João Guimarães Rosa em checo

A novela "Dão Lalailão (O Devente)", de João Guimarães Rosa, já se encontra nos escaparates das livrarias checas.

Na sequência de um rigoroso e dedicado trabalho de tradução, levado a efeito pela Prof.ª Vlasta Dufková, a obra aparece no mercado sob a chancela da Editora TORST, de Praga, inserida na "Biblioteca Lusobrasileira", colecção que reúne obras traduzidas de vários autores lusófonos, que conta com a direcção científica da Prof.ª Šarka Grauová, Chefe do Departamento de Estudos Luso-brasileiros da Universidade Carolina de Praga e tem sido apoiada pelo Instituto Camões.

Referindo-se a este trabalho em concreto, Vlasta Dufkova sublinha a dificuldade de traduzir um autor tão atípico e manipulador da linguagem como Guimarães Rosa: "tudo é poesia. Tudo tem ritmo, mas Guimarães Rosa escreve em diferentes níveis e com regionalismos recorrentes, no que ele mesmo descreve como uma `omeleta ecuménica`", afirma a tradutora. "Todavia, há um encontro constante entre os planos natural e cultural, com intertextualidades marcantes que tornam o livro muito interessante", continua.

Para além da obra em si, o livro agora dado à estampa inclui a tradução de uma entrevista de Gunter Lorenz a Guimarães Rosa bem como um estudo prévio da autoria da tradutora, documentos que ajudam a enquadrar o texto no seu contexto geográfico e cultural, facilitando a descodificação de um autor que recorre a referências tão díspares como "o Cântico dos Cânticos, o Livro do Apocalipse ou o Inferno, de Dante, concentrados numa perspectiva de viagem pessoal em tom de paródia séria", conclui Vlasta Dufkova, tradutora recentemente galardoada com o prémio principal da Câmara dos Tradutores Checos pelo seu trabalho sobre a obra "Buriti", do mesmo autor.

"Dão Lalailão", que em checo surge com o título de "Dál - dál a dál", é o sétimo título desta colecção literária que conta já com obras de Alexandre Herculano, Sophia de Mello Breyner Andresen, Teolinda Gersão, Chico Buarque ou Gil Vicente.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.