Instituto Camões assume presidência da EUNIC

A Presidente do IC, Ana Paula Laborinho, será eleita como Presidente da EUNIC (período 2011-2012), na próxima reunião dos dirigentes da rede, que terá lugar em Lisboa, 8 e 9 de Junho de 2011. A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e, neste momento, congrega trinta membros de vinte e seis países, incluindo o Instituto Camões.


O Instituto Camões participa como membro efetivo nos seguintes núcleos da EUNIC: África do Sul, Áustria (através da Embaixada), Bordéus, Bósnia-Herzegovina (através da Embaixada), Brasil, Bruxelas (através da Embaixada), Hungria, Índia, Japão, Lyon, Moçambique. Portugal, República Checa, Roménia e Varsóvia.
 Através das Embaixadas portuguesas, o Instituto Camões participa, enquanto membro associado, em projetos e atividades de vários outros núcleos no mundo.



O objectivo principal da EUNIC é o de promover a cooperação cultural, através do estabelecimento efectivo de parcerias entre os profissionais dos sectores cultural, educativo e da juventude, tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguística europeias.

A EUNIC estimula os seus membros a realizarem projectos comuns, a desenvolverem o intercâmbio de ideias e de boas práticas, e a estabelecerem parcerias (incluindo com a Comissão Europeia e com o Conselho da Europa) no domínio cultural em todo o mundo.

Os membros da EUNIC agrupam-se em núcleos através do mundo, a fim de levarem a cabo localmente projectos culturais conjuntos. Nos últimos tempos, o número de núcleos da EUNIC no mundo tem vindo a aumentar significativamente, sendo neste momento superior a 60, mas é no espaço da UE que os núcleos estão mais consolidados e activos. Todavia, nos últimos meses, aumentou o número de núcleos fora do espaço da EU.

Na reunião em Lisboa dos dirigentes da EUNIC, serão revistas as actividades realizadas no âmbito da rede no ano transacto, incluindo a realização de duas reuniões regionais, uma em Joanesburgo referente à África Subsaariana e a outra em São Paulo referente às Américas. Também serão aprovadas as regras processuais, baseadas nos novos estatutos da rede e aprovado o plano de trabalhos para os próximos seis meses da EUNIC.

No âmbito da EUNIC, tem sido realçada a importância económica das indústrias culturais e criativas. Este sector, especialmente as indústrias criativas na área do audiovisual e das plataformas digitais, estão no centro dos trabalhos que irão decorrer no âmbito da Academia de Verão da EUNIC, que o IC organizará em paralelo com a referida reunião em Lisboa dos dirigentes da EUNIC. A Academia de Verão, que se realiza anualmente, é uma actividade de formação para jovens quadros dos membros da EUNIC. Este ano realiza-se em Portugal, de 5 a 9 de Junho.

Mais informação: http://www.eunic-online.eu

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.