professada de cerca de ¼ da população goesa.

A exposição encontra-se aberta ao público todos os dia úteis entre as 10.00h e as 18.30h, até ao próximo dia 8 junho.

Exposição: "Igrejas e Cultura Cristã de Goa"

Local: Palacete Seixas (Sede do Instituto Camões)

Data: 26 de maio de 2011

Hora: 18:30

Organizadores: Embaixada da Índia, Instituto Indiano para as Relações Culturais, Instituto Camões

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.