Colóquio internacional sobre Agustina Bessa-Luís em Paris

O Departamento de Português da Universidade de Paris II – Sorbonne, o Centre de Recherche sur les Pays Lusophnes (CREPAL) da Universidade de Paris III – Sorbonne e o Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris organizam, de 20 a 22 de Janeiro, o colóquio “Agustina Bessa-Luís. Audaces et défigurations”

O título do colóquio inspira-se numa  resposta dada pela  escritora portuguesa ao jornal diário francês "Libération",  quando foi questionada sobre a razão pela qual escrevia.

O colóquio é organizado por Catherine Dumas (docente de literaturas de língua portuguesa na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle e especialista na obra de Agustina Bessa-Luís), Ilda Mendes dos Santos e Agnès Levécot (ambas investigadoras do CREPAL) e Maria Fátima Marinho (directora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e vai realizar-se no Centro Cultural Calouste Gulbenkian de Paris e na Universidade de Paris III – Sorbonne.

O simpósio “Agustina Bessa-Luís. Audaces et défigurations” visa fazer uma análise pluridisciplinar da sua obra – temática, comparatista, estética, sociocritica (a posição da escritora na sociedade, modalidades de diálogo com o leitor) e textual, entre outras abordagens.

Os participantes no encontro são Sarah Carmo, Agnès Levécot, Marie-Christine Pais Simon, Ilda Mendes dos Santos, Daniel-Henri Pageaux, Catherine Dumas, Francisco Seixas da Costa (embaixador de Portugal em Paris), Maria Helena Carreira, Alda Lentina, António Preto, Maria Fátima Marinho, Arnaldo Saraiva, Álvaro Manuel Machado e Teresa Rita Lopes.

O colóquio “Agustina Bessa-Luís. Audaces et défigurations” tem o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Paris.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.