Bolsas do Instituto Camões, Pré-candidaturas decorrem até 22 de Março

Até 22 de Março está aberto o período de pré-candidaturas aos seis programas de bolsas do Instituto Camões (IC) no ano lectivo de 2011/2012, destinados genericamente a estudantes, professores e investigadores estrangeiros e portugueses residentes no estrangeiro.

No presente ano lectivo de 2010/2011, o Instituto Camões concedeu em quatro programas cerca de uma centena e meia de bolsas, entre pedidos novos e renovações.

As pré-candidaturas são feitas através do preenchimento de um formulário constante no sítio electrónico do Instituto Camões. Os candidatos seleccionados na primeira fase serão solicitados por correio electrónico, entre 4 e 8 de Abril, a apresentarem na fase de candidatura, de 19 a 29 de Abril, a documentação com vista a uma decisão final pelo júri das várias categorias.

As bolsas a concurso contemplam várias situações, a saber, cursos de verão de língua e cultura portuguesas em 2011 e frequência de cursos anuais de língua e cultura portuguesas 2011/2012, em ambos os casos em universidades portuguesas e instituições reconhecidas pelo IC.

Já as bolsas do Programa Fernão Mendes Pinto 2011/2012 destinam-se a licenciados ou finalistas, estrangeiros e portugueses, «envolvidos em projectos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira», através de centros de língua portuguesa e leitorados do IC em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o IC.

As bolsas do Programa de Investigação 2011/2012 destinam-se a professores e investigadores residentes no estrangeiro que pretendam realizar estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas em Portugal.

O Programa Pessoa 2011/2012 tem como alvo «projectos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas», executados por responsáveis de cátedras de Estudos Portugueses e de departamentos de português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros.

Mais específicas são as bolsas concedidas pelo programa Vieira 2011/2012, que se destinam a «licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro envolvidos em projectos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências».

A duração das bolsas oscila entre 1 mês (não renovável), para os cursos de Verão, até 12 meses (renováveis), para os programas de Investigação e Fernão Mendes Pinto, passando pelos 8 meses (não renováveis) do curso anual de língua e cultura portuguesas. Já as bolsas dos programas Vieira e Pessoa são de duração variável e podem ser renovadas.

O valor mensal das bolsas é de 500 euros para os programas curso de Verão, Investigação, Vieira e Fernão Mendes Pinto. O curso anual tem uma primeira mensalidade de 825 euros, sendo as restantes de 450 euros. 650 euros é o montante da bolsa do Programa Pessoa.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.